23 de fevereiro de 2015

Resenha - Presságio - O assassinato da freira nua

Cuidado, pode haver Spoilers!!!
Livro: "Presságio - O assassinato da freira nua"
Autor: Leonardo Barros
Editora: Novo Século -Selo Novos Talentos
ISBN: 9788576798040
Ano: 2012
Páginas: 224
Skoob: Livro
Estrelas: 4

Sinopse: "Presságio - Alice tem 26 anos e, desde a adolescência, é atormentada por presságios. Desacreditada por psiquiatras, ela é considerada psicótica, até que uma de suas visões a possibilita desvendar um misterioso homicídio. A polícia atribui a autoria do crime ao Beato Judas, um assassino serial de freiras, mas a descrição do suspeito não se parece em nada com o homem que ela viu em sua premonição. Agora, Alice terá de correr contra o tempo para provar que não é louca e para evitar que o assassino faça uma nova vítima. Suspense, misticismo e sensualidade se misturam neste fantástico thriller policial que parece ter a capacidade sobrenatural de manter seus leitores alucinados da primeira à última página. "

***

"... Alice mostrou a foto a Sócrates e disse:
- Às vezes a gente olha e não vê. Veja: Você acha que uma mulher como essa pode ter sido estrangulada por um menino?"

Essa semana é especial. Teremos a resenha de um livro nacional, na verdade, do nosso novo parceiro, Leonardo Barros.
Para você que não o conhece, Leonardo é formado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É responsável por cinco publicações, sendo elas o romance erótico “Amor de Yoni”; o suspense policial “O Maníaco do Circo – e o menino que tinha medo de palhaços”; a comédia “Saúde, Beleza, Prosperidade e Riqueza” e a comédia “Solteiro Em Trinta Dias - Receitas de sucesso de um ex-otário”. Esta semana falaremos do seu quinto livro, chamado “Presságio – O assassinato da Freira Nua” um suspense policial totalmente diferente do que vocês estão acostumados a ver.
Presságio conta a história de Alice, uma garota que tem visões – o dom da clarividência -, mas rejeita seu poder, até perceber que seus presságios podem ajudá-la a solucionar um crime e a reverter uma injustiça. Mal sabe ela que se meter no meio desses dois casos vai fazer com que ela se de muito mal.
Alice aceita acompanhar seus amigos Georgia e Walter até uma festa a fantasia de um colega de Walter que tem a fama de ser traficante de drogas. Ao chegar á festa, Alice se depara com a última pessoa no mundo da qual ela quer ver. Vivian. No passado Aline ao transar com seu namorado, Benicio, previu que ele a trairia com Vivian. E foi o que realmente aconteceu. Desde então Alice evita o contato com a vadia.
O dom de Alice funciona assim, primeiramente apenas com orgasmo, depois ele passou a evoluir, a ponto de que com apenas um toque ou beijo, ela possa ver algo relacionado ao passado, ou ao futuro.
Após se encher de drogas – fornecidas pelo anfitrião da festa – Alice acaba tendo outro presságio, primeiramente ela sente como se estivesse no corpo de Vivian. Ela estava transando com um homem, alto, forte, vestido de diabo. O sexo era bruto, cruel, chegando ao ponto de ser masoquista, mas em certo momento a excitação do sexo se torna medo, e Alice se vê fora do corpo de Vivian, enquanto a mulher, fantasiada de freira é morta, asfixiada, pelo homem vestido de diabo.
No dia seguinte, o crime está estampado em todos os jornais, e após as investigações, os peritos chegam à conclusão de que o assassino da “Freira Nua” – como foi chamado o caso pela imprensa – é o mesmo responsável por assassinar a Freira Bianca, que lecionava num colégio e foi encontrada morta e abusada em seu quarto. Segundo a Policia, o culpado era um dos alunos da freira, já que foi encontrado vestígios de DNA no quarto inteiro da freira e, pasmem, em um piercing perdido no quarto onde Vivian foi morta, que pertencia ao garoto.
Caso resolvido? Eu acho que não. Alice sabe que não foi o rapaz acusado, mas como explicar isso? Como falar sobre sua clarividência? Um suspense policial sensual, violento e realista. Bem vindos ao caso da “Freira Nua”!

“Só é louco quem fala demais! Porque, se você não fala nada, as pessoas não adivinham o que está dentro de sua cabeça! Pode ser a pirada mais demente de todas! Mas se você não fala nada, você é normal.”

Um livro que te dá nervoso, de tão visceral que é. Passamos páginas e páginas acompanhando as loucuras e o desespero de Alice na tentativa de se mostrar normal e de mostrar que tem a razão. Ninguém acredita nela – até porque não é uma coisa normal de se ouvir. Ninguém acredita que o que ela diz é verdade.
A partir de suas visões ela passa a colher suas próprias pistas. Até se masturbar na cama de um desconhecido ela se masturba para conseguir alguma pista de quem seja o misterioso diabo da festa a fantasia. O mais interessante é a forma como essas visões aparecem. Todas são motivadas por algum tipo de conotação sexual. No começo era só a partir do orgasmo. Com o decorrer das páginas elas ficam mais frequentes, e sem a necessidade da relação sexual. Apenas um toque mais quente, ou até mesmo um beijo já é o necessário para que a porta 69 seja vista em sua mente e uma revelação seja posta a sua frente.
O autor acerta e muito na trama. O enlaçamento de fatos, e os acontecimentos são rápidos, sem delongas, fazendo com que o livro seja de fácil leitura. Na verdade você meio que não quer parar de ler.  Leonardo nos propõe uma sequencia de fatos, vistas por lados diferentes, cenas distintas, o que na minha opinião foi um ponto alto da história. Temos Alice, os policiais, e mais para frente temos o Sócrates que entra para ser a luz no fim do túnel de Alice.
Sem dúvidas o final da trama é muito bem pensado. Confesso que me perdi um pouco no meio. Eram muitas coisas na cabeça sem um “foco” em especial, mas quando cheguei ao começo do desfecho da história, tudo começou a se encaixar. Então, se a leitura ficar meio perdida no meio, continue.
Creio que, pelo livro ser todo a base de relatos focados em pessoas diferentes o aprofundamento do leitor com os personagens não seja tão grande. Foi isso que eu senti mais falta. Senti falta de saber um pouco mais das personagens, entender, por exemplo, um pouco mais sobre a Freira Bianca, sobre a própria Alice. As personagens ficaram um pouco superficiais, o que não difere na trama em si, mas no fundo você não consegue se conectar direito com eles. Mas isso é o de menos. Li esse livro em dois dias, e confesso que não espera um fim tão espetacular assim.
O autor soube fechar perfeitamente a trama, deixando um gostinho de “Ainda falta arrumar isso” e também o famoso gostinho de “Quero mais”. Um livro forte, uma escrita intrincada e um teor sexual um tanto forte, sem dúvidas Presságio é um grande sucesso, que vale a pena ser lido. Espero que tenha uma continuação, pois ela seria muito bem vinda!!!
5/50

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)