28 de outubro de 2013

Resenha - Eco

Cuidado, contém alguns GRANDES SPOILERS!!!

Nome: Eco
Autor: Alyson Noel
Editora: LeYa
Ano: 2013
ISBN:  9788580448740
Skoob: Livro

Sinopse: "Daire Santos acabou de salvar a vida de sua avó — e sua alma. Mas há um custo. Os Richters, uma família sombria de feiticeiros, estão a solta em Lowerworld, e Daire e seu namorado, Dace, devem voltar a trabalhar juntos para encontrá-los antes que ele perturbem o equilíbrio entre o bem e o mal, e destrua não só a pequena cidade no Novo México, mas também o mundo inteiro. E enquanto o relacionamento entre Daire e Dace se aprofunda, o maligno irmão de Dace, Cade, cresce mais forte do que nunca, aumentando seu poder e forçando Daire a enfrentar a terrível profecia que juntou-os. Uma profecia que não deixará a Daire outra escolha se não a de reivindicar seu verdadeiro destino como Seeker, mas somente se ela fizer um sacrifício maior para o bem de todos."

"Por trás de toda criação, apoiando-a como um arco, está a fé. Entusiasmo não é nada: ele vem e vai. Mas, se alguém acredita, então o milagre acontece."

Encantamento ainda está muito desencantada. Mesmo com quase a metade das almas devolvidas á seus respectivos donos, o lugar ainda está desértico. As pessoas saíram do total domínio dos Richter, mas continuam desoladas lá. O Mundo Inferior está morrendo, se despedaçando, sendo corrompido e perdendo seu encanto. Com alguns Richter's soltos pelo lugar, roubando a energia de tudo e enfraquecendo o lugar, Cade finalmente conseguiu entrar, o Mundo Inferior está sucumbindo.
Daire e Dace fazem o máximo que pode, mais até então nenhum sinal de qualquer Richter. Agora mais do que nunca Daire precisa aprender tudo o que puder, descobrir mais canções, se conectar com os elementos. Depois que descobriu a profecia escrita á muito tempo por uma de suas ancestrais, e descobriu que um deles está predestinado a morrer - Dace, Cade ou Ela - Daire mais do que nunca tenta encontrar forças para fazer com que a unica pessoa que vai morrer seja Cade. Não que isso vá ser fácil, já que o amor entre ela e Dace o fortalece ainda mais. Um é o Eco do outro, estão mais ligados do que nunca. Agora que Dace finalmente sabe tudo sobre seu terrível passado, e começou a compensar o tempo perdido, a compensar o treinamento que deixou de fazer pela super-proteção de sua mãe, o futuro de Encantamento está em suas mãos. Será que pela primeira vez em anos irá chover em Encantamento? Será que de alguma forma, Daire conseguirá fazer co que sua vida tome um rumo diferente do que a profecia diz? 

Vivendo em um completo caso de amor e ódio com esse livro!

Eu estive em um constante caso de amor e ódio. Achei o livro tão cansativo quanto o primeiro. Conheço os livros da Alyson, e sei que essa coisa de alongar a história, faz com que o texto fique pesado, cansativo. Aconteceu na série Os Immortais, e está acontecendo nessa. Só em uma pequena pesquisa na Google eu já encontrei os próximos dois volumes. Isso é meio 'cansativo'.
Um dos pontos bons dessa história é que, ao contrario da maioria, a autora não focou no romance impossível e perigoso de Daire e Dace. Ela abriu o leque um pouco mais, deixando o romance em segundo plano, e adentrando um pouco mais no folclore - que eu ainda acho que é a grande sacada do livro -, ouvi muitos comentários a respeito da história ser um 'cliche', eu sinceramente não achei isso, achei de um sensibilidade cultural incrível, profunda. A maioria das histórias clichês acontecem em grandes metrópoles, com pessoas linda e incríveis, glamourosas que descobrem serem fodões no quesito "tenho poderes". Esse não, é simples, bem alocado, bem descrito - o que também acaba virando o grande pecado desse livro também - bem trabalhado. Ainda ressalto que, o grande problema do livro é a demora. Demora muito pras coisas acontecerem, tem muito mimim, o que é uma marca da autora nessa questão, sempre detalhista com muitos pensamentos e descrições. Creio eu que seja esse o problema das coisas. Você acaba cansando um pouco disso. 
Basicamente o objetivo central é: Fazer com que a profecia não se cumpra. Por que a gente sabe que se ela se cumprir não vai ser o Cade quem vai morrer. E nisso ambos, Daire e Dace tem que aprender o máximo possível, se fortalecer. O que também é um ponto legal. É nesse momento que os dois decidem dar um tempo, depois de descobrir da pior forma possível - sim, realmente é terrível - que Cade se fortalece com o sentimento que ambos sentem um pelo outro. Nisso de dar um tempo - que não dura tanto - ambos conhecem novos poderes. Dace também ganha narrativas próprias, o que é bom e ruim ao mesmo tempo. Ter uma visão diferente das coisas, dos fatos, descobrir um lado da história que Daire não poderia contar ou descobrir por si só é muito bom. Mas ao mesmo tempo é chato, não em todas as partes, esse é o lado ruim desse livro, ao mesmo tempo que tem partes chatas pra caramba, ele também tem muitas partes boas, partes objetivas e bem pensadas.
Mais de tudo isso, tenho certas opiniões sobre o final. Que na minha humilde opinião foi estranho e um tanto quanto controverso... SPOILERS...
Phyre, ao que entendi tem uma missão. Tipo, uma missão bem da estranha, primeiro o pai dela diz algo sobre se sacrificar, dai você pensa, beleza, rapariga vai se entregar ao King Kong como sacrifício. Dai logo depois ele diz que independente de quem seja, ela tem que matar um dos dois - pois agora sim entendi, na verdade já tinha captado isso desde o começo, se Cade morre, Dace morre também, isso é que é ser eco - mas na ultima página, Dace faz com que a missão de Phyre seja inútil, já que...
Quanto á Profecia, Paloma olha no códice e vê que a profecia havia desaparecido das folhas. Ok, digamos que a profecia se cumpriu - amei os significados que a autora impôs no livro -, tipo posso estar errado, mas mesmo Daire tendo feito com que ela se cumprisse, ela acabou mudando o códice de alguma forma? ou isso foi culpa de Axel, que beijou ela assim que ela sorriu e fechou os olhos?
Eu sei que vai ficar para o próximo livro, o "Mystic", mas uma coisa seja dita, no fim, onde ela devia intensificar as explicações de por exemplo: Como a Daire fica tão forte em uma semana? Como Dace acha tanto veneno? Ou porque exatamente no dia em que ambos estão na toca do coelho começa a chover cinzas? Ela não dá, só mostra o quanto eles estão fortes e nada mais. E tipo, a Daire sabia que os Richter's estavam na mina, se foi tão fácil como aconteceu no fim matar eles, por que ela não fez antes? por que demorou tanto? E tipo, com eles mortos, e o Mundo Inferior se recuperando, não seria o caso do Cade ser expulso de alguma forma de lá? já que agora o equilíbrio estava certo?
Assim, estou em um serio caso de amor e ódio, não sei qual vence, gosto da essência do livro e de muitas partes em si, mais não posso negar que de certa forma me decepcionei um pouco com o desenvolver de tudo. Me decepcionei com a riqueza de detalhes no começo e a falta deles no fim.
E vocês, o que acharam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)