29 de novembro de 2014

Black Friday - Tudo pela metade do dobro!


No fundo eu não sei se a culpa é minha, ou se a culpa é dos sites de venda.
Seria minha culpa no sentido de ter quase todos os itens – livros – que realmente estão em promoção. Mas isso não vem ao caso. A verdade é que, Black Friday no Brasil, é pura enganação.
Algumas coisas sim valem a pena comprar e estão realmente em promoção, mas a maioria é tudo balela. Para se ter certeza disso, você teria que acompanhar todos os itens que você quer comprar durante um mês, para saber qual é o seu verdadeiro preço, e por quanto está  sendo vendido no dia em questão. Eu por exemplo fiz isso com vários livros e CDs. Na Quinta-feira (27) os preços estavam divinos. Tudo estava barato, com descontos de verdade. Passou da meia noite virou oba oba. Tudo subiu de preço, estava impossível comprar. O Site em questão dizia que o seu produto estava esgotado, o que era mentira, os preços mudavam coisa de 20 reais em questão de minutos e assim foi.
A verdade é que isso, essa brincadeira toda de queima de estoque, acontece de verdade lá fora. Aqui é só um “feriado” de vendas. Uma data comemorativa para se gastar o que puder, com promessa de descontos progressivos. Não tiro toda a veracidade do Dia já que eu mesmo comprei 3 produtos ótimos por preços baixíssimos, mas isso é raro. Normalmente o que acontece é o que esta sendo ilustrado nesta charge ai em cima. Acontece uma superexposição do valor para se dar á entender que ele está em promoção, e no fim, você acaba pagando o preço normal dele.
Para quem não conhece, a Black Friday é uma data que antecede o inicio dos preparativos para o Natal e precede o dia de Ação de Graças. Usado normalmente para limpar os estoques das lojas para que novos produtos possam entrar para as vendas de Natal.
Um ponto especial para se tocar é: Não queremos livros de auto-ajuda, nem infantis e muito menos de colorir! Queremos livros da Galera Record, da Rocco, da Companhia das Letras, com preços realmente bons, e não com 4 reais de desconto. Queremos lançamentos, pré-vendas e até mesmo series antigas – HARRY POTTER – com preços bons. Não queremos CDs de novelas da Globo, ou hinos de adoração do pastor Ciclano da Silava, queremos o CD novo da Taylor, da Gaga, da Jessie J. Queremos a Ariana Grande cantando no nosso Natal. Nada de Padre Marcelo, Padre Fábio de Melo ou Roberto Carlos. Queremos Disclosure, The Pretty Reckless, Banda do Mar e Tiago Iorc. Não aguentamos mais os livrinhos da Peppa Pig – que queria ter duas... – Queremos nossos tributos, nosso bruxo preferido, nossos corredores e nossos romances juvenis tão maravilhosos.
Obs.: A Rihanna não ia Lançar algo ontem?
Lojas, Sites e afins, aprendam que, a Black Friday não é para vender somente aquilo que ninguém quer comprar normalmente. Ela serve para vender aquilo que todos querem, mas acham caro. Fica a dica – Submarino – para o ano que vem! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)