3 de abril de 2013

Resenha - O Vale dos Mortos

Cuidado, contém GRANDES SPOILERS!!!

Nome: O Vale dos Mortos
Autor: Rodrigo de Oliveira
Editora: Baraúna
Ano: 2013
ISBN: 9788579236754
Skoob: Livro

Sinopse: "Num futuro próximo, uma antiga lenda Suméria torna-se realidade. Um gigantesco planeta é descoberto no nosso sistema solar e ruma em direção à Terra. Sua aproximação desencadeia um fenômeno único na história e bilhões de pessoas se transformam, de uma hora para outra, em criaturas sedentas de sangue e carne, num estado permanente e irreversível de fúria psicótica. Neste cenário caótico uma família inicia uma luta desesperada pela sobrevivência. Assim, surgirão dois líderes capazes de guiar os poucos sobreviventes de uma cidade do interior de São Paulo para enfrentar uma horda de zumbis canibais. Com passagens em Brasília, nos Estados Unidos, na China e na França “O Vale dos Mortos” é uma história de zumbis com ação frenética e muita violência, que também trata de valores como liderança, trabalho em equipe, e a força de um jovem casal capaz de tudo para proteger seus filhos e amigos. Acima de tudo, “O Vale dos Mortos” trata de uma grande história de amor capaz de sobreviver a tudo, até mesmo ao fim do mundo."

***

"Uma tempestade é um conjunto de milhões, às vezes bilhões de variáveis que geram um resultado. Essas variáveis combinadas causam um efeito, o que nos leva a crer que se o jardineiro fosse impedir a tempestade teria de influenciar bilhões de agentes diferentes, mudando toda uma estrutura que poderia alterar não só a tempestade, mas uma infinidade de outras coisas. É por isso, que eu acredito que Deus pode prever certas tempestades, mas não as impede. Pois elas são o resultado de inúmeras variáveis que são nada mais nada menos do que o subproduto de toda a Sua vasta obra.”

Hercólubus, até então era apenas um mito, um devaneio do escritor V. M. Rabolu. Um planeta fantasma, que aparece e desaparece nas órbitas dos planetas, e sempre que isso acontece, algo muito catastrófico acontece com tal planeta. Em 2018 foi a vez da Terra sofrer.
No inicio anunciaram que o planeta se chocaria em cheio com a terra, dizimando tudo e todos (quem dera isso fosse verdade!). Mais com a chegada do planeta para mais perto, os cientistas descobriram que não, ele não se chocaria com a terra, apenas passaria bem pertinho de nós, fornecendo um belo efeito visual nos céus de todo o mundo. Os cientistas não souberam dizer se isso mudaria de alguma forma o clima ou qualquer coisa relacionada, mais até então estava tudo tranquilo. Até então.
Numa manha de Sábado, ápice de Hercólubus e também ápice de um calor incrivelmente sobrenatural, Ivan e Estela saíram para resolver algumas coisas e comprar outras também, passaram pelo centro, que fechava mais cedo e fizeram quase tudo que precisavam, faltavam algumas coisas que podiam ser resolvidas no Shopping, então seguiram junto com seus filhos Ana e Matheus até o Shopping Collinas, no Jd. Aquarius. Iriam almoçar primeiro e depois resolver o resto dos afazeres. Foram obrigados a dar meia volta, o Shopping estava fechado, pois pela segunda vez ocorreu um vazamento de gás, e a área toda do shopping estava interditada. Seguiram então para o Shopping Center Vale. Chegaram e constataram que o lugar estava abarrotado de gente. Foi difícil achar uma vaga para o carro e também para encontrar uma mesa vaga na praça de alimentação do lugar. Por sorte conseguiram um lugar vazio, logo ao lado da mesa de uma senhora já de idade. Quando iam se sentar á mesa ouviram o barulho da mulher idosa se espatifando no chão. Ela havia desmaiado. Toda a praça de alimentação fitou atônica, e logo um médico que estava ali a passeio veio socorrer a senhora, mais de nada adiantaria. Do nada, de uma hora para outra cerca de 90 % das pessoas que estavam na praça desmaiou, na mesma hora, no mesmo instante. Ivan e Estela tentavam sair daquele lugar o mais rápido possível, cada um segurando um filho, mais era uma missão impossível, havia pessoas caídas uma sobre as outras em todos os lugares!
As pessoas que se livraram do momentâneo surto de desmaio, talvez por causa do calor, que nem o ar condicionado do shopping dava conta de estancar, se desesperaram, gritavam por ajuda, choravam, ficavam ao lado dos parentes numa súplica de ajuda.
Aquela primeira senhora que desmaiou, logo voltou á “si”. O médico, paralisado ainda ao seu lado viu quando a senhora abriu os olhos. Olhos leitosos, sem vida, sem cor. Brancos. Mortos!

– Senhora, você está bem? – perguntou o médico aflito. – Você está sentindo alguma coisa? Consegue falar?

Ele, com muito esforço, tentou colocar a mulher, Lúcia, sentada, mais foi surpreendido quando do nada ela o abraçou e mordeu seu pescoço, e só pode soltar um urro de dor. A senhora tinha uma força anormal, e havia lhe travado em um abraço mortal. Logo em seguida, Lucia mordeu sua bocheche e a parte inferior do rosto do medico, o fazendo gemer mais alto, e então ele não aguentou a dor e desmaiou... O fôlego desapareceu, veio a sensação de vazio e a escuridão... Logo seus olhos se tornaram brancos, sem vida...

Ivan e Estela assistiam a tudo aquilo sem poder acreditar. Tampavam os olhos dos filhos para que eles não presenciassem aquela cena. Aos poucos outras pessoas iam se levantando. Ivan sabia o que ia acontecer, olhou para Estela, que entendeu o olhar do marido e começaram a correr Shopping a fora com seus filhos no colo. O shopping todo estava abarrotado de gente desmaiada, que logo acordariam e sentiriam uma fome descomunal.
Logo na saida do shopping mais uma cena aconteceu, pessoas e mais pessoas tentavam sair pela pequena porta enquanto uma linda mulher era atacada pelo seu suposto noivo. Ainda assim, mesmo pensando em parar e ajudar, já era tarde demais para a moça, Ivan continuou a frente. O objetivo era chegar ao carro e fugir dali. Talvez fosse algo isolado, restrito apenas ao Center Vale (que dó, nunca verei meu Shopping preferido com os mesmo olhos!). Mais não. Depois de passar por um bando de zumbis ainda no estacionamento, eles puderam ver o caos. Carros parados no meio da rua, capotados, batidos, zumbis por todo o lado... Era o Apocalipse.
Ivan tinha em mente voltar para o apartamento onde moravam, na Vila Ema, mais logo descobriria que lá não era o melhor lugar para se ir. Eles se depararam com o lugar cheio de zumbis, nas ruas, nas calçadas, nas varandas dos prédios vizinhos, presos do lado de dentro dos condomínios, gritando para sair, com aquela voz oca, sem vida... O “Lar doce Lar” agora não tinha mais nada de doce. Era algo do passado.
Tentaram dar meia volta, mais foram atingidos por um outro carro, e acabaram caindo do anel viário, no inicio da rua, bem em cima de um matagal, e um pouco depois algo também caiu em cima do carro, um zumbi. Desesperado por comida, o zumbi logo quebrou o prabrisa do carro e tentou entrar, sendo parado por Ivan, que depois de tirar 10 segundos para se acalmar, estraçalhou o coitado, quase explodindo a cabeça do zumbi de tanto bater ela contra a capota do carro...

"- E o que eu estou negando Heraldo?...
- Poder. É com isso que você sonha. Você quer poder Ivan, poder ilimitado. - Heraldo respondeu olhando-o de forma ferina. – Eu observei muito você. Você adora mandar. Você adora estar no comando. Você ama impor a sua vontade sobre os demais."


Não se deixem levar pelo pequeno resumo que eu fiz ai em cima, isso é apenas alguns fatos que acontecem no PRIMEIRO CAPÍTULO do livro. Se no primeiro capítulo acontece tudo isso, imagina nos outros treze?!

O livro tem uma escrita simples, detalhada e fixante, digamos viciante. Você não consegue ler um capitulo e parar. Eu trabalho ali, no centro de toda a história, no Jd. Aquárius, passo todos os dias pelo Collinas, pelo condomínio Aquárius, pelo Extra... E confesso que nunca mais serei o mesmo. A todo momento, eu digo pra mim mesmo, "Se alguém desmaiar, EU CORRO!", falei a mesma coisa para a minha mãe na terça passada quando fomos ao shopping Center Vale. "Mãe, se alguém desmaiar, corre, e não olha pra trás! Ok"! Rsrs'
Achei incrível o jeito que o Rodrigo situou e organizou a história, a forma como ele descreveu o planeta visto por um satélite, cheio de pontos brancos que iam em direção á superficie dele, como se estivesse seifando as almas humanas e deixando apenas os corpos ocos e famintos pra trás.
Uma das coisas que também me agradou muito foi o instinto sanguinário e psicótica que a Estela ganha quando está matando os zumbis. Fiquei pasmo quando eles estavam a caminho de Caçapava, e ela sozinha acabou com um ônibus lotado de zumbis!
Durante todo o livro, temos um cenário catastrófico e ainda assim, a cada fase, Ivan e Estela conseguem trazer um brilho de esperança nos olhos das pessoas. No prédio em construção onde ficam uma noite antes de decidirem ir para o Collinas, No Collinas ao montar uma pequena civilização em “harmonia” ali dentro, ao decidirem tomar o Condomínio Aquárius como base, e expulsar os zumbis do lugar... Todos esses momentos, Ivan e Estela sempre pensam no melhor, no futuro. Sempre pensando em coisas boas, sempre tentando ser os mais criativos e produtivos o possivel. Seja criando algo auto-sustentável como uma Fazenda no Termas do Vale, um meio de criar energia, poços para bombear água...
Não esperem algo melodramático e existencial como The Walking Dead. A coisa aqui é bem mais Punk, ainda mais quando eles invadem o Tiro de Guerra em Caçapava e fazem a geral nos armamentos. Sinceramente, eu queria estar lá vendo os Lança-Chamas acabarem com os zumbis! O autor agrega muita coisa real, com coisas ficticias, ele molda toda uma realidade para que aquela ficção se encaixe certinho nos moldes. O livro em si traz uma bagagem de informações reais gigantesca, sem falar que, as "previsões" do futuro que o autor faz a respeito dos governantes é perfeita. 
Comentei uma coisa no Facebook e poucos entenderam, comentei o seguinte: “Não sei se você vai me entender, mais o final não terminou como eu esperava mais acabou terminando da forma que eu imaginei!”, o que eu quis dizer foi o seguinte, eu esperava que, fossem os presos de Taubaté que estivessem por trás dos ataques no condomínio, esperava que antes do livro terminar, eles já viessem atacar e tomar o condomínio, que na minha opinião é o que vai acontecer no segundo. (SPOILER, SPOILER, SPOILER) Mais não, era Heraldo que estava por trás dos crimes. Só que no fim, Ariadne consegue entrar em contato com um grupo de sobreviventes que está em Taubaté, ou seja, realmente vai acontecer o que eu imaginei que ia acontecer. Acho que deu pra entender não é?
De verdade, esse é o primeiro livro de temática Zumbi que eu leio, e deu pra ver que, essa temática, é ótima pra prender a atenção, não sei se é o livro e a escrita do Rodrigo que são muito boas, ou se sou eu que gostei muito dessa temática. 
Esse tipo de livro faz você pensar de uma forma muito estranha. "E se acontecesse agora? o que eu ia fazer?" penso isso a toda hora. Você acaba pensando em coisas táticas, e simples pra se defender, ou se enconder e esperar a loucura toda se acalmar. Perguntei pra umas quatro ou cinco pessoas, e todas me responderam que nunca haviam pensado em um plano de ação para caso tudo isso acontecesse um dia. Acho que é uma boa ideia, pensar um pouco sobre o assunto, e ver se você conseguiria sobreviver pelo menos um dia... 

MAIS AI ME PERGUNTARAM: "E SE VOCÊ VIRAR UM ZUMBI JUNTO COM OS OUTROS?", eu só pensei em uma coisa pra responder: "Dai eu to fudido!".

Recomendo sim, em todos os sentidos esse livro. Posso garantir que vai fazer você ficar paranoico em relação ao Hercólubus, e se você mora em São José dos Campos, e sentir receio ao ir nos lugares citados pelo autor no livro, meus parabéns, você assimilou bem a história!

E mais uma coisa, se alguém desmair, não preste socorro... CORRA!

Parabéns pelo livro Rodrigo, aguardo ansioso pelo segundo volume! E ó, vamos parar de fazer o povo do condominio sofrer tanto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)