16 de setembro de 2013

Resenha - Não Faz Sentido

Cuidado, contém alguns GRANDES SPOILERS!!!

Nome: Não Faz Sentido - Por Trás da Câmera
Autor: Felipe (Pimpão) Neto
Editora: Casa da Palavra
Ano: 2013
ISBN: 9788577343935
Skoob: Livro

Sinopse: "Você já conhece o Não faz sentido. Agora vai conhecer tudo sobre seu criador, o maior vlogger do Brasil. Criado por Felipe Neto em 2010 sem maiores pretensões, o Não Faz Sentido tornou-se um fenômeno da internet brasileira e o primeiro canal de vídeos em língua portuguesa a ultrapassar a marca de 1 milhão de inscritos. Confundido muitas vezes com seu personagem reclamão, Felipe Neto expõe nesta obra sua outra face, sem óculos escuros, muito diferente da que se vê em seus vídeos mais famosos. Do garoto que se levantou da falência para a exposição meteórica (que o acabou levando à depressão); dos bastidores envolvendo o vídeo contra a série Crepúsculo ao desentendimento com celebridades; acompanhamos, com muita sinceridade, uma história de sucesso por trás dos panos. Você conhece o Não Faz Sentido. Agora vai conhecer a história, através de uma linguagem bem-humorada e sem nunca se levar muito a sério, pela lente de quem está por trás da câmera. E comprovar que, apesar do nome, este livro nos apresenta a história de um projeto cujo sucesso possuiu não apenas toda lógica, como também todos os motivos para se comunicar com uma geração altamente conectada, disposta a revolucionar a maneira como lidaremos com a produção e o conteúdo do entretenimento mundial."

Eu só digo uma coisa, se você rouba pôster, enfia um toblerone no seu rabo, seu peido do capeta!

Quem é esse tal de Felipe Neto, isso eu tenho certeza que todo mundo sabe. Afinal de contas não estamos falando de apenas um simples viral da internet, estamos falando de vários e vários virais, de vídeos que fizeram a cabeça do telespectador. Mais o que tem por trás de tudo isso? O que acontecia por trás de todas aquelas criticas, aquela zoação e aqueles palavrões? Quem é o cara por trás de vídeos de sucesso e polêmicos  como Crepúsculo, Fiukar e Gente Colorida?
Eis que nesse livro os bastidores de todo esse sucesso nacional – e internacional – ganha forma e contexto.

“Entretenimento não foi feito para educar. Educação se dá em casa, pela mãe e pelo pai, talvez você devesse se questionar se a culpa do seu filho repetir palavrões é minha ou sua.”

Um achado da humanidade. Um Best-Seller que sim meu querido Felipe, merece estar ao lado de Crepúsculo e também dos Cinquenta Tons de Sacanagem nas livrarias. Sinceramente, eu acho que esse é um livro que, independente se você viu ou não, saiba ou não quem é o Felipe, deveria ler.
De uma forma simples, descontraída e um tanto quanto engraçada – nada melhor do que um cara que sabe zoar a si mesmo e ao próximo também – Felipe Neto conta como foi que tudo aconteceu. 
Desde que ele ‘faliu’ e teve que voltar para a casa dos pais, até o ponto em que ele compra uma câmera profissional e encontra um par de óculos estilo “Playboy Porradeiro” em uma praia em Porto de Galinhas e guarda para si. Muito tempo se passa desde que ambos os objetos foram adquiridos, mais é em um vídeo de teste onde ele conta Ave Maria em forma de ópera que as coisas começam a dar certo.
Durante muitas paginas o Felipe tenta enfiar na sua cabeça pontos importantíssimos como, por exemplo, a classificação de gênero do livro.
Autoajuda ou Biográfico?
Na minha simplória opinião, ambos. Biográfico porque querendo ou não o livro conta uma fase da vida dele. A fase do Não faz Sentido. E mesmo sem querer isso é um tipo de biografia. E de autoajuda, porque, no momento em que os vídeos estouram, e o sucesso começa a bater á porta do seu pequeno quarto sem janelas, as coisas ficam punks. Pois com a fama vêm a inveja, a mídia, as mentiras, as provocações, e de uma certa forma, ao contar tudo o que aconteceu, ele acaba te ajudando a ver a real saída disso tudo. O que, convenhamos, pode ajudar e muito.
Outra coisa importantíssima que ele tenta deixar claro é que, não, o cara do vídeo não é ele, é um personagem. Durante toda essa via sacra, o grande e predominante sonho dele era ser ator, e por os óculos escuros, escrever sobre algo que lhe incomodava, recheando o vídeo com muita raiva, indignação e palavrões foi a forma que ele encontrou de atuar e não deixar de lado essa veia que a muito estava adormecida.

"Tudo é escrito, planejado e roteirizado. Menos os palavrões, estes são ideias do meu cão: Lúcifer." 

Algo que também era muito polemizado no inicio  eram os temas. A descrição que faziam do Vlog era que ele falava exclusivamente – ou criticava não é – as modas adolescentes. Restart, Cine, Fiuk, Crepúsculo, 50 Tons de Orgasmos Molhados,ou seja, modinhas que chegavam a tal ponto de febre que começavam a incomodar. Lógico que a intenção era fazer sucesso, pois, como ele mesmo diz, se não estivesse buscando a realização profissional e o sucesso no que faz ele faria os vídeos e guardaria todos para si. Quando se faz algo e publica, a intenção é sempre chamar a atenção, o conhecimento, e obvio, os frutos – dinheiro ou mais oportunidades. 
E em meio a tanto sucesso, tantos acessos – esses proporcionados pelos fãs que numa tentativa falha de escachar o autor do vídeo, acabavam fazendo com que ele virasse uma febre nas redes, passando de mão em mão - e tantos holofotes, Felipe nos põe a par da parte difícil e um tanto quanto nojenta da fama. A mídia quer a todo custo uma manchete, mesmo que isso manche seu nome ou seja a mais suja mentira. As pessoas têm que entender  que que Humor não foi feito para educar, e sim pra fazer a pessoa mijar de tanto rir, educação a gente tem que ter em casa. Entra em evidencia uma época em que, mesmo quando tudo está indo bem, dando certo, a falta de costume com as criticas acaba levando ele á depressão. Se você está lá em cima, pode se preparar, pois as pessoas vão querer te derrubar. Você só tem certeza de que está fazendo sucesso, quando as pessoas passarem a te odiar, e isso é a mais pura verdade. A imprensa mentindo, inventando histórias, fazendo com que algo positivo vire negativo, depredando qualquer tipo de ponto positivo do Felipe em prol de vender mais e mais revistas, jornais e mentiras. 
Mais de forma alguma isso faria com que o sucesso do Não Faz Sentido diminuísse.
Acho que gostei tanto do livro, por que me identifiquei com TUDO, eu repito, T-U-D-O o que o Felipe disse. As pessoas estão largando a TV, um local ungido pelos bons costumes, e correndo para a internet, onde tudo é mais real. A evolução do Youtube trouxe um novo mercado para um pais, que por menos que pareça, ainda é conservador, um pais onde dizer Merda, Porra e Caralho na TV é um crime imperdoável.
O pensamento revolucionário dele é incrível. Obvio, em certos pontos você para e pensa assim: “Putz, esse cara não pode ter um pensamento tão perfeito assim, ele tá dramatizando a verdade, só pode. A cabeça dele não podia ser tão perfeita assim!”, mais pior que é. Provas?
- Não Faz Sentido.
- VMA.
- Multishow.
- Globo.
- Parafernalha.
- ParaMaker.
Obvio a sorte pode ter ajudado um pouco, mais créditos sejam dados, Felipe Neto é um Puta de um crânio, um gênio, um verdadeiro revolucionário. Acreditou em algo que antes não passava de Cachorrinhos e gatinhos saindo de caixas, e pessoas arrebentando a cara no asfalto, e criou depois, com a ajuda de outros Vlogs que incentivaram o cenário, um lugar de dissipação de conteúdo original e de boa qualidade. Do que eu to falando?
YouTobaa!
Uma mente revolucionária que com a ajuda de uma ótima Agencia e com bons contatos fechou aos 25 anos de idade um contrato Milionário com uma gigante americana no ramo, criando assim um projeto inovador e único no Brasil.
Um livro que na verdade é um tapa na cara dessa sociedade sem opinião própria e manipulada a todo tempo, um pais sem voz.
E na verdade é bom saber que temos pessoas assim, como ele, que correm atrás, pesquisam, se aprofundam em um tema e tem a capacidade de atingir milhões de pessoas e fazer com que pelo menos uma pequena parcela – que seja – tire algo de útil disso. Nunca ri tanto lendo um livro, como eu ri lendo esse. 
Um livro que virou meu Best Seller de Cabeceira. 
Parem de se masturbar lendo livros eróticos, e leiam algo que realmente vá mudar sua perspectiva sobre as coisas.
É lógico, que se você for do fã-clube da Preta Gil, tu já tá fudido! Kkk’

4 comentários:

  1. Apesar de amar seu blog, eu jamais leria esse livro hahaha
    Sinceramente acho esse "comediante" de muito mal gosto, apelativo... tem muito mais gente de talento por aí...
    Mas ainda assim sua resenha, como todas as que já li, é excelente.
    Já falei que adoro o modo que você escreve, né? Me divirto... rs
    Beijos

    www.meumeiodevaneio.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro quando você comenta minhas Resenhas Soraya! Haha' gosto bastante.

      E quanto ao livro, assim, acho que ele foi escrito exatamente para isso, para as pessoas tirarem esse olhar tão negativo dele. Relamente, pode ser um tanto quanto apelativo, por parte dos palavrões e taçs, mais assim, gosto dessa coisa de "Vamo Acordar Povo" que os videos dele trazem. Eu gostei bastante.

      Brigado pelos elogios linda - bochechas vermelhas, awntt *-*!!! :)

      Bjo bjo bjo

      Excluir
  2. Desde que assisti ao primeiro vídeo do Não Faz Sentido, 'Não faz sentido - Crepúsculo', me apaixonei perdidamente pelo Felipe Neto. Não só pelo personagem, mas pela pessoa por trás dele e por todos os vídeos que ele fez. E essa paixão só aumentou depois que eu li o livro, porque ele mostra muito de um Felipe que poucas pessoas conhecem e toda a história de um dos canais de entretenimento mais famoso do Brasil.
    Como fã, acompanho tudo o que o Felipe faz, e acho, que ele, com todo o pessoal da Parafernalha e ParaMaker, estão inovando e ajudando outros youtubers a inovar o entretenimento no Brasil, assim como PC Siqueira, Caue Moura, Nostalgia, Kéfera, Castro Brothers e cia ltda.
    Não entra no quesito se é livro de autoajuda ou biografico, mas é um livro que conta uma história surpreendente de como um moleque, com seus 20 e poucos anos, criou um canal por brincadeira e abriu a maior empresa de entretenimento do país, revolucionando o youtube brasileiro.

    Beijos

    Vanessa

    ResponderExcluir
  3. eu gosto das criticas do felipe neto :D

    http://bloggdoanonino.blogspot.com.br/2016/08/felipe-neto-nao-faz-sentido-crepusculo.html

    ResponderExcluir

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)