28 de setembro de 2015

Resenha - Para onde foi o amor?

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!
Livro: "Para onde foi o amor?"
Autor: Carpinejar
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528620160
Ano: 2015
Páginas: 176
Skoob: Livro
Estrelas: 4

Sinopse: "O amor não é uma propriedade de quem sente, é uma transferência total para quem é amado Você que está vendo este livro com dúvida se precisa dele, você não precisa dele, precisa de si, vive caçando uma palavra que confirme o que deseja, está atrás de um escritor que possa lhe recomendar de volta para quem brigou, com capacidade de explicar o que sente e traduzir seus tormentos. Mas já sabe o que deseja, não há como convencer do contrário, os amigos mostraram que seu relacionamento não tem futuro. Não acredita neles, acredita somente no milagre. E como justificar um milagre, ainda mais para quem não tem mais fé? Eu entendo o que está passando: sua raiva, sua amargura, seu cinismo, seu desencanto. Percebeu que a razão não conforta, que a vingança ou o perdão não ressuscita a tranquilidade, que o fundo do poço nunca se equivale ao nosso fundo. Você parece normal, mas todo mundo deixa de ser normal quando se apaixona e se separa. Se sua expectativa é por uma solução, eu guardo apenas uma certeza que trará alívio mais adiante: você não vai desistir. Quando diz que acabou a relação, é que está procurando um outro jeito de recomeçar. Em seu novo livro de crônicas, Carpinejar apresenta 42 textos que sobre amor, desilusão amorosa, casamento, divórcio, saudade e outros sentimentos que compõem os relacionamentos. • Novo livro de crônicas do autor gaúcho. • Décimo sexto livro do autor publicado pela Bertrand Brasil — oitavo de crônicas".


***

“Até que vi você em minha frente. Até que abracei você. Até que seu perfume voltou a se misturar à minha barba. Até que sua boca se aproximou do meu pescoço, macia e fria, como a gola de uma camisa recém estreando”.

Essa semana foi regrada a mais crônicas maravilhosas. Desta vez do Fabrício Carpi Nejar, ou Fabricio Carpinejar, como passou a assinar no ano de 1998. Carpinejar é natural de Caxias do Sul e nasceu no 23 de outubro de 1972. Poeta, cronista e jornalista brasileiro, é filho dos poetas Alfredo Carpi e Josefina Nejar. Na década de 90 ingressou no curso de jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e logo depois tornou-se mestre em Literatura Brasileira, no ano 2002. Entre seus títulos mais famosos, temos “As solas do sol” (1998), “Caixa de sapatos” (2003), “Borralheiro” (2011) e “Me ajude a chorar” (2014). O autor, além de sua carreira de escritor também mantém um Blog, “Consultório Poético”, no portal Globo.com e também tem uma coluna no Jornal Zero Hora.
Mas essa semana falaremos brevemente de “Para onde foi o amor?”, um livro maravilhoso, que eu tenho que dividir com vocês.

“O amor não é uma propriedade de quem sente, é uma transferência total para quem é amado”.

Esse é o real encantamento dos livros do Carpinejar: falar daquilo que você sente, mas precisa ouvir de alguém de “fora” para entender e aceitar. Nunca havia lido nenhum livro dele. Já li crônicas e textos soltos, em sites e blogs e até mesmo por indicações, mas nunca me joguei de cabeça em um livro completo. Dessa vez não teve como.
O livro me chamou, me encantou – desde sua capa linda, super bem feita com detalhes e mais detalhes, ao titulo – e eu não pude resistir. É uma leitura simples, corrida, envolvente. O autor sabe como nos enlaçar e também sabe o que sentimos. Não indico que ele seja lido direto. Nem sempre é bom tanta informação a respeito de relacionamentos. Eu acredito que livros assim, de textos e crônicas, devem ser lidos em pequenas doses, sem pressa. Dessa forma você pode absorver tudo de forma gradual e sem grandes traumas emocionais.
Faz algumas semanas que eu li outro livro só de crônicas e sem duvidas, esse é um pouco melhor, na verdade, bem melhor. Carpinejar tem a formula perfeita para fazer com que a sua leitura não seja maçante. Ele consegue inserir em seus textos sentimento de uma forma que a leitura não fica aquela “depressão”, sabe? Você se encanta com o pensar do autor e se pede por entre as linhas.
Super indico para você que cansou de sofrer na vida afetiva. Esquece os rolos que você tem por ai, e se deixe levar pelos textos do Carpinejar. Tenho certeza que, depois de umas 50 páginas você vai ver sua vida amorosa com outros olhos! Livro maravilhoso! Estou apenas apaixonado!
33/50

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)