6 de janeiro de 2014

Resenha - Eva

Cuidado, contém alguns GRANDES SPOILERS!!!

Nome: Eva
Autor: Anna Carey
Editora: Galera Record
Ano: 2013
ISBN:  9788501092755
Skoob: Livro


Sinopse: "A guerra dos sexos está apenas começando... No futuro, uma praga mortal aniquilou a população da terra. Homens e mulheres seguem segregados. Os meninos são mandados para campos de trabalho forçado. As meninas, para Escolas onde aprendem uma profissão chave na reconstrução mundial. Mas as aparências enganam... E Eva está prestes a descobrir que a verdade pode ser muito mais terrível do que o vírus que varreu seu país. Está prestes a descobrir que seu futuro pode ser mais parecido com a da primeira mulher a levar seu nome..."


***

"Nossa geração terá de se lamentar não apenas pelas palavras e ações odiáveis das pessoas más, mas também pelo espantoso silêncio das pessoas boas"

Há quase 16 anos uma praga contagiou todo o mundo. Com isso 98% da população mundial morreu. As pessoas estavam perdidas, sem rumo, as coisas foram piorando, os recursos foram ficando mais escassos a cada dia e logo a esperança foi morrendo para muitos. Mas então surgiu o Rei, com esperanças e promessas. A Cidade de Areia era o inicio da nova civilização. Situado no meio do deserto, um lugar onde a praga não havia chegado, o Rei começou a construir os pilares da nova sociedade.
Uma sociedade burguesa, cega e hipócrita.
Eva havia sido salva por soldados que estavam recolhendo as pessoas não infectadas. Ela tinha 6 anos na época. Foi levada para as Escolas, famosas por apenas 'ensinarem' meninas. durante mais ou menos 14 anos ela estava estudando rigorosamente - já que era a primeira da classe e a menina mais inteligente e completa que já havia aparecido nas Escolas desde sempre - para que assim que se formasse pudesse aprender um oficio e depois de 4 anos ir morar na Cidade. 
Os muros da escola eram altos, livrando assim as alunas da Praga, dos andarilhos, dos cães selvagens e dos Homens. Sim, nas Escolas, as meninas era instruídas desde sempre a temerem e evitarem os homens. "Perigos de Meninos e Homens" era o nome da matéria. Segundo a matéria, a causa de tudo de ruim que aconteceu ao mundo foi por mérito dos homens. 
"É quando eles estão isolados, encorajados apenas pela violência uns dos outros, que os homens são mais perigosos". Também passavam por médicos constantemente, tomavam muitas e muitas pilulas, de vitaminas e etc, e mantinham uma dieta saudável e equilibrada... Parecia tudo perfeito, mas sempre há algo escuro por dentre a realidade.
No dia da formatura,antes do dia em que se iniciava a escolha do oficio, Eva percebeu que Arden estava muito quieta, e em certo momento havia até mesmo desaparecido. Ela disse a sua melhor amiga, Pip, que iria atrás dela para impedir que ela acabasse com o dia mais especial de sua vida com armaçõezinhas bobas. Eva havia ganhado a medalha da Conquista, por toda a sua excelência acadêmica, e houve boatos de que o próprio Rei viria pessoalmente para o discurso de formatura no dia seguinte, que seria feito por ela. Ela não podia deixar que Arden acabasse com tudo. Quando se deparou com Arden escondida num arbusto perto do portão, vestida com as roupas dos soldados, Eva teve uma surpresa. Arden lhe disse que iria fugir, que não havia oficio, e que na verdade elas seriam parideiras.
Na deixa que conseguiu, Arden finalmente fugiu, deixando Eva nocauteada com a Verdade, ela tinha tudo para não acreditar em Arden, já que ela não era flor que se cheirasse, mas a curiosidade era maior, e durante a noite, sem falar com ninguém, nem mesmo com suas amigas, Eva saiu do prédio e atravessou - com muita dificuldade - o lago que havia ali, que dividia a Escola do prédio onde se aprendia um oficio... E então a verdade se tornou clara quando por uma janela suja e pequena, Eva reconheceu uma antiga formanda, amarrada em uma cama, em uma quarto cinza, com uma barriga gigantesca, gritando de dor. Á sua volta, mais e mais garotas estavam amarradas, com suas barrigas gigantes... Parideiras. Esse era o oficio de todas as garotas, inclusive de Eva... SQN!

"- O que quer que esteja planejando, não vai funcionar.

- E o que é que eu estou planejando? Sério, eu adoraria ouvir.
- Você quer ter relações sexuais comigo!"
Não ia ler nenhum outro livro nesse fim de ano, mas minha cabeça estava um caco então decidi ler pra espairecer, e nunca me senti tão orgulhosos da minha decisão. Um distopia totalmente incrível, situado em um mundo caótico, morto e sem muitas esperanças. Meninas são criadas para parir novas crianças e povoar a terra, meninos, homens e o resto são levados para os campos de trabalho, para produzir de um tudo. uma rotina cansativa, pesada e não remunerada. Temos também algo que não pode faltar, um líder, que á custa de todo um resto de sociedade cresceu e ganhou poder. 
Eva consegue fugir da escola - sem contar a ninguém - graças á uma professora. Ela atravessou o muro, numa passagem escondida, e saiu floresta á fora. Ainda não entendi por que a professora fez isso, mais isso é o de menos. A autora destroça toda uma sociedade e cria tudo de novo sem esquecer dos destroços! Eva se vê andando em direção á Califia, segundo a placa que diz 80. Não há comida, água nem mesmo abrigo. As ruas estão repletas de relva, as casas estão abandonadas e tudo parece perigoso e mortal. Ela foi ensinada a nunca sair dos muros da escola, então imaginem o quão perdida e amedrontada ela está! Em certo ponto de sua jornada ela se depara com 4 homens, os primeiros que ela já viu em toda a sua vida, grandes, musculosos e sem camisa . Seu medo era de outro mundo, como se na sua frente estivesse a prova de que sim, ET's existem. É muito engraçado a descrição e o medo que ela presencia.
Segundo sua professora, Califia seria o único lugar onde Eva encontraria abrigo e segurança. O difícil seria chegar lá. Quando ela já está perdendo as esperanças, sem comida, sem água e sem nenhum abrigo, Eva encontra Arden, a última pessoa que imaginava encontrar. Mas não para por ai, ela também acaba conhecendo Caleb, logo após de ser salva por ele do ataque de uma mãe ursa gigantesca. Eis então que as coisas melhoram e pioram ao mesmo tempo. Caleb e seus Dreads são confiáveis, as duas estavam sem comida alguma e ele as convida para ir até seu acampamento e comer, antes de seguirem de volta á rota de Califia, mas logo as tropas os encontram e uma perseguição começa. E nesse exato momento Eva descobre que ela estava sendo caçada. Ela pertencia ao Rei. Ele a queria. E não desistiria de por suas mãos nela.

"... Pip, Ruby e eu nos sentávamos, ouvindo a fita cassete proibida da Madonna, que estava escondida atrás de Arte americana: uma história cultural."

É difícil achar uma distopia que não seja um tanto quanto melancólica, ao estilo "oh,o mundo acabou, o que vou fazer!" mas essa é bem diferente, lógico temos cenas assim, mas acho incrível a forma como a autora acabou com tudo e criou uma sociedade que desconhece o que é uma TV, o que é Walmart ou até mesmo McDonald's. Caçar é a unica forma de conseguir comida e casas já não são mais seguras. Doces, refrigerantes, cervejas e outras 'iguarias' são impossíveis de se achar, a não ser que haja um Pilhagem. E também, de certa forma é engraçado ver a forma como as pessoas pensam em situações distópicas. Como agem, como sobrevivem. Sem dizer nessa coisa do poder. A forma como a fragilidade faz com que um carrasco vire um líder é de se questionar. A população fica cega de tal forma que o errado acaba se tornando aceitável, como no Em Chamas, que enquanto toda uma populações passam fome, os ricos bebem líquidos para vomitar, para que dessa forma possam comer de tudo.
É interessante e triste ver a realidade desse novo mundo "pós praga". A autora fez um trabalho maravilhoso. de deixar você com água na boca para o próximo! Mais já deixo claro. O final é merecedor de uma bicuda na cara dela. Por que por favor, que porra é essa? What a fuck is this shit bitch? #Desnececyrus viu.
Acho que pra esse novo ano que entra, Eva seria um bom começo de leitura! Um livro incrível, assim como a capa! Tentei não falar de coisas essenciais pra deixar vocês com água na boca por esse livro, e vão por mim, ele é incrível!

2 comentários:

  1. Eu estava muito ansiosa com essa leitura e a achei muito válida. Gostei do modo como a autora inseriu os personagens e destacou os fatos mais importantes. Adorei a sua resenha. Parabéns pela leitura. Beijos, Fê - Segredos em Livros.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)