16 de dezembro de 2013

Resenha - Lições de Amor

Cuidado, contém alguns GRANDES SPOILERS!!!

Nome: Lições de Amor
Autor: Ali - FUCKING - Cronin
Editora: Seguinte
Ano: 2013
ISBN:  9788565765213
Skoob: Livro

Sinopse: "Donna sempre sonhou em ser atriz. Mas entre ela e seu sonho há um “pequeno” obstáculo: as provas finais de inglês. Para ser aceita em qualquer faculdade de teatro, ela precisa tirar uma boa nota nessa matéria, mas ao que tudo indica será reprovada. Afinal, como a garota conseguirá fazer um trabalho de três mil palavras sobre Romeu e Julieta se mal consegue acompanhar as lições? Assim, incentivada (para não dizer forçada) por seu pai e Barbie, a namorada mais nova e controladora que ele arrumou, Donna vai atrás de um professor particular. Por um anúncio na biblioteca, ela descobre Will, um universitário que ensina inglês para ganhar um dinheiro extra.
Desde a primeira aula, Will percebe o potencial de Donna e a ajuda a enxergar a peça de Shakespeare sob uma nova luz. Mas o clima de romance não fica só nas frases escritas há mais de quatrocentos anos: Will é lindo, fofo, inteligente… e parece ter a mesma opinião sobre Donna. O único problema é que esse sentimento reabre cicatrizes profundas no coração dela.
Desde que viveu uma experiência amorosa horrível, seu lema passou a ser “não deixe que se aproximem e nunca poderão machucá-la”. Agora ela precisa decidir se irá se proteger - evitando que Will chegue perto demais - ou se colocará tudo em risco e abrirá de vez seu coração, para finalmente viver uma história de amor."

"- Não seriamos amigos de uma baranga qualquer - declarou Rich. Pôs a mão sobre a minha - Só de uma baranga muito especial."

E então os holofotes se viram para Donna. Nossa pequena Miss Sunshine. O Ultimo ano estava ai, e ela ainda não sabia se iria terminar a escola e procurar um agente para investir na sua carreira, ou continuar estudando, só que agora mais focada nas artes cênicas. Só que um pequeno porém dificultava tudo... Suas notas em Inglês era PÉSSIMAS! Se ela não tirasse um A no teste final, adeus Faculdade, Adeus carreira, e olá 3º ano de novo. Junto com isso tem a Barbie Ioga, a namorada de seu pai. Tudo piora quando a professora manda uma carta para sua casa, dizendo sobre a situação de Donna na disciplina... Seu pai fica louco - ao que parece de vergonha,pois Barbie está lá, vendo seu mal desempenho como pai - e diz que algo tem que ser feito, antes que ela repita e sua mãe o mate. Barbie então sugere um professor particular. Ela conhecia um maravilhosos, que sem duvida ajudaria Donna com o seu problema... Mas Donna dá o braço a torcer? Não, pois se não não seria a nossa Donna. Ela já tinha feito planos de estudo para o recesso, mas tinha em mente que, sozinha não conseguiria nada. O que ela poderia revisar, se no fundo não entendia nada?
Eis que Will surge em um anuncio no mural da biblioteca da cidade. Professor de Inglês particular. Bem, Donna disse que não queria o Professor que Barbie estava indicando, e não que não queria Nenhum professor particular. Ela liga para ele, e de certa forma se impressiona com a voz dele e com a forma como agiu. Tão simples e ao mesmo tempo correto. Por dez libras uma hora e meia? Valeria a pena, afinal de contas? Ela já era péssima, não poderia piorar!
Eis que Will aparece em sua porta para a primeira aula. Ele era uma coisa de louco. Um verdadeiro Universitário bonitão, educado e inteligente. Em menos de meia hora, organizou todas as anotações de Donna, e criou um plano de estudos. Como o próximo trabalho de Donna seria Romeu e Julieta eles resolveram começar por ali. E assim como Julieta, Donna acabou se apaixonando por Will. Seu Romeu...

"-Gostei de Você desde que te conheci - Ele murmurou. Palavras mais lindas do mundo. Quem precisa de Shakespeare?"

Ali Cronin como sempre, me faz ficar surpreendido com o desenvolvimento das suas histórias. Mais uma vez as dúvidas acadêmicas de todo adolescente que está "crescendo" e tem duvidas sobre tudo é um dos pontos principais do livro , claro que envolvendo bastante romance e com conversas bem animadas e um tanto quanto sem papas na língua entre os sete amigos. O que de longe é o que mais amo no estilo. Liberdade de expressão é tudo. 
Donna, para não ser reprovada no ultimo ano, e poder se classificar para concorrer a uma universidade precisa tirar notas maravilhosas em dois cursos avançados, em seu caso, Teatro e Inglês. Obvio que uma atriz genuína como é, a parte do Teatro não seria o problema, mais assim como vimos no livro anterior, Inglês é um buraco negro para Donna. E é exatamente por ai que ela será sugada. Para evitar levar bomba nessa matéria de novo, ela pede socorro a um professor particular. Will. Só que, Will não é apenas inteligente, focado e mais velho... Talvez ... Ele também é bonito, charmoso e encantador. Donna a cada aula que passa se sente mais atraída por ele. Mas por que alguém como ele, universitário... tsc tsc ... vai se interessar por uma colegial burra como ela? Quando se pode ter todas as garotas experientes para ele quando ele bem entender. E é pensando assim que Donna toma o caso como terminado. Will nunca gostaria dela, nunca se interessaria por ela como ela estava sentindo. Acabaria sendo um Hayden na vida - gostaria de dizer que, sim, esse Hayden é realmente um merda, meu Deus, como um personagem pode ser tão cuzão assim? Achei que só o Adam fosse assim, mas errei! - ou seja, despedaçaria seu peito em mil pedaços e ela demoraria muito tempo para voltar ao normal. Então pra que tentar?
Mas eu te digo que não meus queridos, o amor nunca se desiste! Will propõe uma aula ao ar livre e é ai que tudo começa e um lindo amor começa... Pelo menos até que as coisas "estranhas" começam a acontecer!".
Eu realmente me surpreendi com a fluência e desenvolvimento desse livro, assim, já deveria ter me acostumado, pois Ali é sem duvida incrível, mas ainda assim, não posso crer que li o livro todo em 3 dias. Dá pra ver que a história já não é mais uma história para Ali, ela faz parte de si, pois ela conta tudo de uma forma tão incrível e perfeita que faz você querer largar a sua vida e entrar no corpo da personagem. Ela descreve as coisas  com propriedade, seguindo a fluência da série e sem se perder nos acontecimentos anteriores, ou esquecer nenhum ponto importante. Ali não se contenta em dar um ponto final na história de seus personagens, suas vidas continuam abertas e os acontecimentos seguem rolando, mesmo eles não sendo o foco do livro em si. Ela mostra, mesmo que simplificadamente os trajetos que os outros personagens estão tomando. E como vocês já sabem, e eu não escondo, Rich é meu personagem preferido, e torço para todos os deuses que o 5º livro seja sobre ele. A sua história ainda é um ponto de interrogação, e sem duvida é uma das histórias que é mais comentada durante os acontecimentos dos livros, então, Ali, me fala feliz, e traga Rich com detalhes para minha estante!
Donna, uma personagem que até então se mostrou  segura, forte, inteligente, uma garota que não se preocupa com a opinião alheia e está sempre de bem com a vida, se mostra uma garota  que vive com medo de se jogar no amor por conta de seu ultimo relacionamento e que por isso criou uma armadura em volta de seu peito, que tem medo de não conseguir o que quer, e de mudar seu jeito de ser, ou de pensar. E uma coisa: Só eu que não havia visto que Donna sempre foi uma mulata bem dotada? Sei lá, sempre achei que Donna fosse branquinha de cabelos negros e lisos e tal, dai começo a ler esse livro e descubro que ela é mulata e de cabelo afro... tipo amei!
E não sei se pegaram a possível deixa... Mais, o que Donna e Will estavam estudando? Shakespeare, não? e Como é o nome de Shakespeare? William não é? Will remete a algo para vocês? hahahah.
Amei, como sempre, e sou suspeito de dizer qualquer coisa. Não esperava que Will fosse o que era, e confesso que Ali construiu o personagem magnificamente, pois nem passou pela minha cabeça isso dele!
Super indico esse livro, e espero que amem ela assim como eu amo! 
E COMO SEMPRE:

#QUEREMOSRICHNOPRÁXIMOLIVRO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)