22 de fevereiro de 2016

Resenha - Coroa Cruel

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!
Livro: "Coroa Cruel"
Autor: Victoria Aveyard
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765923
Ano: 2016
Páginas: 232
Skoob: Livro
Estrelas: 5

Sinopse: "Duas mulheres — uma vermelha e uma prateada — contam sua história e revelam seus segredos.
Em Canção da Rainha, você terá acesso ao diário da nobre prateada Coriane Jacos, que se torna a primeira esposa do rei Tiberias VI e dá à luz o príncipe herdeiro, Cal — tudo isso enquanto luta para sobreviver em meio às intrigas da corte. 
Já em Cicatrizes de Aço, você terá uma visão de dentro da Guarda Escarlate a partir da perspectiva de Diana Farley, uma das líderes da rebelião vermelha, que tenta expandir o movimento para Norta — e acaba encontrando Mare Barrow pelo caminho. Esta edição traz, ainda, um mapa de Norta e um trecho exclusivo de ‘Espada de Vidro, o aguardado segundo volume da série A Rainha Vermelha".


***

Vamos falar de coisa boa? Então vamos falar de uma série que entrou para a minha lista de livros de cabeceira. Esta semana teremos a resenha de “Coroa Cruel”, uma seleção de contos da série “A Rainha Vermelha”, escrita por Victoria Aveyard. Para quem não conhece a autora, ela divide um pouco do seu tempo entre sua cidade natal, East Longmeadow, e as cidades de Massachusetts e Los Angeles. Após graduar-se em Screenwriting da Universidade do Sul da Califórnia , Victoria decidiu testar seus dotes literários e escrever um romance. “A Rainha Vermelha” saiu depois de um longo ano sem emprego – logo após acabar a faculdade. Hoje, nossa nova amada está revisando o segundo livro da série, junto com outros muitos projetos literários e também projetos para o cinema. Entre suas maiores vontades está: Montar um cavalo nas montanhas de Montana e navegar de Londres a Edimburgo sem GPS... Mas vamos ao que interessa?

“A única pessoa na minha cabeça sou eu. A única pessoa que não mudou é você. Você ainda é a menininha numa sala empoeirada, esquecida, indesejada, deslocada. Você é a rainha de tudo, mãe de um filho lindo, esposa de um rei amoroso e ainda assim não consegue ter forças para sorrir”.

Nessa pequena seleção de contos, publicado esse mês, somos colocados frente a frente com dois períodos diferentes da história de Norta.
No primeiro, intitulado “Canção da Rainha”, conhecemos um pouco da trajetória da rainha Coriane Jacos até o trono. Isso antes mesmo de Cal nascer. Nesse conto conhecemos a mãe e o Pai de Cal e entendemos o que levou a rainha ao suicídio – como dizem as más bocas.
Sua vida era simplória, a família de Coriane era prateada e dispunha apenas do nome de sua casa, já que de resto, não havia nada, eles estavam falidos.  Adenorack, por mais que fossem terras grandes e férteis, de nada serviam. Sua casa, a Casa Jacos, estava falida, economizando a comida de hoje para a refeição de amanhã. Mantinham apenas um mordomo, velho e cansado, e três cozinheiras, que ajudavam com o resto dos afazeres.
A grande oportunidade da família aconteceria após a morte do tio de Cori, já doente e descrente da vida – nem mesmo a ajuda dos curandeiros ele solicitava, sua vontade era definhar e morrer mesmo. Parece mórbido e nem um pouco ético, mas infelizmente era nisso que seu pai se apoiava para tentar dar um futuro digno a sua Casa.
Logo após o falecimente e o funeral de seu tio, Coriane, Julian e seu pai foram morar na capital, Archeon, para de lá poderem politicar. Nesse meio tempo, durante um jantar, Cori teve o desprazer de conhecer Elara e seu poder da mente, mas graças a isso a garota acabou conhecendo o príncipe e futuro rei de Norta, Tiberias. Ela encontra no príncipe herdeiro alguém como ela. Um rapaz triste, deslocado, que não se encaixa onde estar e que só tinha vontade de sumir. Assim como ela, que tinha como medo principal acabar sozinha, em adenarock, como sua prima Jessamine.
Vemos como tudo se desenrola até que Tibe se apaixona. Presenciamos Elara e seu poder apodrecer os pensamentos e sonhos de Cori, presenciamos abortos e desconfianças, até que o final chega para Cori e ninguém descobre a verdade...
Um conto maravilhoso, rápido, que realmente te envolve e conta um pouco mais sobre a realidade das Casas e da vida na nobreza. Quem imaginaria que além da rainha, o rei Tiberias V também tinha um amante real? Seu nome era Robert... Já amei! A autora acerta em cheio ao relatar os acontecimentos , é tudo tão rápido que quando nos damos conta, já acabou, deixando vontade de quero mais.

“Vamos nos levantar. Vermelhos como a Aurora!”

O segundo conto, intitulado “Cicatrizes de Aço”, narra os fatos que antecedem os acontecimentos com Mare e em certa altura até correm lado a lado. Na visão de Farley, esse conto mostra como a Guarda Escarlate começou a crescer e a ganhar aliados. Missão atrás de missão, somos inseridos em um jogo de fazer aliados e conseguir passagens e informantes. Além de, é claro, conhecermos um pouco mais de Farley, uma figura bem enigmática mais que no fundo é uma ótima personagem, com uma história que vale a pena ser contada.
Vemos também o momento em que o irmão de Mare é encontrado e se junta a Guarda, ajudando com informações importantes – graças ao seu poder.
Esse sem dúvida é um conto muito importante, pois vemos o porquê Farley realmente ajuda Mare – obviamente por causa de seu irmão, num primeiro momento, e depois por conta de seu poder -, além de entendermos como tudo funciona.
Esse já foi um conto que me torturou um pouco mais. Ele é bem arrastado e cheio informações. Você precisa prestar bastante atenção na leitura para não se perder. Tem poucas falas, muita descrição de local e cena e muita história envolvida. É riquíssimo em informação, mas ainda assim vai exigir um pouco mais de paciência. Obviamente, no final, ficamos encantados da mesma forma, independente se nos perdemos pelos lugares ou no contexto – confesso, me perdi um tiquinho.
Além disso, somos agraciados também com um pedaço do livro “Espada de Vidro”, livro que foi lançado esse mês. Esse eu confesso que não li. Não quero Spoilers, nem ficar com gostinho de quero mais, já que não sei quando vou comprar o meu. Prefiro para comprar e devorar tudo em um dia. São quatro capítulos do novo livro e um mapa de Norta completo para pessoa perdidas, como eu, se situarem na história.
Uma leitura rápida, mas que serviu como um aquecimento mental para o próximo volume, que promete acabar com muitos emocionais.
07/55

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)