26 de outubro de 2015

Resenha - Mulheres

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!
Livro: "Mulheres"
Autor: Carol Rossetti
Editora: Sextante
ISBN: 9788543102276
Ano: 2015
Páginas: 160
Skoob: Livro
Estrelas: 5

Sinopse: "Em 2014, a ilustradora Carol Rossetti começou a desenhar mulheres diversas para testar seus lápis de cor. Nunca poderia imaginar que suas criações despretensiosas ganhariam o mundo e iriam viralizar na internet a ponto de se tornarem matéria na CNN.
Com um traço característico e frases inspiradoras, Carol quebrou tabus e espalhou uma mensagem que ecoou em mulheres do mundo todo: somos fortes, merecedoras de respeito e especiais do jeito que somos, independentemente de opiniões e julgamentos alheios.
Agora, essa mensagem ganha o formato de livro e inclui textos sobre os temas centrais abordados em suas ilustrações, como corpo, estilo, identidade, relacionamentos e superação. 
“Existem mulheres negras, brancas, morenas, latinas, asiáticas, indianas, indígenas. Existem engenheiras, donas de casa, prostitutas, senadoras, artistas, executivas, atrizes. Há mulheres cegas, surdas, mudas. Mulheres bipolares, deprimidas, ansiosas.
Existem heterossexuais, lésbicas, bissexuais, arromânticas, pansexuais, assexuais. Mulheres cristãs, ateias, budistas, islâmicas.
Há mulheres que não são ativistas, que nunca ouviram falar em feminismo, que nunca discutiram racismo. Mulheres que lutam de formas diferentes, a partir de ideias que não conhecemos. Existem mulheres que têm vergonha de compartilhar suas escolhas por medo de serem julgadas. E mulheres que discordam de tudo isso que eu disse até aqui". 

***

“Nem todas as situações que eu desenho são vividas exclusivamente por mulheres. Várias delas podem ser vivenciadas por qualquer ser humano, e eu convido todos os homens a se identificarem também. Este não é um projeto exclusivamente para mulheres, nem unicamente sobre mulheres, nem sobre todas as mulheres ao mesmo tempo”.

 Clique para ampliar

Essa semana eu tenho o prazer de trazer para vocês uma resenha bem legal e diferente. Nesta semana eu tive a oportunidade de conhecer o trabalho da ilustradora Carol Rossetti, por meio do livro Mulheres, publicado pela nossa parceira Editora Sextante.
Pois bem, para quem não sabe, a série reunida na página de do Facebook da autora, que já conta com mais de 250 mil seguidores e por conta do sucesso acabou se transformando em um livro lindo e repleto de força.
Rossetti decidiu ser ilustradora aos 4 anos de idade, quando ganhou de seus pais uma caixa de lápis de cor. Mais tarde, resolveu que estudaria design gráfico, área na qual se graduou em 2011. Hoje Carol mora em Belo Horizonte e concilia seus projetos autorais de ilustração com o estúdio de design gráfico Café com Chocolate Design e o coletivo ZiNas. Até hoje, adora ganhar cadernos e a se deliciar com as infinitas possibilidades de um papel em branco.

“Sou eu quem faço todas as ilustrações, assim como a pesquisa por trás de cada quadro. Mas este projeto jamais teria crescido tanto se não fosse por algumas pessoas maravilhosas que me ajudam!”, comenta a autora em seu site pessoal.

Clique para ampliar

Como reforçar nas redes sociais a ideia de que a mulher é dona do próprio corpo? A ilustradora mineira encontrou no desenho a ferramenta certa para lutar contra o machismo, a homofobia, a transfobia, o racismo e tantos outros tipos de preconceito e espalhar ideias que tornam a mulher mais livre, segura e feliz. Mas não só a mulher. A mensagem por trás, seja das estrias, do peso, das roupas, do estilo, da escolha social, é algo maior. Serve para mim, para você, para seus amigos, família. É algo muito mais abrangente. Rossetti usa desenhos e frases certeiros. Mas o feminismo e o empoderamento da mulher não é o único tópico a ser abordado pela arte da mineira. Suas ilustrações já foram traduzidas para o espanhol e para o inglês por conta do sucesso que têm feito.
É um livro lindo, todo bem trabalhado, uma diagramação de realmente tirar o chapéu de tão linda. Ver que esse tipo de livro fez sucesso e que de alguma forma as pessoas estão aprendendo a deixar de lado certos conceitos e preconceitos arcaicos e infundamentados é incrível.
O livro é divido por sub temas, como: corpo, moda, identidade, escolhas, amores e valentes. Todos eles na real intenção de mostrar que independe de quem você seja, da sua vida, das suas coisas e escolhas é você quem manda.
Com certeza um dos livros que você deveria prezar em ter na sua estante.
36/50

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)