3 de novembro de 2014

Resenha - Nosferatu

Cuidado, pode haver Spoilers!!!

Livro: "Nosferatu"
Autor: Joe Hill
Editora: Arqueiro
ISBN: 
9788580412970
Ano: 2014
Páginas: 624
Skoob: Livro
Estrelas: 5


Sinopse: "Victoria McQueen tem um misterioso dom: por meio de uma ponte no bosque perto de sua casa, ela consegue chegar de bicicleta a qualquer lugar no mundo e encontrar coisas perdidas. Vic mantém segredo sobre essa sua estranha capacidade, pois sabe que ninguém acreditaria. Ela própria não entende muito bem. 
Charles Talent Manx também tem um dom especial. Seu Rolls-Royce lhe permite levar crianças para passear por vias ocultas que conduzem a um tenebroso parque de diversões: a Terra do Natal. A viagem pela autoestrada da perversa imaginação de Charlie transforma seus preciosos passageiros, deixando-os tão aterrorizantes quanto seu aparente benfeitor. 
E chega então o dia em que Vic sai atrás de encrenca... e acaba encontrando Charlie. 
Mas isso faz muito tempo e Vic, a única criança que já conseguiu escapar, agora é uma adulta que tenta desesperadamente esquecer o que passou. Porém, Charlie Manx só vai descansar quando tiver conseguido se vingar. E ele está atrás de algo muito especial para Vic. 
Perturbador, fascinante e repleto de reviravoltas carregadas de emoção, a obra-prima fantasmagórica e cruelmente brincalhona de Hill é uma viagem alucinante ao mundo do terror."

***

"O que é bom continua bom para sempre, por mais maltratado que seja."

Nosferatu é mais um grande sucesso do escritor de ficção mais amado do momento, ou seja, Joseph Hillstrom King, mais conhecido como Joe Hill. Nascido em Hermon, Maine no dia 3 de junho de 1972, Hill é um escritor estadunidense de livros do gênero de ficção. Filho grande Stephen King, seu nome foi escolhido como uma forma de homenagem ao anarquista sueco Joe Hill. Alguns dizem que o começo de sua fama no Brasil, foi com o lançamento de “A estrada da Noite” em 2007. “Horns” no Brasil conhecido como “O Pacto”, está nas telonas de todo o mundo, fazendo sucesso, e como dizem, desfigurando a imagem de Harry Potter na vida de Daniel.
Victoria McQueen é uma garotinha linda, que possui um dom muito especial. Ela pode se “transportar” para qualquer lugar do mundo usando apenas a sua mente – crindo uma espécie de ponte, ponte essa criada a partir de sua imaginação, um tanto quanto fértil, que a possibilita chegar á qualquer lugar. Mas vale lembrar que, se ela tem esse dom, outra pessoas também podem ter outros dons, não é verdade? Sim, mas ao contrario de Victoria, nem todas as outras pessoas que possuem dons especiais são boas. Tudo começou para Victoria quando ela estava com 8 anos, e ganhou de presente uma bicicleta – muito diferente de todas as outras! Victória acabou ouvindo sem querer uma discussão entre seus pais – eles brigavam por causa de uma pulseira que havia sumido – Com isso Vic decide sair, e procurar essa pulseira. Ela se embrenha por um Bosque, e do nada, ela entra por um “atalho” e sai exatamente onde a pulseira está... Perdida, sem entender nada de seu dom, Vic deseja encontrar alguém que pudesse explicar o que estava acontecendo, ela acabou encontrando uma bibliotecária,  Margareth Leigh, que tinha um dom semelhante ao dela, porém, ela usava um Caça palavra como “portal”, ao invez de uma bicicleta...
Certo dia, Victoria – louca por uma aventura, ou problemas – atravessa a ponte, e a partir desse momento sua vida muda completamente. Assim como a vida de todos á sua volta.

"Queria encontrar alguém capaz de explicar, de dar sentido a uma ponte que só existia quando era necessária e que sempre a levava para onde ela precisava ir.".

Hill, finalmente mostra de quem é filho. Nos envolve em uma trama maravilhosa, misturando um pouco de terror aqui, fantasia ali e o mais importante, realidade. Joe Hill esbanja um tipo de fantasia tão real que é como se pudéssemos tocá-la.
Basicamente – afinal estamos falando de 624 paginas, lógico, muitas coisas irão faltar – o autor cria um personagem maravilhosamente assustador. Charlie Manx. Ele também tem um dom oculto: um carro que lhe permite levar crianças a Terra do Natal, um lugar horrível onde é Natal todo dia.

"O que você daria para passar a vida inteira em um lugar onde todas as manhãs fossem de Natal?"

Mas as crianças que vão pra lá nunca mais são as mesmas. As crianças que vão para lá mudam completamente. Elas acabaram se tornando tão assustadoras quanto o próprio Charlie. Ninguém nunca consegue. Mas Vic não é qualquer criança. Ele a captura e ela conseguir fugir por um triz, mas leva consigo muitas lembranças terríveis daquele lugar. No entanto, diferente de Vic, Charlie não queria perder essas memórias, pois ele só descansaria depois que conseguisse se vingar da única garota que havia escapado de sua Terra do Natal.
E é justamente quando Vic começa a tentar levar uma vida normal depois de anos entre clínicas psiquiátricas e reabilitações para viciados em álcool, que Charlie Manx volta para sua vida com promessas tenebrosas para o seu futuro. Charlie quer vingança. Quer levar o filho de Victoria, Wayne para dar uma voltinha no seu carro maligno....
Creio que quando vi a capa deste livro, nunca, repito, nunca havia imaginado uma história assim. Tão envolvente e monstruosamente bem pensada. Hill nos presenteia com personagens cheios de falhas, imperfeições, com muitos problemas e erros para dar e vender. Ou seja, são humanos, humanos com dons especiais, que durante a trama criam uma empatia com o leitor, em uma eterna tentativa de superar as dificuldades, e encontrar a redenção. Uma história onde nem mesmo a imaginação mais fértil, mais aberta conseguiria chegar perto da perfeição escrita por Hill.
Se preparem para um terror sem fim. Muita violência, sem dó nem piedade. Ao decidir o destino de cada personagem, o autor nem se quer pensou no emocional dos leitores. Uma crueldade que vai encher seus olhos de lágrimas, e sua boca com um gostinho de quero muito mais.
Não deixe o tamanho do livro te assustar, pois o conteúdo já faz isso por conta própria. Joe Hill, parabéns, o senhor é destruidor!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)