19 de outubro de 2015

Resenha - Predestinadas

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!
Livro: "Predestinadas"
Autor: Jessica Spotswood
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580413977
Ano: 2015
Páginas: 288
Skoob: Livro
Estrelas: 4

Sinopse: "“Predestinadas é uma história inesquecível, cheia de altos e baixos e boas surpresas. Um fim incrível para uma trilogia excepcional.” – Goodreads.
Cate Cahill acabou de ser apagada da memória de Finn, o grande amor de sua vida. A responsável por essa traição foi Maura, uma de suas irmãs, e Cate está certa de que nunca vai conseguir perdoá-la. Enquanto isso, Tess, a caçula, está às voltas com visões cada vez mais assustadoras.Como se não bastasse, a Nova Inglaterra vem sendo tomada por uma febre mortal sem precedentes. Preocupada, Cate quer ajudar a todos, mas é impossível fazer isso sem revelar seus poderes e, assim, aumentar a fúria dos Irmãos da Fraternidade, os implacáveis caçadores de bruxas.
Em meio a desavenças com suas aliadas em potencial, Cate terá que se desdobrar para conseguir prestar o auxílio que deseja, proteger Tess e Finn e lutar por uma nova ordem que permita que as bruxas sejam representadas no governo de sua cidade e não precisem mais se esconder. Predestinadas é o desfecho de uma saga permeada de delicadeza, cores, magia e fortes emoções. As irmãs Cahill terão que enfrentar os maiores desafios de sua vida, e o amor que sentem uma pela outra será fundamental nessa jornada".


***

“Nunca achei que haveria algo em mim, algo pequeno, obscuro e vergonhoso, que ficaria contente em ferir minha própria irmã”

Depois de muita espera e muito choro finalmente chegou a hora de saber o que realmente vai acontecer com as três irmãs Carhill. Essa semana, eu tive a oportunidade de finalmente ler Predestinadas, o volume final da trilogia das “Irmãs Bruxas”. Para quem não conhece, Jessica Spotswood cresceu em uma cidade no interior da Pensilvânia, nadando, tocando clarineta, ensaiando para as peças da escola e, principalmente, enfiando o nariz nos livros. Spotswood escreve desde pequena. É formada em artes cênicas, e hoje em dia mora em Washington com o marido dramaturgo e um gato chamado Monkey.
Finalmente poderemos presenciar a guerra de camarote, no seu ponto mais crucial, já que a ameaça ao clã das bruxas esta aumentando, Inês está sobre o controle e também deseja a tão esperada batalha, o oráculo foi descoberto e a profecia estaá em vias de se concretizar. Como sempre, Cate, Maura e Tess estão nervosas – situação que se agravou depois das últimas ações de Maura. O principal motivo que mantém Cate em pé, e viva ainda é Tess. Nunca as três estiveram tão separadas e fora de sintonia. O poder está subindo à cabeça de Maura, está a cegando e Cate, por si, ainda tenta manter as irmãs a salvo.
Para quem não se lembra, Maura apagou – um pouquinho - a memória de Finn na intenção de "proteger" Cate, Tess e toda a irmandade. Cate estava despedaçada com isso, e perdoar Maura não era uma opção viável no momento. Mas isso saiu do plano principal quando Tess revelou-se como Horáculo – isso ainda no segundo volume – e colocou em sua mente que sim, ela tinha maturidade suficiente pra conduzir as bruxas à salvação. E daí você adiciona um pouco dos irmão O'Shea no comando da fraternidade – que consegue ser mais FDP que o Ishida – e uma luta pela liberdade que será comandada pelas Irmãs Carhill... Gente, eu to sem ar!

"Quero feri-la da mesma forma que ela feriu Finn e a mim. A dor surda de meu peito evolui para um rugido assim que penso no nome dele; na doçura dele quando fico nervosa; em sua revelação de que meu livro de infância preferido foi escrito por uma mulher. E uma Catherine, nada menos. Na promessa de que, independentemente do que acontecesse, enfrentaríamos juntos." 

Spotswood arrasou.
De verdade, quem acompanhou a serie desde o inicio conseguiu perceber uma evolução gigantesca. O primeiro livro foi o mais chatinho de se ler, mas por ele já dava para ter uma noção do que viria. No segundo muita coisa aconteceu sucessivamente, muitas revelações, muita ação e fatos que traçaram o caminho final da série. Mas esse terceiro livro... Eu não sei o que dizer. Ela se superou!
Predestinadas é mais intenso, rápido, bombástico e até tenso. Percebe-se uma evolução incrível das Irmãs, cada personagem evolui formidavelmente bem. Cate e suas atitudes extremas de querer proteger tudo e todos. Amo essa mulher! As máscaras não caem, elas despencam completamente, e, se você odiava o irmão Ishida, amigo, espra para ver como os Irmãos estão neste livro. Eles estão mais cruéis que nunca, e quem sofre com tudo isso é a sociedade em volta, que é torturada com leis e mais leis e agora também por uma praga, uma doença que vem matando cada dia mais. O desespero come solto.
Sem dúvidas o ápice da trilogia ficou todo para esse último capítulo. A autora não economizou no quesito emoção, drama e ação. Foi tanta adrenalina que o livro passou assim... Num estalar de dedos. Tem muitos personagem esquecidos na história que reaparecem – para o bem e para o mal – tem o Finn que...
Ah gente, é muito amor. Sem dúvidas não poderia esperar nada diferente deste livro. Uma escrita carregada de emoção, que não se arrasta. Ela voa, você nem percebe. Me envolvi de tal forma com esse livro que estou pensando seriamente em ler de novo a trilogia, e olha que não tenho o costume de reler os livros. Jéssica Spotswood, sem dúvidas, já garantiu um lugar na minha cabeceira! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)