23 de maio de 2016

Sinopse - Lucas e Nicolas

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!
Livro: "Lucas e Nicolas"
Autor: Gabriel Spits
Editora: Fabrica231
ISBN: 9788568432426
Ano: 2016
Páginas: 272
Skoob: Livro
Estrelas: 5

Sinopse: "Aparentemente, eles têm pouco em comum: Lucas não tem talento para o esporte, mas é um gênio na escola. Sua vida social é nula, mas nas redes sociais se vira bem; Nicolas é o fortão da turma, bonito, popular. Suas notas são vergonhosas, mas nos esportes ele se destaca. Suas dúvidas irão uni-los; suas certezas podem ser desastrosas. Em seu romance de estreia, o paulista Gabriel Spits pinta um retrato honesto, cativante e bem-humorado da adolescência nos dias de hoje. Lucas e Nicolas é um romance sobre amizade e homossexualidade, amor e descobertas na fase mais conturbada da vida. Perfeito para fãs de Will & Will, de John Green, e dos livros de David Levithan, entre outros romances do segmento young adult".

***

Essa semana vai ter livro viado sim! A resenha dessa semana vai ser sobre um livro maravilhoso, escrito pelo paulistano Gabriel Spits. Este é o seu primeiro romance – espero que seja o primeiro de muitos, porque já quero mais!
Gabriel é uma mistura de Lucas e Nicolas. Faixa amarela em caratê e fã de games e HQs... Já da pra saber de onde vem a inspiração. Mas vamos ao livro então?
  
“- KKKKK, ai, ai, você é estranho – Nicolas diz, engolindo o riso.
- Já sei disso, obrigado – Lucas responde desembrulhando o papel-aluminio. Ele morde o sanduiche.
- É estranho... – Nicolas continua – mas é gatinho... Eu gosto...”.

Tirando sua vida online, Lucas não tem mais nada do que se orgulhar. Na rede ele tem bpas curtidas, bons comentários e muitos amigos. A maioria é de São Paulo, da capital. Na sua cidade mesmo, ele não tem nada. Na escola ele é apenas o zuado, o “viadinho”, “Malucas”, “Boiola”. Só serve para passar as repostas certas e ser zuado.
Dá pra entender o porque ele odeia tanto a sua vida. Seus pais também não ajudam muito, ainda o tratam como criança e acham que sua vida de adolescente é maravilhosa. Mal sabem da realidade.
Mas tudo muda quando Nicolas chega na escola. Ele faz um belo contrapeso em relação a Lucas. Enquando lucas é o que nós chamaríamos de “emo”, sabe, calça skinning, bem magro, franja grande, na dele, sempre de fone e misterioso, Nicolas é o atleta. Carateca, alto, loiro, de olhos azuis, musculoso, popular e recém chegado na cidade. Obviamente já sabemos para onde Lucas irá olhar daqui em diante, isso pelo menos até o menino se enturmar e começar a zuá-lo também.
Lucas até sonha com Nicolas. Ele esta lá, do outro lado da quadra olhando para o menino musculoso e comendo seu horrível sanduiche de atum - ele odeia peixe – dai o Nicolas percebe que ele está sendo encarado e vai até ele, e os dois acabam se beijando... Ou quase, mas dai Lucas acorda.
Lucas tem em mente que a vida de Nicolas é perfeita. Mal sabe ele da dificuldade do garoto que largou mão de morar com a mãe e o padrasto para ir morar com o pai e tentar viver sua própria vida, longe de toda a negatividade e conforto da metrópole. Na casa de seu pai, se ele quer comida, tem que comprar e fazer, se quer roupa limpa, tem que lavar e se quer a casa arrumada - uma casa bem simples se comparada ao apartamento de luxo em que morava - tem que limpar. Sua mudança trouxe com ele também a tristeza de deixar Silas para trás. Seu namorado? Não, seu crush hetero. Nicolas acreditava estar contente apenas com a amizade do rapaz que fazia caratê junto com ele, mas com a distancia viu que Silas não ligava tanto assim e agora, ali, naquela cidadezinha de interior, Nicolas se vê mais só e perdido que nunca.
Mas o destino, ah, o destino é uma criança e nós somos os brinquedos dela.

“- É por isso que ninguém gosta de gay [...] É isso mesmo. Vocês querem ser respeitados, mas não respeitam ninguém. Sempre ficam bancando as vitimas e acham que pode sair por ai agredindo quem quiser”.

Não sabia de inicio que o livro era nacional. E me surpreendeu muito, já que eu li esse livro em exatas 5 horas e depois fiz questão de mandar um e-mail para o autor. Ele vai ler? Acho que não, mas fiz minha parte.
Entre um, dos muitos acertos deste livro, sem dúvida são os lados da história. Temos a visão de Lucas no inicio, e logo depois temos uma visão completamente diferente, que é a do Nicolas. Gabriel Spits nos mostra os lados da moeda e nos faz torcer para que os lados acabem juntos. Lucas esta apaixonado por Nicolas, que por sua vez está apaixonado platonicamente por seu amigo de São Paulo, Silas, que nem sabe que ele é gay. Além disso, temos o Matheus, uma amigo do Lucas, também de São Paulo, que gosta dele, mas sabe que não tem chance nenhuma, já que Lucas gosta de Nicolas.
Outro ponto que me chamou bastante a atenção foram os estereótipos que o autor coloca no meio da história. Nicolas o “Boy Magia”, Lucas o menino zuado por ser afeminado e na dele. Matheus, o gay gordinho e maluco. Isso sem falar nos valentões da escola, sempre feios, nojentos e burros, mas ainda assim se acham no poder e na razão. Infelizmente é assim na vida real. Não basta ser gay, tem que ser de algum grupo. Isso é tão ridículo.
A história não é nenhum conto de fadas, nem romancezinho bonitinho. Eu vi bastante realidade, desde as agressões verbais até as agressões físicas. As dúvidas, os choros contidos, aquele sentimento de não se encaixar, de não ter amigos de verdade, Aquela vontade de mudar de vida, de começar de novo. A descoberta da sexualidade, do amor e principalmente a descoberta dos verdadeiros amigos.
É um trama bem simples e encantadora, envolvente, no final as coisas são bem loucas, mas eu acho que não poderia pensar em um final melhor. Simples e complexo. Simples e bonito. Simples e verdadeiro.
O enredo é completo de referencias atuais, de gírias – que realmente são assim na vida real kkk’ -, teve até o Deus do David Levithan e da Lady Gaga, gente! Logico, eu como Little Monster de cartinha tenho que dizer: a citação da musica Monster dela está errada e tals, na verdade se canta “He eat my heart” (ele comeu meu coração), e no livro foi colocado “He broke my heart” (ele quebrou meu coração).  MAS, tirando isso, o resto é maravilhoso. É de se apaixonar e pedir para deus um romancezinho assim na sua vida.
Só digo que a partir de agora vou comer sanduiche de atum todos os dias na faculdade!
Esse tipo de história sempre me encanta. Gosto de ver a forma como todo esse universo é retratado, e também tratado. Me deixa muito triste saber que não tem nenhuma série de livro que valha a pena. Sabe, é chato você amar uma história, como essa ou alguma do David Levithan, por exemplo, e saber que no fim do livro é realmente o fim da história. Eu quero mais. Quero saber do relacionamento, da primeira vez, do gosto dos beijos, da luta contra o preconceito, quero saber da primeira briga, da primeira transa de reconciliação... #QueremosContinuaçãoSIM
Isso sem falar do cunho social. Dessa realidade triste em que alguém se acho na razão em agredir outra pessoa pelo que ela gosta, ou pelo que ela faz, ou por quem ela é. Isso é ridículo. É feio. É burrice. Olhem ao redor, pela essa água de Jesus, somos todos diferentes. Formas diferentes para todos, se você agride uma pessoa por ser diferente, você vai ter que se trancar na merda do seu quarto e ficar a eternidade lá, porque amigo, deixa eu te contar um segredo: SOMOS TODOS DIFERENTES! PARA DE DAR CLOSE ERRADO VIADO!
Um livro maravilhoso. Vocês deveriam para seja lá o que estiverem lendo, e ler. Não vão se arrepender. Muito amor envolvido.
20/55

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)