5 de outubro de 2015

Resenha - Isla e o Final Feliz

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!
Livro: "Isla e o Final Feliz"
Autor: Stephanie Perkins
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580577396
Ano: 2015
Páginas: 304
Skoob: Livro
Estrelas: 5

Sinopse: "Tímida e romântica, Isla tem uma queda pelo introspectivo Josh desde o primeiro ano na SOAP, uma escola americana em Paris. Mas sua timidez nunca permitiu que ela trocasse mais do que uma ou duas palavras com ele, quando muito.
Depois de um encontro inesperado em Nova York durante as férias envolvendo sisos retirados e uma quantidade considerável de analgésicos, os dois se aproximam, e o sonho de Isla finalmente se torna realidade. Prestes a se formarem no ensino médio, agora eles terão que enfrentar muitos desafios se quiserem continuar juntos, incluindo dramas familiares, dúvidas quanto ao futuro e a possibilidade cada vez maior de seguirem caminhos diferentes. Com participações de Anna, Étienne, Lola e Cricket, personagens mais do que queridos pelo público apresentados em livros anteriores da autora, Isla e o final feliz é uma história de amor delicada, apaixonante e sedutora, um desfecho que vai fazer os fãs de Stephanie Perkins suspirarem ainda mais".


***

“Não acredito que os adultos fazem isso todos os dias. E não estou me referindo ao sexo, embora seja maravilhoso, mas a coisas como essa. Escovar os dentes na mesma pia. Será que os adultos se dão conta de como têm sorte? Ou esquecem que esses pequenos momentos são na verdade pequenos milagres? Não quero me esquecer disso nunca!”.

Stephanie Perkins é a autora da semana aqui no blog. Ela sempre trabalhou com livros - primeiro como vendedora, depois como bibliotecária e agora como romancista – e adora café moca, contos de fadas, música alta, caminhadas na vizinhança, chá de jasmim e tirar sonecas à tarde. E beijar. Stephanie e seu marido moram nas montanhas do norte da Califórnia. Perkins é uma romancista norte americana, escritora de romances para adolescentes e assim como ela própria admite em seu sute, "para adultos que não têm medo de admitir que romances adolescentes são ótimos!". A autora já é conhecida pelos livros "Anna e o Beijo Francês" e "Lola e o Garoto da Casa ao Lado". Hoje, falaremos sobre o “Isla e o final feliz”, publicado esse ano pela editora Intrínseca, graças a deus. Sinceramente: LIVRO MARAVILHOSO! QUERO MAIS!

“- Só queria saber se você está bem. Está conseguindo respirar direito?
- Não. Estou morrendo, só tenho quinze minutos de vida e quero um pônei!”.

Isla passa suas férias da escola em Manhattan e o resto do ano ela passa estudando em Paris, numa escola bem reservada e pequena chamada SOAP. Nas férias de verão deste ano, seu último na escola, ela acaba retirando o siso e os analgésicos meio que deixam ela grogue, mas de uma coisa ela sabe: Não tem nada em casa e ela está morrendo de fome.
Kismet é um café que fica há dois minutos da sua casa e ela pensa “Porque não?”. Assim que ela entra, Josh, o cara que ela ama há muito tempo, há anos, está lá, sentado, quieto, desenhando sem parar. Josh é um ótimo desenhista, disso todos sabem. Seu pai é senador e está em plena campanha de reeleição. Ele estuda junto com Isla, e assim como ela, Josh também passa as férias de verão em Manhattan com sua família, que mora há cinco minutos dali.
Isla decide arriscar, dá um oi, puxa assunto, ela nem sabe o que está fazendo. Ela se senta com ele, eles conversam e MEUDEUS, ele está respondendo, e conversando, e interagindo com ela. Isla então pede que ele a desenhe, pois ele desenha todos, todas as pessoas, como uma forma de praticar. Nesse tempo, Isla acaba caindo no sono e só acorda quando Josh a cutuca e diz que é hora de ir, pois o café já vai fechar.
Começa então a chover, eles correm pela chuva, rindo como loucos, e nesse momento, para Josh, Isla brilha, como uma deusa, toda molhada. Ele então se apaixona – merda, não devia ter dito isso agora -, mal sabe ele que Isla também o ama.
De volta para Paris, para finalmente se iniciar o ultimo ano de colégio, Isla ainda não se lembra ao certo o que aconteceu naquela noite no Kismet. Os analgésicos apagaram toda a sua memória, mas ela sabe que estava com Josh, e que foi incrível, e que ela o ama muito. Ela e seu melhor amigo, Kurt – que também estuda no SOAP, mas que é do segundo ano – até chegaram a voltar lá algumas noites, no mesmo horário... Mas nada do Josh.
Esse ano Isla vai ficar no dormitório que era de Josh no ano passado, agora ela vai ter algo que foi dele enquanto ele não for dela, o que para ela nunca vai acontecer. Eles estudam na mesma escola, na mesma sala, se conhecem, mas Isla não faz o tipo dele. Sua ex-namorada era popular, linda, descolada, e Isla, mesmo sendo uma ruiva natural linda e baixinha, é só mais uma nerd, a melhor aluna da classe... Ele não olharia para ela nunca... Pelo menos é isso que ela acredita e não significa que é isso que vai acontecer!

“Eu queria que o mundo nos engolisse aqui, agora, por inteiro, neste exato momento. E é ai que a ficha cai, que me dou conta de que isso – isso – é se apaixonar”.

Gente. Que. Livro. É. Esse?
Não conhecia o trabalho da Stephanie Perkins. Na verdade, sendo sincero, as capas nacionais dos dois livros dela publicados pela editora Novo Conceito são ridículas se comparadas às internacionais, e por isso nunca me interessei. Mas quando saiu o Isla e o Final Feliz pela Intrínseca eu meio que me apaixonei pela capa. Dai minha amiga começou a ler, e ficou me enchendo demais e dizendo o quanto amou, e o quanto o livro é perfeito, e o quanto ele é lindo, e que não precisava ler os outros para entender... Dai eu comprei...
E FOI A MELHOR COISA QUE EU FIZ!
A autora consegue nos envolver em uma história sem muita pretensão. Uma história engraçada, carinhosa, romântica. Sabe aqueles romances água com açúcar que faz qualquer menininha de 13 anos se apaixonar? Então, eu sou essa menininha de 13 anos que se apaixonou. Os personagens são perfeitos, e fazem você se apaixonar ainda mais. Kurt por seu jeito louco de ser – por mais que você meio que odeie ele por algumas coisas, mas não tem como odiar ele de verdade -, Josh é o ser mais perfeito do mundo, é impossível quem está lendo não se apaixonar por ele. Tem a Gen, a Hattie, St. Cloud, Anna....
Eu não estava dando muito para a história não. Mas não teve como. A escrita é rápida, com bastante diálogo, Isla não é nem um pouco convencional, é um tipo diferente de mocinha. Ela não acredita em si, não acredita que alguém possa amá-la de verdade sabe. No final isso a atrapalha muito. Ela ama Josh a tanto tempo, que quando ele se declara para ela, ela meio que não acredita. Mas sim, Isla mal sabe o quanto ela é especial.
Gosto muito de histórias assim. Histórias que mostrem que nem todos sabem o que querem da vida. Isso é normal, enquanto Josh sabe para onde ir, e o que vai fazer da sua vida, Isla não tem a mínima ideia. Ela é uma tela em branco e Josh é o seu pincel. Além disso, deu para ver o que a Distância faz com um relacionamento e também o que a falta de um secador pode gerar...
Josh acaba indo para Manhattan de novo – por motivos que não irei comentar – e Isla agora tem que manter um namoro a distância... Muita coisa da errado, acreditem. É uma loucura ver o quanto ela é dependente dele, mas pensando comigo mesmo, eu também seria. Ele é tão incrível. Mas preciso dizer, você vai começar o livro amando tudo e vai terminar odiando a Isla – isso pelo menos até as últimas 5 ou 6 páginas. Ela é uma anta! Acreditem. Minha vontade foi de espancar ela e a boca grande dela, assim como sua insegurança e loucura mental.
Um livro apaixonante. Super indico a leitura. Eu só demorei uma semana para ler por conta da minha rotina que foi bem corrida, mas graças á semana e provas e a um apagão, eu consegui engolir ele. Espero que vocês amem ele tanto quanto eu amei! E para quem leu os outros dois livros, “Lola e o garoto da casa ao lado” e “Anna e o beijo francês”, se segurem, tem participação deles no final – e olha que eu nem li esses dois e sei!
Nunca mais verei os coelhos da mesma forma! SHIT
34/50

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)