25 de maio de 2015

Resenha - Um brinde a isso

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!
Livro: "Um brinde a isso"
Autor: Betty Halbreich
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580576955
Ano: 2015
Páginas: 299
Skoob: Livro
Estrelas: Todas as que existem

Sinopse: "Aos 86 anos, Betty Halbreich é uma figura única no mundo da moda. Há quase quarenta anos comanda o departamento de compras personalizadas – ou personal shopping, como Betty prefere não chamar – da loja Bergdorf Goodman, ícone do consumo de luxo na Quinta Avenida. Meticulosa, impecável e deliciosamente engraçada, Betty é conhecida por não ter medo de abrir o jogo com as clientes. Já vestiu da então primeira-dama dos Estados Unidos, mulher de Henry Ford, a personagens de séries como Sex and the City e Girls, além das próprias estilistas que alimentam suas araras.
Em Um brinde a isso Betty fala não só da tão atraente carreira, mas também do momento mais duro em que precisou se encarar no espelho: separada e com dois filhos, ela entrou em depressão e tentou o suicídio. Um emprego de vendedora na Bergdorf Goodman ajudou-a se reencontrar, porém seu talento para vestir os outros era inversamente proporcional à inclinação para as vendas. Realocada como personal shopper, Betty deu a volta por cima, e levou junto inúmeras clientes que também se reencontraram com seus conselhos e exemplo.
Combinando deliciosas memórias de compras, moda e celebridades fashion – sem citar nomes, claro – a capítulos intensos e tocantes sobre sua vida pessoal, Betty mostra que o verdadeiro estilo de uma mulher não está impresso nos cortes, tecidos e etiquetas que ela veste, mas na história que ela tem para contar. E a história de Betty é maravilhosamente inspiradora.".


***

“Quando as pessoas tomam suas roupas eles abrem toda a sua alma”

Essa semana eu tenho o prazer de dividir com vocês uma das leituras mais deliciosas que eu tive nesse ano. Nunca imaginei que uma biografia faria com que meus olhos brilhassem tanto quando eles brilharam nessa semana de leitura. Hoje falaremos um pouco sobre Bett Halbreich. Beth tem 86 anos e tem sido “Personal Shopper” na loja Bergdorf Goodman por mais de 37 anos e já vestiu nomes como Lauren Bacall, Joan Revers e Payne Whitney. Além de “Personal Shopper”, Betty também é diretora de compras para a Bergdorf, uma das maiores lojas de departamentos de Manhattan, odeia tendências, espelhos e ama porcelana azul e branca... Ok, chega de falar dessas miudezas e vamos focar no mais importante: um livros chamado “Um brinde a isso”.

“- A sra. Carla Fendi gostaria de saber quem exatamente a senhora é, porque está muito bem vestida”.

Eu acho difícil conseguir falar tudo o que tenho que falar. Creio que seja o primeiro livro nesse estilo – biografia – que eu me interesso por ler. Mas acreditem, é impossível não se apaixonar por Beth, por sua história, por seu estilo e personalidade.
Quando iniciei a leitura, eu juro, imaginei que o livro seria um catado de experiências de vendas feitas por ela, já que a introdução do livro é exatamente isso, um pouco do dia dela, fazendo o seu trabalho, ou seja, mostrando para as suas clientes como se vestir. Realmente essa dinâmica poderia até funcionar, pois as histórias são bárbaras, engraçadas e com uma visão de moda incrível, mas não foi assim. Beth conta sua história desde sua infância, quando ainda era pequena e sofria com o rigor imposto em sua casa. Seus pais eram figuras da época, tradicionais, rígidos e Beth acabava encontrando um pouco mais de “carinho” na sua cozinheira alemã – que ainda sim sabia ser bem rígida com ela – e nos outros empregados da casa.
Com uma escrita bem gostosa e encharcada de nomes famosos e marcas caras da época, onde Gucci e Prada ainda não eram famosas no circuito da Park Avenue, Beth nos transporta para o seu pequeno mundo. Um mundo cheio de namoros e rompimentos – rompimentos esse feitos por sua mãe, pois Beth nunca teve coragem de terminar um relacionamento -, cheio de pessoas famosas e grandes figurões, cheio de roupas das melhores qualidades e além de tudo cheio de tristezas e alegrias. Esqueça tudo o que você sabe de moda. Esqueça essas marcas superestampadas nas revistas. Esqueça tudo. Neste livro você vai ter um pequeno recorte do começo da moda de alto nível.
Uma mistura muito bem sucedida entre pessoal e profissional. Beth não tem vergonha de contar as partes mais tristes de sua vida, como quando cortou os pulsos de propósito, logo após ter percebido que romper com seu marido foi um erro; ou quando seus filhos e marido falaram horrores dela no centro de reabilitação onde ela ficou um tempo depois de se cortar e quando começou a trair seu marido para chamar a atenção. Nada, Beth é, literalmente, um livro aberto. Presenciamos sua decadência profissional, se é que podemos chamar assim, já que ela nunca procurou um emprego, eram eles que a procuravam. Sempre como vendedora de uma marca famosa, nova e cara – para a época.
O livro em si é incrível, uma leve brisa dos primórdios das tendências, que vai fazer com que uma vez na sua vida você desejasse presenciar todo aquele glamour de festas regradas á comidas caras, champagne e roupas que nunca, eu disse nunca, eram repetidas.
Se você, não sabe ainda o que ler nesse fim de semana que está por vir, pegue esse livro e leia. Tenho certeza que você não vai se arrepender. Beth, eu te amo cara! Quando for ai, pode ter certeza, mesmo não sendo mulher, você vai me vestir. Nem que me indique uma camisa branca, sem estampa de corte reto.
17/50

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)