24 de agosto de 2015

Resenha - Livro das Sombras

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!
Livro: "Livro das Sombras"
Autor: Cate Tiernan
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501096296
Ano: 2015
Páginas: 208
Skoob: Livro
Estrelas: 4

Sinopse: "Morgana Rowlands nunca se imaginou como algo além de uma garota sem graça de 16 anos, ainda mais se comparada à melhor amiga, a linda Bree. Porém, isso está prestes a mudar. Quando Cal, um veterano transferido de outra escola, entra na vida da garota, ela se vê imersa em um novo universo: o rapaz se revela um bruxo à procura de pessoas para montar um coven. A ligação entre eles é imediata e impossível de ser desfeita – só há um problema. Bree está perdidamente apaixonada por Cal. Será Morgana capaz de controlar seus sentimentos em prol da amizade ou a conexão entre eles é mais forte do que ela própria?".


***

"Existem Sete Casas de Bruxaria. Elas se mantém fechadas através  de casamentos dentro dos próprios clãs. Seus filhos são quase aberrações, com olhos capazes de enxergar à noite e poderes inumanos".

Essa semana eu trouxe para vocês a resenha de um dos livros que ganhei de aniversário – Mariii, obrigado sua linda! Para quem não conhece, Cate Tiernan nasceu no dia 24 de julho de 1961. A autora ficou bastante famosa no mundo todo por sua trilogia “Amada imortal”. Cate é bastante conhecida no exterior e já fez até mesmo uma parceria com o escritor James Patterson. Neste livro em especial, Cate conta a história de estudantes do ensino médio que descobrem o Wicca. A história já foi vendida para países como Reino Unido, Bélgica, Países Baixos e Austrália.
Nascida em New Orleans , Louisiana, Cate estudou escrita, língua e literatura russa na Universidade de Nova York e, em seguida, transferiu-se para a Universidade Loyola, em Nova Orleans, onde se graduou com uma licenciatura em russo. Ela começou sua carreira como assistente do chefe do departamento Juvenil de Áudio e Vídeo na Random House, em Nova York, onde escreveu seus primeiros livros infantis e também participou da edição de The Secret Circle, com LJ Smith. Não há dúvidas que Livro das Sombras é famoso mundo a fora e agora, vai ganhar uma resenha básica aqui, no blog.

"As noites de lua cheia ou de lua nova são especialmente poderosas para praticar a magicka".

Morgana é uma garota normal de ensino médio. Não tem muitos amigos, nem muito peito, mas é bastante inteligente e sabe que tem sempre ao seu lado Bree, sua melhor amiga. Enquanto Bree era o tipo de garota que fazia os garotos se jogarem em seu caminho, como um tapete vivo, Morgana era mais do tipo que passava despercebida.
Certo dia, na hora da entrada, as duas e mais alguns amigos avistam carne nova na escola. Cal havia se transferido para a Escola de Widow’s Vale e prometia roubar o coração de todas. Ele era lindo, enigmático e novo. Ou seja, todas cairiam para cima dele. Mas, por incrível que pareça, Cal acabou se enturmando com todos, sem distinção. Ele parecia não pertencer a nenhum grupo e sim a todos. Ele falava com todos, dos cdf’s aos maconheiros que viviam chapados. Ninguém entendia ao certo o porquê disso, até que ele convidou algumas pessoas para uma festa inusitada.
A cidade era pequena, não havia muita opção de passeio por ali. Cal, depois de sair com várias pessoas – nada demais, apenas para conhecer o local – decidiu dar uma festa diferente, nos limites da cidade. Uma festa ao ar livre, com fogueira, comidas, bebidas e um pouco de magia.
Morgana se sentia muito atraída por ele, mas sabia que em momento algum ele olharia para ela. Ela tinha sorte de poder fazer parte daquele grupo. Quando Cal explicou o que queria, ou seja, celebrar uma data importante para a sua “religião”, muita gente desacreditou, riu e até mesmo agiu com preconceito ao que ele propunha. Poucos foram os que ficaram. Ao todo, de vários colegas que foram chamados, apenas 10 ficaram. Entre eles Morgana e Bree.
A proposta de Cal era simples. Eles se uniriam dentro de um círculo, em volta da fogueira, para agradecer ao Deus e à Deusa pela colheita. Nada demais... Não é? Eles fizeram o círculo, repetiram alguns cânticos e por fim, acabaram banindo algo do qual não queriam mais. Todos disseram algo, desde medo até a própria madrasta, e quando chegou a vez de Morgana ela disse Limitações... Todos levantam as mãos juntos e então acontece.. A magicka toma conta de seu corpo... Ela desmaia e acorda uma nova garota.

"Ser um bruxo não é questão de escolha. Ou você é ou não é. Está no sangue".

Confesso que o começo meio que me deixou com um pé atrás. Achei tão simples e chocho, mas tudo melhora. Depois do primeiro círculo Morgana fica mais sensível. Sempre que participa de um ela desmaia, pois parece canalizar mais energia do que devia. Ela é uma canalizadora e tanto de energia. Bree, em certo momento a leva até uma livraria Wicca em outra cidade e ai Morgana se interessa ainda mais por todo aquele mundo. Ela se sente diferente, estranha e poderosa ao mesmo tempo.
Ela então descobre o verdadeiro motivo do interesse de Bree pela Wicca: Cal. Ela quer isso apenas para se aproximar de Cal e ter algo e comum com ele. Para Morgana isso é muito difícil, pois ela sente o mesmo por ele, mas põe sua amiga em primeiro lugar e esquece esse sentimento. O importante para ela é a Wicca, é aprender mais e entender o que está acontecendo com ela. É como se o mundo desabrochasse por entre seus olhos.
Primeiro que não é nem um pouco comum um aluno de ensino médio criar um grupo que pratica Wicca, ou um Coven, como eles mesmo dizem. Algo que, talvez,  me deixou meio confuso foi essa aceitação rápida e concisa de todos. Eles falam disso que se falassem do dever de casa. Mas ainda assim não prejudicou em nada a história.
A escrita é ritmada, sem enrolação, com muito conteúdo e informação. Cate realmente sabe o que faz. Sabe o ponto certo entre informação e narração, entre ação e cenário. Tudo acontece rapidamente e você nem vê. O enredo acaba ficando mais interessante conforme tudo passa, e no fim, quando acontece o auge do interessante, ele acaba. Eu achei a história riquíssima, amo quando os autores nos mostram um mundo que já existe, mas que poucos conheciam. Introduzir conhecimento em meio a uma história de ficção não é fácil e não é para qualquer um, e a autora conseguiu isso.
Quando a Morgana faz seu primeiro feitiço sozinha, e o resultado aparece, eu basicamente já peguei o fio todo da meada. E o mais legal: Não vão achando que a amizade dura para sempre não. Fiquei besta com o quando a Bree consegue ser, desculpem, uma vadia vazia. No final do livro eu meio que engoli cerca de 50 páginas em menos de vinte minutos. Você não tem noção. Eu realmente espero que esse seja uma daquelas series que tem vários volumes e que sejam lançados bem rápido.
Nos vemos envoltos em meio a preconceitos, história, Covens antigos e muita magicka. É uma história realmente interessante. A mescla de personagens e personalidades também me interessou muito. Preciso dizer que faltou um pouco de aprofundamento nos personagens, sabe, ficou muito superficial, meio impossível criar um vínculo com eles, mas ainda assim eu amei.
Realmente vale a pena parar um pouco e ler! A leitura vai ser rápida e você realmente vai amar!
30/50

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)