12 de setembro de 2013

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Estou lendo nesse momento, o Livro do Felipe Neto, e depois de quase dois dias longe da Internet por motivos maiores que eu - net tava tipo net e parou de pegar, mó trabalho pra arrumar - e resolvi que no próximo post, eu traria algo realmente legal pra vocês. Eis que aqui estou eu, hoje!
A algum tempo, depois de descobrir que um curta havia sido indicado, ou ganhado, não me lembro ao certo, um premio, achoque no festival de Cannes (desculpem se eu estiver errado!) eu acabei procurando ele para assistir, e acabei me surpreendendo. Ele era FODA DEMAIS! Se tratava do curta "Eu Não Quero Voltar Sozinho" produzido pelo já aclamado cineasta Daniel Ribeiro (Café com Leite). Basicamente, Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo. 
Dai veio a noticia que sim, o curta de 18 minutos, viraria um longa. O nome até então seria "Todas as Coisas Mais Simples", só que no dia 10 desse mês o diretor a todos os fãs, sedentos pelo filme ao anunciar que o título oficial será alterado para "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", uma maneira de ficar mais próximo do curta-metragem de origem, cujo o nome é "Eu Não Quero Voltar Sozinho".

O curta Eu Não Quero Voltar Sozinho nasceu em 2010 como embrião de um projeto maior: um
filme de longa-metragem contando a história de Leonardo, um adolescente cego que se descobre apaixonado por um outro aluno da sua classe. No curta, o título do filme se referia ao fato de Leonardo sempre voltar para casa acompanhado de sua melhor amiga, Giovana. Além disso, em um filme sobre a descoberta do amor, o título também servia como um pedido de Leonardo para que sua paixão fosse correspondida. Passados três anos, muitas coisas mudaram até o início da produção do longa. Com milhões de visualizações na internet e mais de 100 festivais no currículo do curta, estava claro que não poderíamos contar exatamente a mesma história no longa. Além disso, não me interessava fazer somente uma continuação do curta, pois o que mais me atrai nessa história são os caminhos e incertezas na descoberta do primeiro amor. No momento de desenvolver a narrativa do longa, muita coisa mudou e um novo elemento ganhou força na história de Leonardo: sua independência. Tema importante na vida de qualquer adolescente, passa a ser essencial para Leonardo já que o fato de ser cego gera a superproteção por parte das pessoas que estão ao seu redor. Leonardo quer fazer as coisas sozinho, sem depender de ninguém. Sendo assim, o título do curta perdeu um pouco do sentido, afinal, “voltar sozinho” passa a ser um dos objetivos de Leonardo. Por muito tempo, procuramos um nome que se mantivesse fiel ao curta mas que também mostrasse que se tratava de um novo filme. Durante a produção, utilizamos o título provisório Todas As Coisas Mais Simples, mas achávamos muito genérico além de desconectado do curta. Depois de muita discussão e debate em torno de um novo nome, chegamos a um título que reflete tanto as mudanças ocorridas no filme quanto nos conflitos de Leonardo. Apresentamos, então, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho.” disse o diretor na Pagina Oficial do filme no Facebook.

Eu trouxe pra vocês duas coisas, o Curta Oficial, para vocês terem uma noção do que eu estou falando, e um vídeo que saiu a pouco tempo mesmo, acho que foi semana passada, de um ensaio dos atores.



O filme produzido pela Lacuna Filmes e dirigido por Daniel Ribeiro é estrelado por Ghilherme Lobo, Fabio Audi, Tess Coelho, Isabela Guasco, Júlio Machado, Selma Egrei, Naruna Costa, Eucir de Souza, Lucia Romano, Pedro Carvalho e Victor Filgueiras. E infelizmente ainda não tem data de lançamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)