29 de junho de 2015

Resenha - A Senhora dos Mortos

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!
Livro: "A Senhora dos Mortos"
Autor: Rodrigo de Oliveira
Editora: Faro Editorial
ISBN: 9788562409325
Ano: 2015
Páginas: 278
Skoob: Livro
Estrelas: 5

Sinopse: "E subiu da terra outra besta... e falava como dragão. Apocalipse 13:11
Um ser humano dotado de um dom extraordinário, ao ser contaminado por zumbis, se transforma no maior flagelo da humanidade. Sua memória, dos últimos momentos humanos, está mais viva do que nunca. E, agora, tudo o que ela quer é vingança e destruição.
Aqui se desenrola a jornada de uma líder do mundo zumbi, formando o seu exército a partir da cidade de Canela, e atacando os focos de resistência em Porto Alegre rumo à São José dos Campos. E, a cada lugar por onde passa, cresce o número de seguidores. ... Assim começa uma vertiginosa corrida contra o tempo para impedir que sua força se torne indestrutível, decretando o fim dos humanos na Terra.
Aqui os sobreviventes do apocalipse zumbi tentarão coordenar uma ação conjunta para tentar descobrir algum ponto fraco e destruir A Senhora dos Mortos antes que seja tarde demais.
Se lutar contra bandidos bem armados em A Batalha dos Mortos foi tenso, aqui você vai descobrir o que é enfrentar um ser dotado de poderes para destruir o que restou de uma terra já arrasada. A cada novo volume, mais surpresas nesta série!".


***

“- Porque ela é a única pessoa da face da terra que pode me enfrentar, caso um dia seja contaminada. Isabel pode se tornar tão poderosa quanto eu. E isso eu não vou permitir!”.

Confesso, demorou um pouco? Demorou! Mas saiu! Essa semana tem autor nacional aqui para vocês! Nosso autor dessa semana é o paulista Rodrigo de oliveira, responsável por umas das séries de zumbi mais fenomenais que eu conheço. Rodrigo hoje mora aqui na minha cidade, São José dos Campos, é casado, tem dois filhos e além de escrever, também trabalha como gestor de TI. A Saga “As crônicas dos Mortos” nasceu, pasmem, de um pesadelo. Depois de acordar desse pesadelo, um tanto quando real, o Rodrigo caiu de cara e escreveu tudo, originando assim o primeiro volume da série, “O Vale dos Mortos”. Hoje, venho trazer para vocês a minha opinião a respeito do 3º volume. E eu já posso adiantar uma coisa: Preparem-se para o sobrenatural!

Depois de mais de dois meses de cerco ao presídio de Taubaté, e de muitas perdas, Ivan nem mesmo conseguiu descansar direito. Graças a sua última decisão, a de não ir buscar Jezebel em Canelas, o seu futuro a partir dali se torna nublado.
Após ser transformada – mordida -, Jezebel se torna a personificação de uma zumbi. Aumenta poderes sobrenaturais, capazes agora de transformar capitais em escombros. Agora, uma zumbi muito mais evoluída graças aos seus dons - que já vinham de antes da transformação-, apenas um sentimento toma conta dela: Ódio. E com isso também vem junto a sua sede de vingança. Para Jezebel, a culpa de sua transformação é de Ivan, que se recusou em ir salvá-la, e para ela, Ivan deve morrer, lenta e dolorosamente.
Se achando o novo Deus na terra, Jezebel é capaz de controlar os zumbis a sua volta, organizá-los e até mesmo fazê-los falar. Sua sede de vingança logo se torna algo maior, mais perigoso. Ela não quer só vingança, ela agora quer mais poder, e apenas uma coisa pode impedi-la. Sua irmã, Isabel.
Com uma horda de quase 700 mil zumbis, Jezebel decide marchar e acabar com tudo em seu caminho. Pontes, prédios, cidades, acampamentos de sobreviventes... Ela quer mostrar aos humanos que, não adianta fugir, ela era maior que Deus, ela tinha o poder, e seria o rosto dela que eles veriam antes de morrer.
Quem acaba descobrindo os planos de Jezebel é o coronel Fernandes, da Base de São Paulo. Ela faz questão de falar com ele pelo rádio e avisar que a destruição está a caminho. Ela deixa bem claro qual é a sua intenção: Chegar até o acampamento de sobreviventes de São José dos Campos, no Condomínio Collinas, e acabar com o humano chamado Ivan e toda a sua familia. O coronel por sua vez avisa Ivan, que acaba constatando os pesadelos que vem tendo há dias. A maldita está mesmo chegando.
A coisa fica feia mesmo quando as informações se confirmam. Um helicóptero é enviado para checar a situação e além de descrever o verdadeiro caos que estava o caminho por onde ela passava, eles quase são pegos por seus poderes. Carros, ônibus, muros, arvores... Tudo que estava pelo caminho Jezebel jogava em direção ao helicóptero. Seus poderes eram surpreendentes.
Nesse momento a confirmação de que o demônio andava sobre a terra estava ali, para todos verem...

"Porto Alegre seria a primeira capital brasileira a cair. Ela apenas começava sua vingança, a cada avanço seu exército se multiplicava numa proporção incontrolável. A desvantagem dos zumbis, sua falta de organização, fora resolvida com sua liderança. O pequeno equilíbrio, que permitiu a sobrevivência dos humanos, fora derrubado. E daqueles sobreviventes, nenhum foi poupado”.

Novamente, assim como nos outros livros, o autor nos presenteia com uma história de tirar o ar de qualquer pessoa. Na minha opinião, singela e humilde, esse é um dos melhores livros do gênero que eu já li. O autor não se prende a uma só história, ele espalha vertentes, e histórias, e pequenas lembranças por todo o livro, e isso é maravilhoso. É como se fossemos levados a várias realidades do mundo pós-apocalíptico.
Nada daquele melodrama convencional de sobreviventes aos zumbis. Ivan e Estela não têm medo de nada e mandam ver. Isso sem falar na roupagem sobrenatural que o livro ganha. De verdade, sou super #TeamJezebel, ela é simplesmente soberana. Sabe aquele personagem que faz você se arrepiar e te surpreende a cada ação e fala? Então. Essa é a Jezebel. Demônia safada de esperta!
A leitura eu nem preciso comentar que é fluida e rápida, cheia de ação e com uma narração maravilhosa, não é? É como se você estivesse lá, em um mundo totalmente devastado, distópico e caótico.
Ivan consegue criar um lugar para, ele, sua família e os outros sobreviventes viverem, mas como em todo livro, sempre tem alguém não tão satisfeito com a soberania dele. E isso é posto de uma forma muito real. Esse poder, essa decisão, toda essa pompa é posta em jogo. Assim como em Jezebel, o poder sobe à cabeça de Ivan, de uma forma mais simples, mas sobe. Ele se vê cego por controle e acaba acabando com a vida de muita gente, e por muito pouco, com a sua própria.
Em meio a tudo isso, Zonatto, Mariana, Isabel, Gisele, Zac e Canino – sim meus queridos, Canino! – ganham espaço, histórias, momentos. Tudo isso contribuindo para uma leitura maravilhosa, que acaba e você nem vê, já esperando pelo mês de outubro, para poder entender o que Isabel e Jezebel viram de tão ruim no futuro de Ivan e Estela.
Leiam, entendam tudo isso que eu estou falando. Isso é apenas um breve fragmento da história, o principal, vamos dizer assim. Ainda tem muito mais coisa por trás.
Nos vemos na praia então?
22/50

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem?
    Sou a Natália do blog Obcecada Pelos Livros. Desculpe falar disso pelos comentários, mas não encontrei um espaço adequado para isso. Gostaria de saber se você possui interesse em fazer uma parceria com o meu blog. As requisições são essas aqui: http://obcecadapeloslivros.blogspot.com.br/p/parceiros.html.
    Caso concorde, entre em contato comigo. Obrigada!

    ResponderExcluir

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)