16 de março de 2015

Resenha - Limiar

Cuidado, pode haver Spoilers!!!
Livro: "Limiar"
Autor: Jessica Warmam
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501091406
Ano: 2013
Páginas: 391
Skoob: Livro
Estrelas: XXX

Sinopse: "Limiar - Liz Valchar sempre teve tudo o que poderia desejar. Dinheiro, beleza, um namorado perfeito e, agora, uma festa de aniversário no iate particular, na companhia de seus cinco melhores amigos. Mas quando ela acorda no dia seguinte, percebe algo errado. Boiando na água, bem ali, entre o barco e o cais, está o corpo de uma adolescente. Ao observar melhor, Liz percebe horrorizada, que aquele é o seu corpo. E que ela está morta. A única companhia dela é Alex, um menino que morreu um ano antes em um acidente de carro. Juntos, tentarão solucionar o mistério da morte dela, reconstruindo seus últimos dias de vida."

***

“Não há misericórdia para uma garota morta no além? De todas as lembranças da minha infância, as que cercam minha mãe e a sua doença são as que eu adoraria esquecer. Mas estão ali, enraizadas, evidentes.”

Como começar a falar desse livro, quando as palavras sobre ele fogem da sua mente? Para começo de conversa, a autora, Jessica Warmam é também conhecida pelos livros “Breathless” e “Where the Truth Lies”. Seus livros foram publicados em cerca de 12 países e a critica sobre suas histórias são sempre muito boas, ganhando 5 estrelas em quase todos os casos. Jessica tem um mestrado em escrita criativa e vive em Pittsburgh, Pennsylvania, e hoje eu tentarei, humildemente - já que é impossível descrever esse livro de uma forma que faça jus á perfeição que ele é -, resenhar o livro “Limiar”, publicado aqui no Brasil no ano de 2013 pela editora Galera Record.
Liz é a popular garota americana cuspida e escarrada. Loira, magra, rica, com amigos legais, um tanto quanto esnobe, tem tudo o que quer do seu pai, seu namorado é lindo, inteligente e traficante local de drogas, sua melhor amiga é líder de torcida e ela está completando 18 anos. Ela resolve fazer uma festa bem intima com seus amigos no barco da família. Uma coisa simples, apenas ela, Richie – seu namorado -, Josie – sua irmã – e seus amigos Caroline, Thoper, e Mera.
Depois de uma noite regrada a álcool, maconha e mais álcool ainda, todos acabam desmaiados, dormindo como crianças na parte de dentro do barco. Liz acaba acordando, depois de ser incomodada com o barulho de algo batendo no casco do barco. Com certeza era um peixe preso entre o casco e o cais. Ela tenta chamar sua irmã, mas não consegue nem retirar um suspiro dela, de tão profundo que é o sono de Josie. Ela toma coragem e decide ir sozinha ver o que é o barulho. Eis que lá esta a causadora do barulho. Tem uma menina na água, e com a correnteza e as ondas as botas de cowgirl dela – com as pontas metálicas – estão batendo no casco. A menina está morta. E a menina no caso é a própria Liz!
Feliz aniversário? Eu acho que não.
Liz fica frenética sem saber o que está acontecendo. Ela volta ao barco, grita, urra, xinga, mas ninguém parece ouvi-la. Ela nem sequer consegue tocar as pessoas, parece haver um pequeno campo de força interrompendo o contato. Em meio á esse ataque, ela volta para ver o corpo, e se depara com um garoto. Ele pode ver ela, ouvi-la e até mesmo falar com ela. No fundo ela o conhece. Seu nome é Alex, e ele havia morrido a mais ou menos um ano atrás. Um acidente horrível sabe, ele foi atropelado em uma noite de chuva forte, e o dono do carro o deixou lá para morrer, e seu corpo só foi encontrado 2 dias depois... Mas, se ele está ali, e ele pode ver Liz e falar com ela, isso significa que ela também está morta, não é? Mas como ela morreu? E por que Alex está ali com ela? Porque logo ele? Ele era um nerd, fracassado, pobre, nem popular ele era. O que ele poderia estar fazendo ali com ela?
Senhores, sejam bem vindos ao melhor livro que li até o momento!

“- O que faz você pensar que vou voltar a ser feliz algum dia? Pergunta ele – Só porque ela se foi... Não significa nada. Nunca contamos a ela. Teria partido o coração dela, Josie.”

A mãe de Liz havia morrido quando ela tinha apenas 9 anos. Ela não comia, estava definhando, e os boatos de traição não ajudavam nem um pouco. Certo dia, durante o banho, ela desmaiou, caiu sobre o box e morreu, na frente de Liz. Ela até pode ver o ultimo suspiro de sua mãe. Meses depois seu pai se juntou com Nicole, um antigo amor de colegial. Nicole fazia parte do circulo de amigos da família desde sempre, e junto com ela Josie veio também. Após o novo casamento, os boatos ficaram maiores ainda, segundo os vizinhos, Josie era o fruto da traição.
Essa e muitas outras informações a partir do momento em que Liz morre, passam a ser cruciais. Ela e Alex não sabem por que estão onde estão, nem p porquê. Alex já esta nessa “pós-vida” faz um ano, e segundo ele, o motivo é simples: existe algo a ser aprendido, e isso só é possível a partir das lembranças. Nesse novo estágio da vida deles, eles tinham acesso á memórias esquecidas, até mesmo de quando eram bebes, tudo. Tudo esta a disposição, mas existe um porem. Eles não têm controle sobre nada.
Liz não se lembra de nada. Da noite da sua morte até meses antes é um pleno vácuo. Não tem nada. E pelo visto essa é a missão deles, entender o porquê tudo isso está acontecendo. Porque tudo aconteceu? Alex não sabe quem o matou. Liz não sabe o que aconteceu á ela nem mesmo quem matou Alex e fugiu, e juntos, eles encontrarão as respostas para isso – SPOILER – por mais que Alex já tenha todas as respostas.

“- Cuidado com a Ruiva disfarçada – diz Richie – Não foi isso que você me contou que o médium disse á Liz? Na Igreja Espiritualista aonde vocês foram?”

Vejo Alex, agora, depois de terminar a leitura, como um anjo. Sua missão era clara: Mostrar a Liz o quão vaca ela era. Mostrar o ser humano horrível que ela era. E isso é verdade. Mesquinha, mimada, nojenta... Mas com o passar das páginas, isso mudou. A partir das lembranças, Liz vê o quão ruim era, e o quanto isso é deplorável. Ela passa a ver sua vida, de apenas 18 anos de duração, com outros olhos. Percebe situações que não pode ver quando aconteceu. Olhares, gestos, feições, frases ditas em silencio. E é a partir daí que Liz vai descobrir o que aconteceu com ela.
Por que estava tão magra? Por que corria tanto? Por que traia seu namorado? Quem era Vince?
Um livro realmente avassalador. Por mais que o final seja feliz, ele no fundo, não é. Ela está morta, e percebe que tudo isso foi culpa de uma sucessão de atos falhos e inconsequentes. Não foi apenas culpa dela, ou ciclano, foi um todo que a transformou naquilo que ela era. Desde a morte de sua mãe até o casamento de seu pai com Nicole. Tudo.
Jessica Warmam acertou em cheio, a trama é delicada, sensível e engraçada. No inicio eu fiquei com medo do tamanho do livro, depois com preguiça dos flashbacks, mas gente, não tem como desgrudar desse livro. Mesmo cheio de tarefas e trabalhos da faculdade, eu dobrei minha meta de leitura diária para poder ler o mais rápido possível esse livro.
Wamam nos presenteia com dois Núcleos. Quem matou Alex? E o que aconteceu com Liz. A partir das lembranças você passa a juntar as peças. Eu já comecei mal, pois não aguentei e vi uma resenha, que continha Spoilers, então desde o começo eu sabia quem havia matado a Liz – OK OUTRO SPOILER -, mas ainda assim, o que eu não entendia era a motivação da pessoa para isso. No caso do Alex, achei que fosse o Richie, por conta de varias coisas, mas não foi. Depois achei que fosse a Caroline, mas também errei. Nunca, em momento algum, eu achei que fosse quem era, se é que entendem.
Confesso que me bateu um desespero quando o Alex sumiu. Tá ele foi pro céu, e blá, bla, blá, mas gente, imaginem vocês sozinhos, sem ninguém te ver, com os pés doendo, sem ninguém pra falar, sem poder dormir... Eu não aguentaria.
É linda a forma como, mesmo sem se lembrar de nada, ela sabe que seu amor por Richie é maior, e ela nunca faria o que todos estão dizendo – ou melhor dizendo, a vadia da irmão dela esta espalhando.
Foi o típico livro em que eu olhei, ele olhou para mim, e eu falei: “Tá, venha, vou te ler!”, e não me arrependo. A história é arrasadora, bem escrita, envolvente em um nível sobre-humano. São tantas coisas implícitas, mas que no fim, puff, aparecem para você, que eu fiquei até sem ar! Eu realmente amei esse livro, e gostaria que tivesse uma continuação, mas não vai ter. É linda a forma como ela passa a tratar Alex, e a forma como ela vê a própria história. Jessica Warmam, você tem o meu coração e o meu respeito.
8/50

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)