22 de agosto de 2016

Resenha - 1+1 A matemática do amor

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!
Livro: "1+1 A matemática do amor"
Autor: Augusto Alvarenga e Vinicius Grossos
Editora: Faro Editorial
ISBN: 9788562409691
Ano: 2016
Páginas: 256
Skoob: Livro
Estrelas: 5

Sinopse: "Lucas e Bernardo são dois garotos, melhores amigos um do outro de toda a vida. De repente, recebem a notícia de que Bernardo irá se mudar com a família para outro país. Nesse momento, cada um a seu modo, percebe como valiosa era aquela amizade, algo que não queriam perder. Bernardo reage mal e se revolta. Lucas tenta transformar cada dia que resta com o amigo na melhor experiência de suas vidas. Ele escreve uma lista de coisas para fazer e pretende cumprir uma por uma, em todos os detalhes. Mas, a cada dia, o fantasma da separação os assombra com um cronômetro lembrando que o tempo se esgota e, ainda assim, os dois passam por grandes momentos juntos. Então os meninos percebem que há algo mais entre eles... um sentimento profundo, que não conseguem explicar e tornam todas aquelas experiências ainda mais intensas. Mas o que fazer com tudo isso quando se tem apenas 16 anos?".



***

“A questão não era me mudar de casa, pais, continente. Não importava o lugar para onde eu fosse: se o Lucas estivesse comigo, tudo ficaria bem. No fundo, acho que o Lucas era a minha casa”.

Vai ter brazucca sim, e se reclamar eu leio outro!!! Mas antes de falar desse livro incrível, que eu engoli em apenas um dia, vamos conhecer um pouco dos autores? Sim, sim. São dois desta vez!
Augusto Alvarenga tem 19 anos e dois livros já publicados. Nascido no interior de Minas, mora hoje em Belo Horizonte e é viciado em histórias - lidas, escritas, vistas ou contadas. Apaixonado por romances e por histórias encorajadoras, pretende escrever mais palavras do que imagina.
Vinícius Grossos nasceu no estado do Rio de Janeiro e quando pequeno, tinha o sonho de trabalhar em uma livraria apenas para poder ler tudo o que fosse possível. Aos sete anos, escreveu e ilustrou seu primeiro livrinho e desde então não parou mais. Já participou de algumas antologias e concursos audiovisuais, sendo Sereia Negra seu primeiro livro publicado. Atualmente mora em Juiz de Fora, Minas Gerais, onde estuda Jornalismo.
Da junção desses dois seres maravilhosos, nasceu esse livro do qual vou falkar um pouco para vocês, “1+1 – A matemática do amor”. Nem sei o que dizer, só sentir.

“Nós éramos indivisíveis naquele momento.
E mesmo separados, jamais seriamos fração.
Mesmo as estrelas mais distantes fazem parte de um céu bonito.
Mesmo com um oceano entre nós... Isso não mudava em nada”.

Lucas e Bernardo se conhecem desde sempre. Sim, sempre é um palavra perfeita para a ocasião, já que seus pais eram muitos amigos e acabaram ficando grávidos ao mesmo tempo. Isso significa que os dois garotos se conheciam desde sempre, desde a barriga de suas mães. Tem até uma foto de seus pais, juntos, e suas mães na frente, com a barriga gigante. Eles também estavam nessa foto, só que dentro da barriga.
Lucas era o bom em português, apaixonado por poesia e por palavras. Bernardo era o esportista, forte e apaixonado por matemática. Ao contrario de Bernardo, Lucas não era nem um pouco popular, mas ele não ligava para isso, nem para as fofocas, nem piadas do pessoal do futebol da escola. Ele sabia que nada disso mudaria a realidade: Bernardo é e sempre será seu melhor amigo, mais até que um irmão.
Mas isso parece ruir um pouco no momento em que Lucas descobre que Bernardo se mudará com seus pais para Portugal. Não, não é de rua, nem de bairro, cidade ou até mesmo estado... Agora, depois das férias, haveria um oceano inteiro separando os dois. E isso passa a corroer ambos. No inicio Bê não entende muito bem o porque disso tudo. Tudo bem que uma oferta de emprego melhor é sempre um bom motivo, mas seus pais sabiam o que ele sentia em relação a isso. Em relação a Lucas, seu melhor amigo.
Mas era irremediável. Não era só por dinheiro, e não havia outra forma. Sobra para ele então 45 dias de férias ao lado de seu melhor amigo desde sempre. E eles sabem que essas férias mudarão tudo em suas vidas e que elas devem ser inesquecíveis.
Numa pequena jornada de semanas, ambos irão descobrir o que eles já sabiam, mas ainda não tinham parado para prestar a atenção: que 1+1 é igual a 1.

“[...] - Porque eu te amo... E talvez seja isso que as pessoas fazem quando elas se amam: Elas lutam contra tudo para ver o seu amado sorrir. E você sorrir agora me deixa muito feliz”.

Eu fico muito feliz em ver livros dessa temática ganhando espaço no nosso mercado nacional. O fato de ser escrito por brasileiros e por ter esgotado a primeira edição, já me deixa mais feliz ainda. Augusto e Vinicius nos apresentam uma narrativa rápida, sentimental e muito, muito apaixonante.
Durante todo o livro, até a parte final dele, eu percebi que estava com algo entalado na minha garganta. É um sucessão de fatos tão, mas tão desanimadores – digo isso em relação ao relacionamento dos dois – que você só percebe que esta nervoso no fim da história. Eles levam muito tempo para se abrirem e se entregarem á aquilo que sentem. O livro talvez seja isso, uma sucessão de descobertas dos personagens.
Somos inseridos em um espaço de tempo, 45 dias, em que tudo pode acontecer. Lucas quer transformar aquela férias, em algo inesquecível. Bernardo quer apenas que aquilo nunca acabe, e que ele não tenha que ir embora e deixar Lucas para trás. E é nesse caminho entre uma queda, uma pipoca queimada e muitas, muitas lágrimas, que os dois descobrem que o que eles sentem vai muito além de apenas uma amizade. Mais que amigos, mais que irmão. Era amor em sua mais pura forma.
Os autores mostram também – algo que eu amei ver – um contraste bastante real entre interior e cidade grande. Mostra o medo, a confusão, o desejo. Eles nos levam até um enredo em que apenas estar perto, de mãos dadas já se torna o melhor momento possível.
Obviamente a gente fica louco com todas as oportunidades perdidas. Com  uma semana jogada fora – culpa do Bernardo -, com as noites que poderiam ser gastas de outra forma – não, não estou falando em sexo, existe muito mais que isso – e eu acho que foi isso que me encantou. Foi isso que me prendeu mais a história. Torci durante as 256 páginas para que algo acontecesse e que a viagem fosse cancelada. Mas quando isso aconteceu, quando o livro chegou ao fim, eu me senti tão feliz, tão completo.
Na história Lucas cita uma música, “Meu amor é Teu”, do Marcelo Camelo, daí eu resolvi ouvir. E MEUDEUSDOCÉU! A música realmente se encaixa, em tudo, na história, nos sentimentos, nessa fase – que acontece mais no final, depois de um ano -, sabe? Sabe quando algo dita o clima e a partir daí você vê e relembra a história de uma forma diferente, mais, digamos, familiar? Então, foi isso que eu senti. Foi incrível.
Esse é o tipo de livro que faz você parar e olhar para a sua própria vida romântica. Daí você olha e vê que ela é uma grande merda, e decide esquecer e focar na vida romântica dos personagens, que mesmo com um oceano os separando, é melhor que a sua. É mais bonita, mais verdadeira, mais carinhosa... Gente, nem sei o que dizer, só sentir.
Além disso, como de praxe, temos que ter aquela parte social – sabe como é. E isso me lembrou e muito do livro Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo. O jeito como eles se descobrem e aceitam, a agressão... Eu gostei muito de ter comprado e lido esse livro. Muito mesmo. O final é de tirar o fôlego, então se preparem.
Seria muito pedir uma continuação? E ah, parabéns aos envolvidos, o livro é lindo demais. Mudaria algumas coisas no texto, em si, mas não sou professor de português e isso não atrapalhou em nada a minha leitura e apreciação. Sempre costumo falar que 1 + 1 pode realmente ser 1. Esquecemos de levar em conta todo o sentimento envolvido nessa equação. As coisas se conectam de certa forma que, um individuo + outro individuo podem se tornar um sim. Vale a pena refletir.
33/55

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)