29 de abril de 2013

Resenha - Gata Branca


Cuidado, contém GRANDES SPOILERS!!!

Nome: Gata Branca
Autor: Holly Black
Editora: Rocco, A Rica!
Ano: 2012
ISBN: 9788579801280
Skoob: Livro

Sinopse:Cassel vem de uma família de mestres da maldição – pessoas que têm o poder de mudar emoções, memórias e destinos com o mais leve toque das mãos. Mas fazer isso é ilegal, o que significa que todos eles são criminosos. Exceto Cassel. Ele não tem o toque mágico, está de fora: é o único filho normal em uma família paranormal. O único detalhe é que matou sua melhor amiga. Tentando fugir de seu terrível passado, Cassel faz de tudo para ser como os outros garotos. Uma noite, porém, tudo vai por água abaixo: depois de sonhar repetidas vezes com uma estranha gata branca, um ataque de sonambulismo o põe em perigo e ele começa a achar que seus irmãos estão escondendo mais do que alguns segredos. Desconfiado de que não passa de uma pequena peça de um grande golpe, Cassel começa então a fazer uma busca em seu passado e em suas memórias, que parecem lhe fugir. Para desvendar os mistérios de sua vida, ele vai precisar armar um verdadeiro golpe de mestre.

***
CAPA PERFEITA!
***

“[...] Em seguida, lembro que não sou mais Cassel Sharpe, irmão caçula e decepção de todo o mundo. Sou um dos mais Poderosos executores de uma das maldições mais raras.
Não vou pegar Lila e fugir da cidade. Não vou a lugar algum.
Eles deviam ter medo de mim.”

Cassel Sharpe é o irmão caçula de Barron, Mestre da Memória, e Philip, Mestre Corporal. Sua mãe, Mestra de Emoções, estava presa, depois de ser pega dando um golpe em um milionário. Mais ao contrário do resto da família, ele não era Mestre. Não tinha poderes. Quando Cassel tinha 14 anos, ele matou sua melhor amiga, e possível paixão, Lila. Cena: Lila estirada no chão, e Cassel com uma faca e as mãos cheias de sangue, com um sorriso perturbador nos olhos... Ele não se arrepende, na verdade ele gostou da sensação... Pelo menos é o que ele pensa... Ou o que fizeram ele pensar. Em uma sociedade onde mãos nuas não são bem vistas e pedras preciosas viram amuletos e te salvam de ser “amaldiçoado”, Cassel tenta ser neutro. Ele não é mestre, mais é esperto, um nato golpista, um dom que veio de sua mãe que desde quando ele era pequeno o ensinava a dar golpes. Conhecido no colégio como o aliciador de apostas, Cassel fazia calculava as probabilidades de algo acontecer. Certa noite, após um pesadelo onde uma gata branca come sua língua, ele acaba indo parar no telhado, e não vê outra alternativa a não ser pedir ajuda. Todos imaginam que ele foi amaldiçoado, mais Cassel não acredita nisso. Depois de ser forçado a ficar de “licença médica” na escola, ele é obrigado a ir passar um tempo com seu irmão, Philip, e sua mulher, Maura. Philip e Cassel nunca foram grandes e inseparáveis irmãos, e todos sabiam disso. Como uma salvação Desi, seu avô, e Mestre da Morte, decide pedir sua ajuda, nessa semana de licença para limpar a antiga casa da família onde eles moravam, já que sua mãe logo sairia da cadeia e precisaria do lugar para morar (local esse que estava abarrotado de quinquilharias, e não são poucas, eu digo montanhas e montanhas delas, por todo o lado, por toda a casa).
Ao chegarem na casa, Cassel percebe um grupo de gatos de rua morando no antigo galpão da família, e entre eles a gata branca do sonho. De alguma forma, sem ter muita certeza, Cassel parece desconfiar da gata, e de seus olhos, um Azul e outro Verde... Assim como os de Lila... Os pesadelos com a Gata Branca voltam, e neles a gata deixa claro que apenas Cassel pode ajuda-la.
Isso tudo combinado ás desconfianças de que Philip estaria enfeitiçando sua esposa para que ela não o deixasse, a possível perda de memória de Barron e a tão esperada descoberta de que Lila de alguma forma ainda está viva, trazem a Cassel uma caminhada viciante, astuta e posso dizer, um tanto quanto inteligente, afinal, qual é o sentido em fingir ser nada mais nada menos do que o mestre mais talentoso da maldição mais rara do mundo?!

“Os Membros da Yakuza colocam pérolas nos pênis, uma para cada ano que passam na cadeia. O cara faz um corte na pele do pênis usando uma lasca de bambu e empurra a pérola para dentro. Deve ser incrivelmente doloroso. Concluo que não devia ser tão ruim enfiar três pedrinhas sob a pele da minha perna!”

Talvez esse tenha sido o livro mais “Complexo" que eu li esse ano. Não digo isso pela escrita, ou pelo tema, e sim pelo desenrolar das coisas. Pelo modo pela qual a autora escolheu contar sua história. Ao contrario da maioria dos livros onde o autor nos traz uma sociedade diferente em vários aspectos da sociedade normal, e tenta com isso, nos inserir o maximo de informação sobre todo aquele “Mundo Novo”, para que mais pra frente quando tudo acontece, nós já estejamos a par de tudo, nesse livro tudo acontece normalmente. Os fatos vão acontecendo, e o personagem,Cassel, é quem vai explicando com suas palavras os significados e como realmente tudo acontecia. É confuso e um tanto quanto cansativo, mais é muito bom, faz você forçar ainda mais a memória, tentando assimilar o maximo de informação possível pra poder adivinhar os próximos acontecimentos do livro. Pensei no inicio que Cassel fosse um psicopata tentando uma reabilitação, mais não, em tese. As coisas realmente entram nos eixos mais pelo meio do livro, que é onde você já consegue prever certas coisas sobre o desenrolar da história.
Na minha percepção, imaginei que Anton era o Mestre de Transformação, e que tinha transformado Lila, sua irmã, para pegar o seu posto, quando Zacharov, seu tio e “poderoso chefão”, morresse. Mais logo tudo tomou forma. Primeiro pensei assim “Ah essa louca dessa autora não vai fazer o personagem principal ser o Mestre mais poderoso de todo o mundo, que bosta!” Mais não, realmente tudo faz sentido! Cassel foi forçado a transformar Lila em gata, para que Anton estivesse com o caminho livre para virar o Poderoso Chefão da máfia Zacharov, quando seu tio morresse, o que aconteceria logo em breve, já que estava tudo planejado. Imaginei que, o corpo de Lila, ensanguentado e escondido por seus dois irmão na falsa promessa de “Cuidar da Família” pudesse ser qualquer outra coisa, como uma pedra, ou um pedaço de pano, já que Cassel tinha o dom de transformar as coisas, e como não se lembrava de nada, obviamente Barron havia apagado o que realmente era aquele corpo! Mais não, não ouve sangue, nem corpo nem Lila morta. O que aconteceu foi que, Anton mandou Cassel transformar Lila em algo que pudesse ser quebrado, já que, quando você transforma alguém vivo em algo inanimado corre o risco de que, se esse objeto fosse quebrado, a pessoa ali transformada morresse. Mais Cassel não fez isso, não teve motivo para matar a menina que até então ele amava, mesmo tendo provas de que ela e Barron estavam tendo um affair. Ele então a segura com força pelos pulsos e diz em seu ouvido: “Corra”, e logo depois ela se transforma em uma Gata Branca. Ela tenta fugir mais eles a pegaram e a trancam. E como sempre, no fim Barron bloqueou essa lembrança dele, colocando o assassinato no lugar.
Achei estranho o personagem principal ser um vilão, mais no final das contas, ele não é tão vilão assim. O problema é que ele estava envolvido nos negócios da família sem nem saber, já que seu poder era único, e muito útil quando o trabalho é dar fim ao corpo de alguém (trabalho de Philip), você o transforma em um copo de vidro frágil e puff, deixa ele cair no chão. Fim. Acabou-se a vida. Mais depois de todos esse trabalhos, Barron bloqueava essas lembranças, inclusive e principalmente a lembrança de que sim, Cassel era um Mestre, e sim, ele era o mestre mais poderoso do mundo. Por isso ele vivia dizendo que não era mestre. Maura no meio do livro até deu uma dica, dizendo que o papo de não ele não ser mestre não colava nela, pois ela se lembrava de algo que ele havia feito.
Tudo isso, junto com um belo plano para salvar a vida de Zacharov que estava sendo ameaçado por Anton, seu sobrinho, e Philip, tornaram o livro o mais eletrizante e diferente que eu já li. O final é uma merda de tão bom! A vadia da mãe de Cassel mal sai da cadeia e já faz uma merda... Enfeitiça Lila para que ela morra de amores por Cassel. Detalhe, maldições não podem ser revertidas, com os meses elas perdem força, mais a pessoa não volta a ser como antes.

Recomento demais. O começo te deixa meio Lost, mais presta a atenção em tudo e continua, a coisa vai melhorando a um ponto que você fica nervoso com todos os acontecimentos, e me desculpem, mais se dependesse de mim Philip já estaria morto cremado e enterrado só pra garantir...
E, só pra terminar mesmo, creio eu que Anton não morreu. Cassel achou que a pedra da imortalidade fosse uma falsificação barata, mais e se ela realmente se trincou pois absorveu a maldição da morte que Desi fez? Sei não hein... Vejamos os próximos capítulos!

3 comentários:

  1. Esse livro parece mesmo muito interessante. Gostei da sua resenha, só não li á partir "próximos acontecimentos do livro" Já que o resto parece ser um grande spoiler e, nada a ver eu ler esse resto. RsRs

    ABÇs

    Gabryelfellipeealgo.blogspot.com
    Gabryel Fellipe

    ResponderExcluir
  2. Nossa,

    parabéns pela resenha... gostei muito mesmo... vc definiu o Cassel muito bem! Descreveu tudo que eu senti ao ler o livro.

    eu amei esse livro... foi uma livros diferente do que eu estou acostumada... mas foi impossível parar de ler.

    ResponderExcluir
  3. quando vi o lançamento desse livro fiquei ansiosa pela sinopse, mas algo nessa capa em conjunto com o título me incomoda, não sei o motivo. Confesso que sua resenha foi uma das melhores que li do livro, e até me deixou bem curiosa. Quem sabe não dou uma chance a ele?!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)