19 de janeiro de 2015

Resenha - A Escolhida

Cuidado, pode haver Spoilers!!!
Livro: "A Escolhida"
Autor: Lois Lowry
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580413472
Ano: 2014
Páginas: 192
Skoob: Livro
Estrelas: 5

Sinopse: "Kira, uma órfã de perna torta, vive em um mundo onde os fracos são deixados de lado. A partir do momento da morte de sua mãe, ela teme por seu futuro até que é perdoada pelo Conselho de Guardiões. A razão é que Kira tem um dom: seus dedos possuem a habilidade de bordar de forma extraordinária. 
Ela supera a habilidade de sua mãe, e lhe cabe a tarefa que nenhum outro membro da comunidade pode fazer. Enquanto seu talento a mantêm viva e traz certos privilégios, ela percebe que está rodeada de mistérios e segredos, mas ninguém deve saber sua intenção de descobrir a verdade sobre o mundo."


***

“- Presente é quando você dá algo especial para alguém por que se importa com a pessoa. Algo que ela vai guardar com carinho. Isso é um presente.”

Responsável por mais de 30 títulos e uma autobiografia, Lois Lowry Lois, nascida em Ann Hammersberg Noa no ano de 1937, é a dona da vez. Ganhadora de diversas premiações e famosa por suas contribuições no ramo infantil, Lowry é conhecida por escrever sobre assuntos difíceis e delicados – até mesmo em suas obras para as crianças.
Explorando questões complexas e problemáticas como o racismo, doenças terminais, morte e afins, a autora também explorou temas muito frágeis e controversos – que chegam a questionar as autoridades -, que é o caso da série “The giver”, que de certo modo entrou e não entrou no gosto dos americanos. Em certas escolas faz parte do currículo escolar, uma leitura necessária e importante, enquanto em outras é completamente abominado. E é exatamente sobre essa serie que falaremos agora. Pois minha mão está coçando para dividir o meu encantamento!!!
Kira logo de cara perde sua mãe – por conta de uma doença devastadora - e passa 4 dias no Campo, velando sua alma. Ao voltar ao seu povoado encontra sua casa totalmente queimada – o que já era esperado, pois quando o caso é de doença contagiosa, essa é a norma padrão, queimar tudo antes que se espalhe – e seu futuro mais negro que nunca.
Órfa de pai e agora de mãe, e com uma perna defeituosa, o que será de sua vida? Kira ainda é uma duas silabas, jovem, e com toda certeza não se casará, pois nenhum cônjuge a escolheria por conta de seu defeito. Seu trabalho é limitado, já que suas pernas não ajudam muito, e ainda por cima ela não tinha mais casa.
Seu intuito é o de levantar a cabeça, refazer sua casa, e trabalhar para se sustentar. Sua mãe, que sempre a protegia – até mesmo quando o conselho a tentou levar para o campo, por ser defeituosa – vivia dizendo que sua dor a deixava forte, e era isso que Kira iria fazer. Mas Vandara nunca deixaria que isso acontecesse.
Em seu povoado as brigas, a inveja e a vontade de subir na vida eram gigantes. Vandara pôs em sua mente que o local onde Kira morava com sua mãe, deveria ser dado à aldeia para virar um “chiqueiro” para por as crianças e as galinhas, independente se aquele era ou não o terreno de Kira. Ela não desistiria tão cedo disso, chegou ao ponto em que o próprio conselho foi acionado, e uma audiência marcada. A pergunta que fica é, Vandara conseguiu o espaço que era de Kira? E Kira? Seu fim estará no Campo mesmo?

“Em meio a penumbra, ela observou o cego, o menino desertor e o cão de rabo torto se afastarem pele trilha. Quando já não podia mais vê-los, dirigiu-se ao que o futuro lhe reservava.”

Já comecei o livro com um pezinho atrás. Me disseram que o livro não era legal, e que seria uma perda de tempo... Mas mesmo assim eu fui. Eu gostei tanto do primeiro volume, que achei difícil esse sair tanto do rumo. E o que eu encontrei?
Encontrei uma história linda, com personagens incríveis.
Comecemos por Kira, que é a principal. Perde o pai ainda neném, perde a mãe quando tem duas silabas e de quebra perde a casa também. Seu dom está nos dedos, mas ninguém vê isso, prestam apenas a atenção em sua perna defeituosa. Vandara consegue tirar a sua casa, o seu terreno e seu pequeno jardim, mas o que espera por ela é muito melhor. Kira acaba perdendo sua casa de barro, e suas coisas simples, para ganhar um quarto bem maior que a sua casa, com banheiro, banheira, água corrente e um trabalho. Ela agora era a bordadeira da túnica usada pelo Cantor. Seus dedos, como se por mágica, bordam nós que nem mesmo sua mãe, muito experiente, saberia bordar. Assim como Thomas, o Entalhador, que desde cedo fazia desenhos complexos e lindos em pedaços de madeira.
Ao contrario de Kira, Thomas está no Edifício do Conselho desde pequeno, depois da morte de seus pais.
Lowry nos inunda em uma história simples, onde bordados contam histórias de uma civilização já muito antiga, e cores realçam todo esse passado. Sua trama é tão perfeita, que você só entende a dimensão disso, no fim do livro. Eu passei o livro todo me perguntando: “Onde isso se encaixa ao Doador de Memórias?” e apenas no fim – e em uma parte especifica – foi que eu passei a entender.
Matt e Toquinho merecem o destaque principal da história, pois sem eles, não haveria o Azul e não haveria essa nova “realidade” apresentada. São os personagens mais simples e divertidos. Um pirralho de 10 anos, que mora no brejo, que vive sujo e anda pra lá e pra cá com um cachorro de rabo defeituoso. Vocês podem estranhar agora, mas é muita paixão para expressar em palavras.
Não espere muita ação, pois o livro não tem muito disso – não que seja um ponto negativo, pois em momento algum senti falta dela no livro -, tem o mesmo climax do primeiro volume, só que, na minha opinião, esse é mais envolvente. Essa coisa de cores, e bordados, e a falta do azul me chamou muito a atenção, além do modo artesanal de se tingir as linhas, que me fez ficar apaixonado pelo trabalho, é de uma poesia linda, criar as flores, entender seus ciclos e extrair no melhor momentos as cores para se bordar a história da humanidade.
Creio que deixei muita coisa de lado, para não passar muitos spoilers. O livro é pequeno, fácil de ler, e muito, muito envolvente. Anabella, Jamison, Thomas, Jo... Falei muito pouco deles, pois o pouco que eu falar, vai comprometer a leitura de vocês, mas acreditem, o final é incrível, e tão ruim quanto o primeiro.
Sabe o gostinho de “E ai gente? O que acontece?” que ficou no “O Doador de Memórias”? Então, vocês ficarão com o mesmo gostinho neste. Acho que até um pouco maior, pois as coisas se tornam bem estranhas no fim. Um livro lindo, onde as dificuldades físicas fazem com que Kira se esforce ao extremo e prove que é forte e capaz. Uma trama onde nem tudo que é dito é a verdade.
Leiam e se apaixonem por que vale a pena!
2/50

2 comentários:

  1. Bacana, também ouvi que o livro não era bom, mais ainda estou disposta a dar uma chance. Acabei de ver o Doador de Memórias e me pareceu bastante legal, mas parece que o livro não tem nada a ver com o filme né?
    Enfim para ser publicado e ter tantas obras em alguma coisa Louis acertou ne!
    Beijokas
    Jeh
    www.jeitodler.com

    ResponderExcluir
  2. Hey Jeh, tudo bem?
    Então,é ai que tá, é uma série, mas pelo que eu entendi a Lois acaba fazendo cada livro para mostrar as faces e culturas de cada "aldeia". Têm dois pontos no livro onde você consegue entender a ligação entre os volumes, e pelo que eu entendi, o Ultimo volume volta a falar do Jonas.
    Leia sim, é um livro maravilhosos de ler! ;)

    ResponderExcluir

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)