29 de setembro de 2014

Resenha - Eu e Você

Cuidado, pode haver Spoilers!!!

Livro: "Eu e Você"
Autor: Ali Cronin
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765428
Ano: 2014
Páginas: 336
Skoob: Livro
Estrelas: XXXX


Sinopse: "Um ano se passou desde esse início de Garota Ama Garoto, e Sarah está mais madura e experiente. Disposta a superar o passado, ela voltou a namorar seu melhor amigo, Ollie. Porém, por mais que o relacionamento pareça ótimo, Sarah está atordoada, cheia de dilemas e questionamentos. Depois que seu pai perde o emprego, Sarah tem de abrir mão das últimas férias de verão antes do começo da faculdade, para ajudar com as despesas da família. Enquanto lida com as mudanças em casa, a expectativa pelas notas finais e a impossibilidade financeira de ir para a Grécia com os amigos, Sarah torna-se próxima de Jackson, seu colega do trabalho na livraria. Os dois descobrem que têm muito em comum, e essa amizade confunde ainda mais a garota. Afinal, será Ollie realmente o amor da vida dela? E como ficarão as coisas quando os dois forem para a faculdade? Sarah precisa descobrir um jeito de lidar com todas as inseguranças, sem esquecer dos seus amigos do coração."

***
"Livros eram meus amigos. Eu era careta na vida real porque podia ter uma vida assustadora e cheia de riscos através dos personagens dos meus livros."

Talvez eu seja a pessoa mais suspeita do mundo para falar sobre esse livro, sobre essa serie e principalmente sobre essa autora. Mas eu peço. Leiam essa resenha.
Não posso expressar a minha felicidade e a minha tristeza – sentimentos que neste momento estão juntos, abraçados e se negam a sair de mim – em ter a oportunidade de resenhar esse livro. “Eu e Você” com toda certeza foi o melhor livro da série.
Nesse volume, resumidamente, é a hora do vamos ver, as provas já se foram, nossa turma preferida se encontra em férias, e faltam poucas semanas para o divulgamento do resultado final, que irá decidir o futuro de cada um, já que as notas das provas são fundamentais para o ingresso deles na universidade. Ashley vai cursar cinema, Donna vai cursar artes cênicas, Ollie será nosso musico, Jack fará ciência dos esportes, Cass direito e Sarah historia da Arte – uma matéria que eu venho tendo esse semestre, e de verdade, tenho amado do fundo da minha alma!
Mas eis que os problemas aparecem. O Pai de Sarah perde o emprego, e vê sua vida levar um giro de 360 graus. Em poucas páginas vemos o mundo de Sarah entrar em um íngreme declínio. Agora ela vai precisar começar a trabalhar, seu irmão não vai mais poder viajar com a escola, e possivelmente a casa terá que ser vendida. Para melhorar ainda a situação, Sarah arruma um emprego em uma livraria, e se vê atraída – ou confusa, para descrever melhor – por Jackson, mas Abby está ali para acabar com o restinho do emocional dela. Ollie nessa história toda é quem mais sofre, pois Sarah se encontra tão perdida, que já nem sabe mais se o ama. Daí você mistura tudo isso que eu disse, com um pouco de tensão pré-mudança para a universidade, e pronto, temos uma trama perfeita para encerrar os trabalhos!

***
"- Vou para Manchester, Ols. Você sabe disso, não sabe?
- Sei. É a decisão certa.
- Está falando sério?
- Estou.
- Eu te amo muito. Também sabe disso, não sabe?
- Sei, mas devo dizer que é bem provável que você me ame tanto quanto eu te amo... Porque eu te amo. Eu te amo, Sarah Millar."

Cronin se superar em todos os sentidos. Meu receio de inicio foi que este último volume acabasse sendo tão “chatinho” quanto o primeiro, que também foi narrado por Sarah. Mas não, ela nos surpreendeu com uma Sarah mais adulta, que sabe o que quer – mesmo sem parecer - e que de imatura e chata não tem nada.  A autora nos transporta de novo á Brighton, onde os adolescentes sabem festejar, sabem amar, transar, brigar, onde cada adolescente – já aspirante á adulto - sabe viver a vida da forma certa.
Traz de volta Cass, e seu grande fardo, Adam. Rich, que não ganhou um livro, para a nossa decepção, e seus sumiços estranhos, Jack e o seu primeiro amor, Hanna, e muitos outros personagens que aparecem meio que só para dar tchau.
Sarah passa a trabalhar para ajudar nas despesas da universidade, e no trabalho conhece Jackson, que assim como ela pretende ir para a mesma universidade, ou seja, Manchester. Sarah acaba se identificando muito com ele, já que ambos amam escrever. Jackie a convida para participar de um grupo de escritores, começa a conversar mais com ela, e em certo ponto fica óbvio o interesse dele. E é ai que Abby entra. Ela volta de férias colocando fogo no sonho de verão da Sarah. Abby é o tipo de garota que se esfrega nas pessoas para se mostrar, ou marcar território. E ela faz isso com o Jackson.
Nesse emaranhado de histórias e possíveis conclusões, Cass passa por maus bocados depois de descobrir que Adam vai ser pai. Não, não é dela. Mas ela meio que passa a ter uma crise existencial, se perguntando o por que não foi com ela, e blá blá blá, sabe, aquelas crises de quem acabou de terminar com um relacionamento de 4 anos? Então, isso mesmo. E de certo modo, nós passamos a odiar ela no meio do livro - assim como aconteceu no livro anterior – pois, pelo menos eu, absorvi e muito a tristeza da Sarah em relação á situação financeira do pai, e todo o resto do vendaval que varreu a vida dela, e Cass passa a ter ações tão estúpidas e egoístas que nós paramos e pensamos: “Meu, morre um pouquinho só, Cass!!!”.
Se preparem para muita tristeza durante o livro. Mas em compensação se preparem para um fim de tirar o chapéu. Nunca pensei que amaria tanto a Grécia desse jeito. Para mim, lá agora é o local do encontro. Onde você pode cruzar com o destino e encontrar o grande amor da sua vida. Cronin nos presenteou com um final feliz perfeito.  Tudo bem que esse é apenas o começo, mas para nós, meros leitores, esse é o fim. Rich ganha um fim maravilhoso, e um tanto quanto inesperado, meio que compensando o fato de ele não ter ganhado um livro só dele.
Por mais que eu tente, não consigo parar de lembrar do Skins. É tudo tão semelhante, e louco, e inglês, sabe? Vale lembrar que a primeira dramatização literária da serie foi ela quem escreveu. E essa serie se parece tanto que eu meio que fico nostálgico.
Agradeço e muito o dia em que eu decidi comprar e ler os dois primeiros volumes. Uma serie que sem duvida eu vou levar para o resto da minha vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)