13 de abril de 2015

Resenha - Diário de um adolescente apaixonado

Cuidado, pode haver Spoilers!!!
Livro: "Diário de um adolescente apaixonado"
Autor: Rafael Moreira
Editora: Novo Conceito - Novas Paginas
ISBN: 9788581636849
Ano: 2015
Páginas: 128
Skoob: Livro
Estrelas: 4

Sinopse: "Ele suou frio quando deu o primeiro beijo. Já sofreu bullying na escola. Já gostou de quem não gostava dele. Sente muita falta de quem foi embora. Já brigou com a namorada por Whatsapp e depois pediu desculpas. Ele não troca os amigos por ninguém. Se bem que amigo, AMIGO mesmo, pra ele, é a família.
Em 24 crônicas bem-humoradas (claro), o Rafa conversa com a gente como se estivesse bem pertinho. Acostumado a mostrar o rosto na internet, ele criou coragem e começou a escrever sobre as situações da sua infância, sua relação com a família, com as meninas, com os amigos. De cada história, ele tirava uma reflexão sobre as mudanças que já aconteceram na sua vida e o que ele aprendeu com elas.
O resultado está aqui, neste livro que você vai ler e depois abraçar bem apertado".


***

“Às vezes é muito difícil sorrir quando na verdade o que você mais quer é chorar. Desmoronar. Mas acabamos passando por amigos e dizendo um simples ‘oi’, quando por dentro o que você mais precisa é de um abraço”.

Nunca achei que diria isso, mas eu repensei a afirmação e como eu já tinha feito isso outra vez, deixei quieto. Eu ia dizer que eu nunca imaginei que eu iria um dia ler um livro de um Ex-Colírio da Capricho, mas eu já li os livros do Federico Devito, então nada a ver.
Pois é, dessa vez nós vamos falar do Rafael – xará – Moreira, mais conhecido como o Vloguer responsável pelo canal no Youtube “Me Apaixonei” que conta com mais de 2 milhões de seguidores. Ele tem 17 anos, mora em Campinas, São Paulo, e é dono de um dos canais mais bombados do momento. Fanático por DOTA e LOL, essa semana a resenha vai ser do livro “Diário de um adolescente apaixonado”. Livro, esse, que eu li em apenas um dia – e veio com pôster também! Kkk’
Em “Diário de um adolescente apaixonado” o Rafael nos diverte com 24 crônicas dos mais variados temas. Namoro, beijo, família, amigos, distância, sorvete... E lá vai. De uma forma bem casual – e séria quando precisa ser – o Rafa vai nos mostrando a sua opinião a respeito de tudo a sua volta. Seja dentro do carro indo para outra cidade, seja deitado no teto de sua casa pensando na vida e na imensidão do mundo ou até mesmo dentro do quarto tentando dormir sem muito sucesso. Repleto de ilustrações, e pequenos “post-its”, o primeiro livro de um dos vloguers mais seguidos do Brasil vai fazer você rir, pensar na vida, em suas atitudes e nas atitudes das pessoas á sua volta.

“Deixe de construir muralhas. Construa pontes!”

Eu tinha uma visão totalmente diferente do livro do que eu tenho agora, depois de ter lido. Imaginei que seria algo totalmente relacionado aos namoros dele, ou algo parecido, mas não. Agora eu vejo esse livro como uma “Junção de 24 colunas publicadas na Capricho” – não de uma forma pejorativa, até porque eu sou leitor assíduo da revista. Mas no fundo é bem parecido. Ele aborda temos cotidianos e que tiram qualquer um do sério – assim como a revista. E lógico que não poderia faltar um dedinho do melhor amigo dele – e parceiro de vídeo – Christian Figueredo né. Que no livro é bastante citado.
Eu li o livro e gostei bastante, por que muitas coisas que ele falou ali já estavam na minha cabeça e rolou meio que aquele reforço mental sabe. Coisas assim ajudam você a pensar um pouco em tudo á sua volta. Como o orgulho, no qual ele dedica um capitulo todo. Acho que perdi uma coisa muito importante pra mim por conta do orgulho. Ou também quando ele fala de perdoar, deixar o que aconteceu para trás e seguir em frente, sabe, coisas assim abrem o seu olho e a visão do mundo ao seu redor ganha um pouco mais de cor.
Uma parte muito, mas muito legal é no capitulo “Amor x Humor” onde ele mostra um briga – que de briga não parece ter nada, mas é – entre ele e a namorada pelo Whatsapp. Eu nunca ri tanto na minha vida.
O projeto gráfico do livro é muito perfeito. Cheio de ilustrações, e fotos – claro que poderiam ter mais ilustrações diferentes, cada capitulo tem a mesma foto dele só que com efeitos diferentes. Sei lá, poderia ter tirado mais fotos, e montado ilustrações diferentes – o que deixa o livro bem mais agradável.
Só não curti mesmo foram os Post-Its com as mensagens, que se tornaram repetidas. Tipo, pega do texto anterior e põe no próximo. Poderiam ter escolhido, ou pensado em frases para cada um separadamente, daria um pouco mais de charme á tudo. Mas, ainda assim, o livro ficou muito bom.
Vimos o gordinho da 5ª serie se tornar um colírio da Capricho, para depois se tornar um Vloguer famoso e um escritor de sucesso! Não deixem de dar uma olhada nesse livro que vale muito a pena.
11/50

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)