5 de agosto de 2013

Resenha - Dividida

Cuidado, contém alguns GRANDES SPOILERS!!!

Nome: Dividida
Autor: Amanda Hocking
Editora: Rocco
Ano: 2013 
ISBN: 9788579801686
Skoob: Livro

Sinopse: Segundo volume da trilogia Trylle, do fenômeno da autopublicação Amanda Hocking, Dividida traz de volta a jovem "changeling" Wendy Everly, uma criança troll trocada secretamente logo após o nascimento por uma humana normal. Se em Trocada, primeiro livro da série, ela descobre sua verdadeira origem e é levada para o mundo mágico de Trylle, agora Wendy se depara com uma rival e se pergunta qual é realmente o seu lugar. Dividida entre dois mundos, a protagonista da série de maior sucesso de Amanda Hocking tem que decidir entre o amor e a obrigação, abordando questões caras aos jovens numa emocionante trama de fantasia.

"- Tem toda a razão. Tenho muita sorte porque o seu filho não é nada parecido com você. Eu vou ser rainha, não você. Saiba qual é o seu lugar, marksinna."

Após fugir de Forening com Rhys, Wendy se sente livre novamente. Volta para casa, seu tão amado lar, e tenta explicar a Matt o que realmente aconteceu nesses dois meses de sumiço, deixando de lado toda a parte sobrenatural e troll de lado – ou seja, ela acaba não contando nada. Só que ela ter fugido não significa que Finn não iria atrás dela. Mesmo que ele houvesse ido embora sem ter se despedido de Wendy, Finn ainda era o melhor no que fazia. Rastrear. E cuidar da vida da Princesa era mais do que o seu dever, estava acima de sua própria vida. Ele até acaba a encontrando encontra – assim como Duncan o mais novo protetor da Princesa. Mais encontrá-la não significa que eles a levariam de volta. Wendy como sempre é muito teimosa, e não desiste de suas convicções.
Finn e Duncan decidem então esperar, pelo momento em que a Princesa decidisse finalmente voltar para os seus afazeres em Forening, mas eles não esperavam que os Vittras estariam logo ali, na espreita, apenas esperando o momento certo.  Kyra e Loki, seguindo ordens do rei Oren, foram de encontro com Wendy. Eles acabam atacando também Matt e Rhys, e ao ouvir os barulhos na parte de baixo da casa, Wendy desce para verificar, Kyra então vem com tudo pra cima dela, sem dó nem piedade e eles conseguem a capturar – Loki e seus poderes mentais de apagar facilmente qualquer um também ajudou - e finalmente conseguem leva-la para Ondarike, a capital Vitrra.
Agora em Ondarike, presa em uma masmorra e tossindo sangue, Wendy finalmente vai descobrir, parte, de sua história. Mais o que fica no ar é, ela vai conseguir fugir? Vou deixar isso no ar pra vocês poderem ler e tirar suas próprias conclusões!

"- Você morreria por mim?
- Sim, Claro! [...] Eu ficaria honrado em fazer o mesmo.
- Não faça. Se chegar ao ponto de ter que escolher entre mim e você, salve a si mesmo. Não vale a pena morrer por minha causa. Não vale a pena morrer por nenhum de nós. Não pela Rainha, nem por nenhum dos markis ou marksinnas. É uma ordem direta da princesa, e você tem que obedecê-la. Salve a si mesmo."

(SPOILER) Okay vai, ela foge!
Mais nem fiquem nervosos, esse nem é o tema principal do livro. Tenho muitas coisas para comentar, então, vamos lá...

Oren é o rei de Ondarike. Temido por tudo e todos. E Imortal. Durante o primeiro livro inteiro, “Trocada”, foi escondida toda a verdade de Wendy.
Mais nesse a verdade é contada, e a verdade é que: Oren é o Pai dela. Na verdade ele queria que ela virasse a Rainha dos Vitrra, mais com o decorrer das paginas você percebe que seria impossível acontecer algo assim. Oren é imortal, e não tem pretensão de largar o trono, não antes de ter certeza que quem pegasse o seu lugar, iria deixar tudo exatamente como está. E Wendy, com toda certeza não seria a pessoa para isso. Isso significa que Oren teria que corrompê-la, fazê-la sofrer e perder toda a “humanidade” para que tivesse o sangue frio de manter as coisas como eram. Um reino a beira da falência, com um tirano como governante e metade de uma população infértil e que em 50 por cento dos casos davam á luz á Trolls de verdade, verdes e baixinhos, que de nada serviam.

Basicamente, á anos atrás, os pais de Elora a forçaram a se casar com Oren, que parecia ser um homem de família, tranquilo e gentil, na esperança de que esse casamento, trouxesse para ambos os reinos a paz. Mais não deu certo. Oren era mal, manipulador e cruel, dizimava populações inteiras se alguém o confrontasse. Não estava nos planos de Elora ter uma criança, mais para Oren isso era questão de tempo. Já tinha tudo em mente. O suprassumo de dois reinos. A genética perfeita dos dois trolls mais poderosos do mundo. Elora e sua capacidade Psíquica de dar inveja á qualquer Jean Grey recalcada por ai (entendedores entenderam!), e Oren e sua imortalidade e força. A junção dos dois daria á Oren o ser mais poderoso dos reinos, que sucederia o seu reinado – isso nas entrelinha, por que na realidade foi diferente. Assim como era tradição dos Trylle, Elora queria que Wendy fosse uma Changeling, ou seja, fosse mandada para uma família humana, para que pudesse usufruir da riqueza alheia, cuidando, assim, em troca da criança humana, chamados de Manks, mas para Oren isso não rolava, era mais fácil trocar as crianças, e dar fim nos bebes humanos. Mas como estavam falando de sua herdeira toda poderosa, se dependesse de Oren, ela seria criada em Ondarike, para que pudesse aprender a usar suas habilidades o mais rápido possível, podendo assim, ajudar o pai a acabar com o reino Trylle e fazer dessa forma com que os Vittra melhorassem sua situação saindo da decadência...
Mais nem tudo é um conto de Fadas, Elora era mais esperta... E um pouco antes de dar a luz ao suprassumo do milênio, pediu o divorcio, e fugiu, para deixar Wendy com a família hospedeira. Por isso deu errado, e trocaram Wendy por um menino, não houve tempo de planejamento, foi tudo rápido e arriscado, para que Oren não descobrisse o paradeiro da criança...Por isso Wendy quase foi esfaqueada pela mãe e sofreu tanto. Mais nem se ela quisesse ela poderia ter morrido, ela era filha de seu pai e isso significava que ela também era imortal.
UFAH, acho que falei o básico.

Achei essa continuação mais envolvente do que a primeira. Tava me dando nos nervos ver a Wendy parecer uma boba, sem saber de nada, nem obter respostas de lugar nenhum. Nesse livro as coisas rolam mais rápido e as verdades vão aparecendo. Duncan, Matt, Willa, Rhys, Tove e Finn, continuam ali. Deparamos-nos com a descoberta de Matt a respeito de seu mais novo irmão, ao amor platônico, proibido e mágico de Willa, Finn e seu dilema da paixão entre largar Wendy e tentar seguir em frente, ou não resistir às tentações. Duncan, um personagem novo, mais que vai acabar apaixonando você, pela sua simplicidade. No inicio achei que ele seria um pé no saco, metido á segurança e tal, mais não, ele é tão dócil, simples e humilde, mais humilde que Finn e seu nariz levantado. Você passa a gostar das partes onde ele aparece. Tove eu nem falo nada. Ele passa a treinar os poderes de Wendy – adoro os tapas mentais que ela dá! Gargalhei demais! – e mesmo a história não focando exatamente nele, você acaba descobrindo MUITO MAIS sobre ele. Eu achava ele meio sem graça, uma bomba psíquica a ponto de explodir, mais não é bem assim. Tove é muito forte, muito poderoso e mais misterioso do que parece.
Wendy também surpreende com seus poderes. Lembram-se das enxaquecas de Elora? Então, vocês vão passar a entender o porquê das enxaquecas e o grande ponto fraco dos Trylle.
Loki também acaba mudando a postura dele ao conhecer Wendy. Ele vê a humanidade, a honestidade nos olhos dela, e acaba realmente se apaixonando, pois nunca havia visto isso em ninguém, nunca. Se você levar em conta a infância de sofrimento e tristeza que o coitado teve ao lado de Oren vocês vão acabar entendendo a parte dele. E é com a estadia de Loki em Forening que tudo acaba ficando mais frágil, e uma grande verdade vem á tona. Quanto mais poderes você usa, mais velho você vai ficando. Para trancafiar Loki em um quarto e impedi-lo de fazer qualquer mal á princesa, Elora teve que usar MUITO poder, pois Loki é um Markis Vittra, e além de sua grande força física, ele também tem uma estrondosa força mental e psíquica. Isso a exauriu de tal forma que durante as passagens de pagina é possível vê-la envelhecendo. Vocês dariam quantos anos á ela? Pois bem, pensem nisso direito.
São mil tretas em 360 páginas que vocês nem fazem ideia! Mais vale a pena ler, esse ainda mais, em especial porque a história leva um rumo bem diferente, o foco desse volume, na minha opinião é no desenvolver dos poderes de Wendy, e nas revelações bombásticas de Elora... Tá Loki também acaba virando um ponto forte na trama, mais ainda assim, é muito bom ver Wendy dando tapas mentais, e usando a mente para se comunicar com os outros. De forma alguma vocês vão se arrepender!
Amanda Hocking sabe o que tá fazendo!
#AnsiosoPeloProximo!

Um comentário:

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)