24 de novembro de 2014

Resenha - A Esperança Part. 1 (Filme)

Cuidado, pode haver Spoilers!!!

Nome: Jogos Vorazes: A Esperança - Part 1
Dirigido por: Francis Lawrence 
Duração: 2h 3min.
Elenco: Jeniffer Lawrence, Josh HutchersonLiam Hemsworth, Woody Harrelson,  Elizabeth Banks, Julianne Moore, Philip Seymour Hoffman entre outros. 
Distribuidora: Paris Filmes.

Sinopse: "Após ser resgatada do Massacre Quaternário pela resistência ao governo tirânico do presidente Snow (Donald Sutherland), Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) está abalada. Temerosa e sem confiança, ela agora vive no Distrito 13 ao lado da mãe (Paula Malcomson) e da irmã, Prim (Willow Shields). A presidente Alma Coin (Julianne Moore) e Plutarch Heavensbee (Philip Seymour Hoffman) querem que Katniss assuma o papel do tordo, o símbolo que a resistência precisa para mobilizar a população. Após uma certa relutância, Katniss aceita a proposta desde que a resistência se comprometa a resgatar Peeta Mellark (Josh Hutcherson) e os demais Vitoriosos, mantidos prisioneiros pela Capital."

***

“I have a message to the President Snow... IF WE BURN, YOU BURN WITH US!”

Creio que antes de mais nada, como me foi ensinado,  devemos reservar um curto espaço para a autora dessa série maravilhosa. Suzanne Collins é natural de Hartford, Connecticut. Escritora e roteirista de ficção científica e literatura infanto-juvenil americana, estudou na Escola do Alabama e tirou curso de drama e telecomunicações na Indiana University. Trabalhou por um bom tempo em programas infantis na Nickelodeon e em 2009 anunciou a publicação do seu maior sucesso. “The Hunger Games” saiu das páginas dos livros e virou filme em 2012, ganhando a cada dia mais fãs e audiência. E é do terceiro filme que falaremos hoje. Preparados?
Logo após o desfecho desesperador de “Em Chamas”, onde Katniss destrói o domo de simulação, somos transferidos diretamente para o Distrito 13, que até então havia sido destruído pela Capital. Mas mal sabiam eles, que, nos subterrâneo a vida do Distrito ainda continuava firme e forte e uma resistência se erguia. Junto com eles, 915 refugiados do Distrito 12 – que foi bombardeado e destruído – dividem as instalações. De 10 mil pessoas, apenas 915 conseguiram escapar. O resto foi morto, como exemplo para os outros Distritos.
Qualquer tipo de rebeldia, ou apoio á causa é tratado como crime, e a punição era a morte, para que servisse de exemplo para os outros. A Capital era o coração, e os distritos eram os órgãos responsáveis pela circulação do sangue, e em troca lhes era oferecido segurança e ordem.
Katniss ainda em recuperação já é incumbida de uma missão. Ser o Tordo, ser o rosto que estampará a campanha de revolução do Distrito 13. Eles fariam com que os outros Distritos decidissem se levantar. Lutar. Correr atrás de sua liberdade. Mas as coisas não são tão simples assim. Querendo ou não, a Capital é forte. Tem recursos, e agora tem um aliado forte ao seu lado. Peeta.
Senhoras e Senhores, bem vindos ao terceiro filme da saga Jogos Vorazes. Que a sorte esteja com vocês!

“- Mais alguma exigência?
- A Prim fica com a gata!”

Para inicio de conversa, uma dica: fiquem até depois dos créditos e vejam o Tordo se libertar. Vale a pena!
Minha impressão a respeito do filme foi a seguinte: Se pareceu muito com a primeira parte do último filme do Harry Potter. Porque? Por que em si não tem muita ação. Nos é passado um visão geral do que Panem está se tornando. O inicio das rebeliões. Nota-se muito mais a importância da propaganda. O filme em si é isso. Ele ilustra de forma concisa a importância da publicidade e da propagando para atrair o público para certo tipo de ideologia. Eles se apaixonaram pela Katniss que agia com o coração, com sentimento. A garota com cara de criança, sem maquiagem, suja e cansada, mostrando seu eu verdadeiro. E é isso que o Distrito 13 tenta fazer. Tocar os outros Distritos, acordá-los para a guerra a partir desses vídeos/comerciais gravados. Vemos uma serie de ataques e contra ataques. Peeta agora sobre o controle da Capital e sem saber o que esta acontecendo de verdade, tenta apaziguar os conflitos, mas não adianta. Eles estão decididos a ter uma guerra. Eles querem uma revolução.
Com isso muita gente morrerá. Se sacrificará, mas é tudo por uma boa causa. Não é?!
Creio que um ponto muito importante do filme, que é perfeito em todos os sentidos, é a cena final. Onde a Coin faz seu discurso de vitória ao salvar os tributos de Panem. Uma dica, algo que é dito do coração, não tem roteiro. Acho que a palhaçada começa nesse ponto. Então fiquem espertos.
Acho que me satisfiz tanto com esse filme que nem sei se queria algo a mais. Teve ação, mortes, risadas, cenas muito, muito tensas e emocionante. Acho que Francis acertou em cheio – assim como fez com os outros dois filmes. Você não consegue tirar o olho da tela, você vibra com a Katniss, se arrepia com o que ela faz, você ri, chora, chinga, pula... Uma das melhores estreias do ano. Sem duvida faz jus ao sucesso.
Como uma professora minha disse, "Somente com a guerra a paz é encontrada".
Um filme mais intimista, que nos insere nas dores dos personagens. Nos aproxima de certa foram a cada um deles. Jennifer Lawrence nos surpreende ao cantar a musica “The hanging tree”, é um misto de graça e emoção. Vibrei quando os trabalhadores foram estourar a represa contando essa musica...

“Você vem, você vem
Para a arvore
Onde enforcaram um homem diz matou três
Coisas estranhas aconteceram aqui
Mas não estranho seria
Se nos encontrássemos à meia-noite na árvore-forca...”

Não quero dar muitos spoilers, mas o meu conselho é o seguinte: CORRE PARA O CINEMA, COMPRA O INGRESSO, PEGA O POSTER, COMPRA O COPO PROMOCIONLA, VAI NO BANHEIRO ANTES PARA NÃO SAIR NO MEIO DO FILME E SEGURA A JULIANA PORQUE ELA VAI DESMAIAR!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)