27 de outubro de 2014

Resenha - Mar da Tranquilidade

Cuidado, pode haver Spoilers!!!

Livro: "Mar da Tranquilidade"
Autor: Katja Millay
Editora: Arqueiro
ISBN: 
9788580413250
Ano: 2014
Páginas: 368
Skoob: Livro
Estrelas: 3



Sinopse: Nastya Kashnikov foi privada daquilo que mais amava e perdeu sua voz e a própria identidade. Agora, dois anos e meio depois, ela se muda para outra cidade, determinada a manter seu passado em segredo e a não deixar ninguém se aproximar. Mas seus planos vão por água abaixo quando encontra um garoto que parece tão antissocial quanto ela. É como se Josh Bennett tivesse um campo de força ao seu redor. Ninguém se aproxima dele, e isso faz com que Nastya fique intrigada, inexplicavelmente atraída por ele.
A história de Josh não é segredo para ninguém. Todas as pessoas que ele amou foram arrancadas prematuramente de sua vida. Agora, aos 17 anos, não restou ninguém. Quando o seu nome é sinônimo de morte, é natural que todos o deixem em paz. Todos menos seu melhor amigo e Nastya, que aos poucos vai se introduzindo em todos os aspectos de sua vida.
À medida que a inegável atração entre os dois fica mais forte, Josh começa a questionar se algum dia descobrirá os segredos que Nastya esconde – ou se é isso mesmo que ele quer.
Eleito um dos melhores livros de 2013 pelo School Library Journal, Mar da Tranquilidade é uma história rica e intensa, construída de forma magistral. Seus personagens parecem saltar do papel e, assim como na vida, ninguém é o que aparenta à primeira vista. Um livro bonito e poético sobre companheirismo, amizade e o milagre das segundas chances."

***

“Até que morrer não é tão ruim assim depois que já aconteceu uma vez. Eu já morri. Não tenho mais medo da morte. Tenho medo de todo o resto.”

Katja Millay é a dona do livro “Mar da Traquilidade”, formou-se em cinema e televisão pela Tisch School of the Arts da Universidade de Nova York e já trabalhou como produtora de televisão e Professora de estudos de cinema e de roteiro. Seu romance de estreia era um receptor de Alex Award da American Library Association e foi nomeado um dos melhores livros de 2013 pela School Library Journal. Ela atualmente reside na Flórida com sua família. E é sobre essa belezura que eu irei falar agora.
Nastya está se preparando para seu primeiro dia de aula em uma cidade nova. Ela se mudou, largou seus pais e foi morar com sua tia, Margot. Em uma sexta feira, ela decide ir até a secretaria da escola com sua tia,para resolver alguns detalhes sobre a mudança de escola e sua grade curricular. Sua tia já havia se organizado e até mesmo marcou uma reunião com o diretor, para tratar de assuntos referentes á Nastya e seu passado. Observando as pessoas na secretaria, ela se depara com Drew, aquele tipo de garoto que tem o que quer, na hora que quer, de quem quiser. Não acontece um “amor á primeira vista”, mas Drew a faz rir.
Nos deparamos também com a vida de Josh. Um cara discreto, solitário, que vive com seu avô – depois da perda de sua família, um atrás do outro -, o restinho de família que lhe sobrou. Josh é apaixonado por carpintaria, e essa é a única aula onde ele se sente á vontade. Ninguém o perturba, o professor já o conhece e seu lugar está sempre ali, á sua espera.
Quando Nastya avista Josh – ela toda naquele estilo “garota da vida” de ser -, sempre solitário e calado, ela acaba sendo atraída para o mundinho dele – ela acha incrível a forma como todos respeitam e ignoram ao mesmo tempo Josh - e através de Drew o melhor – e único - amigo de Josh eles começam a se aproximar. No início todos pensam que Drew e Nastya têm um caso e eles não fazem nada para desmentir, mas logo depois Nastya começa uma amizade com Josh e ambos não se dão conta de como estão se apaixonando...

"Nem todos têm uma vida tão fácil. Algumas pessoas têm problemas e você precisa aprender a se colocar no lugar do outro, em vez de julgar."

Confesso logo de cara que a leitura de inicio é cansativa. A demora em revelar os segredos, para que dessa forma haja um entendimento melhor da situação, talvez seja o que mais cansa. Não vou contar o que acontece, mas Nasty tem um passado muito triste. Tão triste que por conta disso ela parou de falar em público. O que me prendeu de verdade em toda a história foi isso, uma personagem principal que não fala!
Com Josh acontece o mesmo. Só que ao invés de não falar ele acaba criando um campo de força em sua volta, e impede que qualquer um se aproxime. Uma escrita boa, bem engraçada. Se você gosta de ironia e comentários ácidos, seja bem vindo. Mas ao mesmo tempo muito triste, sentimental e um tanto quanto deprimida.
A autora sabe a medida certa entre uma escrita leve e agradável e uma outra nem tanto, tornando certas partes impossíveis de se largar o livro. Temos capítulos narrados hora por Nstya, hora por Josh, mostrando uma percepção de mundo diferenciada mas que de certa forma, se parecem.

“E se meu mar da tranquilidade fosse de verdade, seria este lugar aqui, com ele.”

Um livro muito, muito legal, que vai te prender do inicio ao fim. Os dilemas e tristezas de Nastya irão te consumir de uma forma, que vai parecer que aconteceu com você! Leiam e se percam em todo esse mar de tranquilidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)