11 de julho de 2016

Resenha - Depois de Você

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!
Livro: "Depois de você"
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580578645
Ano: 2016
Páginas: 320
Skoob: Livro
Estrelas: 3

Sinopse: "Quando uma história termina, outra tem que começar.
Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes.
Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.
Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente".


***

“Ninguém segue em frente sem olhar para trás”.

Dando seguimento a minha leitura, minha querida amiga – TE AMO MUITÃO ALINE – me emprestou a continuação de “Como eu era antes de você”, esta semana teremos mais Jojo Moyes, mas já vou avisando, nem tudo é tão brilhoso assim no paraíso.
Para quem ainda não conhece, Pauline Sara Jo Moyes, ou como é mais conhecida, Jojo Moyes, tem quase 47 anos e é uma jornalista inglesa. Ela estudou na Royal Holloway, University of London e Bedford New College. Em 1992 ganhou uma bolsa financiada pelo The Independent para fazer sua pós-graduação em jornalismo. Trabalhou por 10 anos neste jornal, exercendo vários papeis na empresa. Foi assistente de editor, artes e mídia e até mesmo correspondente do jornal. Moyes já ganhou duas vexes o prêmio de romancista do ano pela Associação de Escritores Românticos e seus livros já foram traduzidos em onze línguas diferentes.
Ela ganhou o primeiro prêmio em 2004 por “Fruit Foreign” e em 2011 por “The Last Letter From Your Lover”. Hoje, Moyes vive em uma fazenda em Saffron Walden , Essex, com o marido, o jornalista Charles Arthur, e seus três filhos.
Hoje falaremos sobre “Depois de você”... O livro que poderia, e não, ter ficado sem existir.

“- É claro. E imagino que tenha bastante dinheiro guardado para bancar o casamento, pois não é barato, não é mesmo? – Os dois me encararam. – E quanto foi que lhe pagaram para vender minha história para os jornais, Pat? Quantos mil? Treena não conseguiu descobrir o valor exato. Mesmo assim, a morte de Will deve ter lhe rendido a compra de um bocado de uniformes de lycra combinando, não é?”.

Quase dois anos depois de Will deixar todos e se suicidar, assistidamente, nas Dignitas, Lou ainda não superou sua perda. Nem mesmo o tour pela Europa e o recém comprado apartamento no centro de Londres, presente de Will, a preveniram de voltar para aquela rotina de antes. No fim das contas, Lou agora trabalhava em um PUB, no aeroporto de Londres e passava os dias nessa rotina de trabalho e casa.
O apartamento ainda estava oco, tinha poucos moveis e quase nada de decoração. O jardim no telhado havia morrido – ela nunca se deu bem com flores – e suas roupas extravagantes, marcas de Louisa Clake, haviam ganhado espaço dentro de uma caixa. Agora ela tentava de misturar usando calças jeans e blusinhas normais.
Mas é só quando, depois de beber um pouco – muito – e subir no telhado para respirar o ar da noite, e se assustar com uma voz e cair lá de cima, do quinto andar, é que sua vida muda. Mas quem me dera dizer que era para melhor. Por circunstancias bem estranhas, Lou quebra apenas alguns ossos e a bacia, ela continua viva. Mas agora, mais do que nunca nesses seus dois anos de distanciamento da sua família, ela  vê como a morte de Will mudou tudo e todos. Em seu caminho uma garota de 16 anos e um paramédico forte e possivelmente galinha, complementam a trama que no fundo todo mundo desejava.

“[...] – Mas... ás vezes, Louisa, seguir em frente significa que temos que nos proteger. E talvez, no fundo, você tenha entendido isso”.

Esse livro me provocou sensações agridoces do começo ao fim. Antes mesmo de ler o livro acabei lendo algumas resenhas, li uma em especial que me fez imaginar o que viria pela frente. E foi tiro e queda.
Em meio a um turbilhão de coisas – um acidente, uma recuperação, uma filha recém descoberta, um emprego horrível, uma adolescente louca e sem noção, uma vida monótona, sem sentido e um tanto quanto depressiva, falta de visão, falta de vontade,,, E por assim vai – um dos únicos pontos que te prende realmente ao livro é a escrita. Digam o que quiserem, mais Jojo arrasa na escrita, te prende de uma forma que a história em si não prende – faz sentido, produção?
Pensei em desistir em vários pontos do livro. Lily tira a paciência de qualquer um e a passividade e bondade de Lou ajuda e muito nisso. A garota é um demônio rebelde. Fuma, bebe, usa drogas, tudo isso debaixo do nariz de Lou e ela fica blasé em relação a tudo. Arruma a bagunça, da conselhos, paga as contas, atura os ataques... Meu deus. Como eu odiei ela por páginas e páginas a fio.
A autora inicia vários caminhos por entre a trama. Temos de volta a família louca e amada de Louise, temos seu emprego, seu grupo de ajuda para pessoas que perderam um ente querido, temos essa interação com a Lily e também com seu novo Boy magia, Sam... Moyes nos dá uma surra de conteúdo, mas ainda assim parece forçado, parece pesado. Eu não consegui ver aquela Lou, do primeiro livro, neste livro. Era como se uma atriz substituta houvesse entrado no lugar da atriz principal e feito uma péssima atuação. Não dá para digerir toda aquela história de “eu o amava e ele preferiu morrer”... Garota, Wake up for you fucking life!
Ela não voltou a estudar, não correu atrás de algo que gostasse, começou a trabalhar em um lugar em que era obrigada a se vestir como um gnomo e a aturar um chefe ranzinza e escroto... Ah Lou, me ajude a te ajudar!
Ela se esquece de sua vida e passa a se preocupar com a vida de Lily, que é uma verdadeira zona. Para ela era como se devesse isso a Will, como se fosse uma divida a pagar. Gente, que difícil viu. Foi uma leitura longa e um pouco arrastada sim. Confesso que fiz indicações negativas em relação a esse volume.
Mas não posso mentir: Chorei horrores no final também. Não tem como. Você se emociona quando vê tudo o que acontece e como tudo termina – espero que tenha terminado mesmo. Se pudesse mudaria algumas coisas, até por que fico triste em ver que Lou, apesar de tudo, precisa ir para longe para se encontrar, vamos dizer assim. Mas é aquele ditado: vamos fazer o que?
Se você ama Jojo, tem que ler. Se você não ama, mas leu o primeiro livro e quer ver o que acontece, cuidado. Esse volume pode ser tanto bom quanto ruim. Não é nada que ninguém estivesse esperando, mas ainda assim foi um “final feliz” que todos queriam. Dê uma chance e me diga o que achou.
27/55

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)