20 de junho de 2016

Resenha - Luminoso

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!
Livro: "Luminoso"
Autor: Alyson Noel
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580571226
Ano: 2011
Páginas: 192
Skoob: Livro
Estrelas: 3

Sinopse: "Após ter completado sua tarefa com o Garoto Radiante, Riley desfruta férias ao lado de Buttercup e Bodhi. Quando um cão infernal atravessa seu caminho, a menina decide ir atrás dele – apesar da relutância de seu professor. Durante a busca, ela encontra uma jovem fantasma chamada Rebecca.
Apesar do jeito doce de Rebecca, Riley logo descobre que nem tudo é o que parece. Filha de um fazendeiro, e furiosa por ter sido assassinada durante uma revolta de escravos em 1773, ela mantém a alma dos que morreram presa em suas piores memórias. Será que Riley conseguirá ajudá-la sem se perder nas próprias lembranças dolorosas?". 


***

Ah, que saudade eu estava de você Alyson, de verdade! Essa semana vai ter resenha de mais um livro da Alyson Noel, sim. Acabei dando um tempo em seus livros por conta da escrita, que era muito intrincada e demorada, e as vezes até perdendo um pouco do timing, sabe. Mas resolvi dar mais uma chance para ela. Para quem não conhece Alyson Noël nasceu no dia  3 de dezembro de 1965, no Condado de Orange, e é uma escritora americana de ficção. Ficou conhecida mesmo pela prestigiada série “Os Immortais”, que conta com seis volumes, sendo mais quatro como spin-offs da história.
Foi na adolescência que Alyson teve grande inspiração para escrever, lendo “Are You There the God? It's Me, Margareth”, de Judy Blume, quando estava na sexta série. Seus livros, traduzidos para 35 países, somente nos Estados Unidos venderam mais de 2 milhões de cópias Antes de se dedicar à literatura ocupou uma variedade de profissões, como babá, balconista de uma loja de departamento de vendas, assistente administrativo, joalharia, pinturas, recepcionista e comissária de bordo da Delta Air Lines.
Essa semana flaremos um pouco do livro “Luminoso”, segundo volume da série “Riley Bloom” – Spin-off da série “Os Immortais”.

“A verdadeira libertação estava na capacidade de perdoar".

Riley,  graças ao ótimo trabalho feito em sua ultima missão passada pelo Conselho de Aqui & Agora, agora está de férias com Buttercup e Bodhi na ilha onde seus pais passaram sua lua de mel. Mas algo chama a sua atenção na praia em que está jogando gravetos para Buttercup ir buscar. Do nada o cachorro começa a rosnar e latir, algo que ele nunca faz, e ao ir ver o que estava acontecendo, Riley se depara com um gigantesco cão espectral negro. Ela até se esquece que já estava morta e que nada poderia “feri-la” agora, e se agacha de susto.
Bodhi logo a encontra em posição fetal na areia da praia tentando se esconder do gigantesco cão. Segundo ele diz, aquele tipo de cão espectral era comum no mundo todo. Normalmente guardavam tumbas ou túmulos, nada a se preocupar. Mas nós sabemos o quão teimosa Riley é. Não basta ouvir um “O Conselho não nos deu isso como missão”, ela tem que ir ver de onde esse cão veio.
Ao seguir em direção ao local de onde o cão veio correndo, Riley encontra uma garota de roupas estranhas, parada perto de uma árvore. Ela parece ser jovem e antiquada para a época. Mal sabe ela que, por trás do lindo e angelical rosto da garota se esconde um espírito raivoso e sedento por dor e sofrimento. Riley mal sabe no que está se metendo até ver que Buttercup e Bodhi cairam na armadilha da garota e sumiram dentro de uma bolha luminosa.

“Perdão é o perfume que a violeta deixa no calcanhar de quem a pisou”.

Os livros da Alyson Noel foram, sem duvidas, o começo da minha vida nessa coisa louca chamada literatura. Meu primeiro livro lido de verdade, sabe, por cvotnade de ler mesmo, foi o “Para Sempre” e a partir dai eu comecei a correr atrás dos livros dela para comprar e ler. Não fui muito longe nessas leituras porque alguma coisa na escrita dela me um pouco de preguiça, sabe, muita descrição, muito pensamento, muita coisa repetida e pouca ação e novidade? Dai acabei largando de lado os livros dela. Mas essa semana eu resolvi voltar.
Este é o segundo volume da série Riley Bloom, e hoje, depois de terminá-lo, eu realmente entendo o porque eu amo tanto essa autora. Ela consegue criar uma realidade tão viva e diferente de tudo aquilo que estamos acostumados, que chega a ser deslumbrante ler as aventuras de Riley. Mesmo com uma escrita um pouco arrastada e lenta, com muitos detalhes e pensamentos, você consegue se grudar na história, você anseia por mais informações e mais ações para entender um pouco da trama. Isso eu acho incrível.
Isso sem falar na conotação história empregada no enredo. Nesse volume temos um vislumbre do que foi um pequeno fragmento da escravidão no passado. Algo meu minúsculo, se levarmos em conta todo o contexto, mas temos. Mas muito além de mostrar apenas essa realidade, a autora nos toca de uma forma muito diferente. Rebecca, a fantasma que prende todos em uma bolha de dor e sofrimento, tem o dom de fazer todos que entram em sua bolha se lembrarem de algum momento ruim, ou triste, ou até mesmo de raiva. Mas Riley aparece, com a ajuda do Príncipe Kanta, e desvenda qual é o segredo para anular esse poder da garota.
Além disso, vemos também aquilo que a autora tenta nos mostrar em quase todos os livros dessa série, ou seja, sentimentos de amor, perdão, aceitação. Acho bem clichê? Sim, um pouco, mas acho legal, afinal, o tema é vida apos a morte, então não tem muito o que se fazer. Sempre esses temas aparecerão.
Mas acima de tudo, a história é muito boa, e caso você tenha um tempinho sobrando, vale a pena conhecer. Alyson Noel é muito rainha.
24/55

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)