10 de agosto de 2015

Resenha - Sem Coleira

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!
Livro: "Sem Coleira"
Autor: Rupert Fawcett
Editora: Bicicleta Amarela - Rocco
ISBN: 9788568696019
Ano: 2015
Páginas: 160
Skoob: Livro
Estrelas: 4

Sinopse: "E se os cachorros falassem? Em Sem coleira, o cartunista Rupert Fawcett dá voz aos cães em uma série de histórias em quadrinhos, flagrantes que divertem tanto os apaixonados por animais de estimação como os que não os possuem, mas são curiosos em relação a eles. Não importa o tamanho ou a raça, as tirinhas mostram os pensamentos caninos de forma bem-humorada em atitudes corriqueiras como marcar território, sair para um passeio, brincar, pedir carinho ou simplesmente ficar parado dentro de casa. O autor mostra ainda como os cachorros se relacionam entre eles, a interação com os donos e as estratégias muitas vezes “maquiavélicas” para chamar a atenção ou conquistar espaço. Impossível não se divertir e emocionar com as simpáticas “bolas de pelo” retratadas com sensibilidade em Sem coleira".


***

Para quem não conhece, “Sem Coleira” é o mais novo trabalho de Rupert Fawcett, um famoso inglês nascido e criado no oeste de Londres. Hoje, Rupert mora South West London com sua esposa e suas três filhas. Fawcett tornou-se um cartunista profissional quase que por acaso, quando, em 1989, enquanto rabiscava um papel tirou seu primeiro personagem, Fred. Depois daquela rejeição básica que acontece antes de algo explodir, seus desenhos mostraram-se muito populares e dentro de um curto período de tempo já podiam ser vistos em todo lugar. Uma gama de mercadoria ‘Fred’ seguiu com uma sucessão constante de livros. Seus desenhos também apareceram no Mail On Sunday por quatro anos.
Só para se ter uma ideia, mais de nove milhões de cartões Fred foram vendidos no Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia e eles ainda estão indo forte no site Moonpig.com. Além disso, Rupert conta também com um personagem inspirado em sua vida como pai, com um pseudônimo chamado Oscar Wendlow, que escreve dezenas de cartas paródia de figuras públicas, políticos e celebridades, entre outros.
Hoje falaremos um pouco sobre seu mais novo sucesso, a vida secreta dos cães.

“Hoje eu vou ser sensacional”

De uma forma bem humorizada e irônica – ás vezes – o cartoonista encanta qualquer leitor com suas tirinhas. Nada melhor que pegar a realidade do seu dia a dia com seu cão e inserir pensamentos e opiniões a eles.
É maravilhoso. Situações como sair para passear na chuva, na neve, pedir atenção, carinho, comida, ou até mesmo só dormir, se transformam em cenas cômicas e muito realistas. Até mesmo comportamentos próprios dos cães, como correr atrás do gato até ele subir na árvore, esconder meias, rasgar tudo – filhotes – e até mesmo correr atrás do carteiro, ganham uma repaginada total e são vistas, nessa coletânea de tiras, de uma outra forma.
Além de dar personalidade aos nossos queridos amigos caninos, o autor ainda ilustra muitas situações do dia a dia e mostra qual é a opinião dos cães em relação a elas. Ele dá personalidade e opinião própria aos bichinhos. Rupert mostra um mundo, ou o nosso na verdade, onde quem manda são eles.
Não conhecia o trabalho do autor até comprar esse livro e me aprofundando um pouco para conhecer seus projetos me apaixonei ainda mais. Além desse livro, dedicado aos cães – e que já conta com mais uma edição ainda não lançada aqui – eu amei o projeto Fred, que é muito, muito engraçado. Esse tipo de tira realmente me puxa.
Posso dizer que, minhas tirinhas preferidas são as que envolvem livros, que basicamente são protagonizadas pela Frida. Não tem como não rir e realmente não verdadeira. Meus cachorros fazem isso. Além disso, a escola de filhotes também, é muito, muito engraçada.
Um livro que realmente vale a pena dar uma olhada. O autor tem esse Site com todos os cartoons que ele fez, e Essa página no Face voltada só para os cartoons dos Cães. Deem uma olhadinha! Não vão se arrepender.
28/50

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)