7 de setembro de 2015

Resenha - Por onde andam?

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!
Livro: "Por onde andam as pessoas interessantes?"
Autor: Daniel Bovolento
Editora: Planeta
ISBN: 9788542205817
Ano: 2015
Páginas: 192
Skoob: Livro
Estrelas: 5

Sinopse: "Daniel parece sangrar um pouco a cada crônica que escreve. Trata de amor com a eloquência lírica da juventude e, ao mesmo tempo, com conclusões empíricas, de quem desde muito cedo aprendeu a observar e registrar o comportamento e as relações humanas. Papo de botequim diriam alguns, mas o fato é que seus textos nos despertam os sentidos, nos tiram do estado letárgico: agrada, alivia, incomoda, angustia... Não importa, faz sentir porque faz sentido. “Outro dia perguntei pra um amigo se ele sentia que as pessoas interessantes tinham sumido e ele disse que sim. Mais uma corja de amigos recém- e parados e na mesma faixa de idade responderam o mesmo. E isso me faz pensar se a gente é que ficou desinteressante, ou se o limbo emocional – nossa casa constante com o passar dos anos e dos relacionamentos – acabou tornando a gente mais exigente e maduro. Ou se realmente anda difícil encontrar conexão emocional numa época em que os aplicativos de pegação, a variedade de opções e a falta de tempo costumam transformar em instantâneos os relacionamentos que já estavam se tornando efêmeros".


***

[Leia essa resenha ouvindo The Weekend Feat. Lana Del Rey – Prisoner]

Essa semana tem muito amor envolvido nessa resenha! Hoje vamos falar sobre uma dos mais novos lançamentos nacionais: Por onde – Fucking – andam as pessoas interessantes? Escrito pelo blogueiro/Jornalista de bar/Publicitário – formado na UFRJ - Daniel Oliveira, que responde pelo pseudônimo de Daniel Bovolento - por questões familiares com sobrenomes italianos. Esse livro tem tudo para te enlaçar de jeito e te deixar naquela bad boa, sabe?
Daniel é carioca, mas trocou a cidade maravilhosa – não acho ela maravilhosa, mas todos dizem isso – pela terra da garoa, que sim, é bem mais maravilhosa. Além de seu primeiro livro, Daniel também é conhecido por seu blog “Entre todas as coisas” – que foi por onde eu conheci seus texto maravilhosos que me descrevem de uma forma mágica – e também é colunista em vários portais como “Casal Sem Vergonha” e “Área H”. Egocêntrico, irritante, chato, poeteiro com uma “extrema atração física pelas palavras”, redator publicitário, jornalista literário e social marketing... Daniel, ou pelo menos uma parte dele, agora é nosso.

"Amor de verdade não segue receita nenhuma, não funciona de segunda a sexta em horário comercial, não é uma ciência exata. Amor é de humanas. E a gente sabe que o forte das humanas é a construção da narrativa".

Conheci o trabalho do autor pelo Facebook, em um post da MTV, num texto em que ele falava sobre alguém que responde imediatamente ao whatsapp, e que sofre por isso, pois a outra pessoa demora anos para responder algo monossilábico... Esse texto se pareceu tanto comigo que eu resolvi me aprofundar, stalkeei ele e descobri seus vários textos e, adivinhem só: Um livro em breve!
Não tenha dúvidas, comprei em pré-venda e esperei ansioso pela chegada do meu mais novo “precious”. Neste livro o autor é todo mundo, é a garota que ama, o cara que se apega fácil, a mulher que sofre, o garoto que tem seu primeiro amor... Ele cria vários personagens em vários tipos de situações nas suas crônicas intimistas e pessoais. Não tem como não se identificar, não tem como não se entregar á leitura. O livro é mais um pedido de “me leia e me ame” do que qualquer coisa.
Há pouco tempo li autores parecidos com ele, como o Frederico Elboni, Fabrício Carpinejar e eu realmente adoro esse tipo de escrita. O tipo de escrita que tem como objetivo tocar o seu coração e dizer: “Não, não é só você que sofre, ou chora, ou sente falta, ou se sente trouxa, ou se importa demais, ou ama demais... Nós todos somos assim”.

“Amor, eu sei que é hora, e eu sei que é tarde, mas faz durar mais um pouco isso aqui, me deixa ficar...".

Composto por 45 crônicas – e muitas indicações musicais – o livro de Daniel Bovolento, sem dúvidas, é um achado para quem ama esse estilo de literatura. Essa coisa mais enraizada no cotidiano, nas miudezas do dia a dia. Bovolento vomita sentimentos, e situações, e lugares, e cenas de uma forma incrível, poética. O tipo de escrita que você vai amar ler num dia nublado, sentado em uma varanda, ouvindo uma playlist qualquer – ou a que ele indica.
Não poderia desejar uma leitura da semana melhor que essa! Super indico, e depois quero ver a opinião de vocês. Qual crônica vocês mais curtiram? Qual frase ou citação do livro define a sua vida?
32/50

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)