24 de outubro de 2016

Resenha - Pó de Lua nas noites em claro

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!
Livro: "Pó de Lua nas noites em claro"
Autor: Clarisse Freire
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788551000267
Ano: 2016
Páginas: 208
Skoob: Livro
Estrelas: 5

Sinopse: "Quando a noite fica mais escura e as ruas se calam, a maior parte das pessoas dorme e sonha. Algumas, porém, preferem o silêncio para sonhar acordadas. Clarice Freire, autora do best-seller Pó de lua, faz parte desse grupo. É nessa hora que costuma criar suas poesias e seus desenhos. Em seu segundo livro, Pó de lua nas noites em claro, ela vira a madrugada ao avesso em palavras e imagens, dedicando uma hora a cada capítulo, da meia-noite ao amanhecer. Além dos versos que conquistam o público desde 2013, quando foi criada a página Pó de lua no Facebook, Clarice alterna passagens em prosa e poesia, acompanhando sua personagem durante um longo e mágico passeio pela cidade quase deserta.
        Com um humor delicado e muita sensibilidade, a autora desvenda a angústia e a alegria daqueles que preferem a noite ao dia. Sua personagem insone se rende ao desejo de sair da cama e andar pelas ruas em busca de si mesma. Descobre que não está sozinha. Os sentimentos e as lembranças ganham vida, e ela esbarra em personagens como um homem que vaga por viadutos, um vigia noturno e até um misterioso carteiro que lhe entrega correspondências às três da manhã. Com lápis de cor e tinta nanquim, Clarice ilumina a escuridão e continua fiel à missão de Pó de lua: diminuir a gravidade das coisas".


***

"E cá estou, falando de novo sobre o amor. Mas que assunto repetitivo, manjado, cansativo. Fazer o quê, meu Deus, se para falar de amor basta estar vivo?" - Pag. 84

Sobre a autora
Publicitária. Redatora. Pernambucana. Recifense com chiado e tudo, menos o bronzeado. Viciada em coca-cola, para o seu mal e nas palavras - para o seu bem. Apaixonada por Alfredo - seu violão velho - e por tudo que é esquecido. Clarisse Freire é daquelas que perde o amigo mas não perde a piada e que deixaria todas as coisas por amor. Como não pode, deixa amor em todas as coisas que faz. Freire nasceu no Recife, em 1988, e desde muito cedo aprendeu a usar as palavras para acalmar suas inquietações. Cresceu admirando os desenhos em lápis de cor da mãe, Lúcia, e os versos do pai, Wilson. Uma noite, ouviu falar que a lua era bela porque, mesmo sendo só areia, deixava refletir a luz de outro, e por isso as noites não são escuras. Daí veio a inspiração para o nome de sua página no Facebook, Pó de lua, criada em 2011.

"Não te dei meus pedaços.
Nem minhas partidas.
Eu quis partir com você por inteiro" - Pag. 131.

Sobre o livro e o que esperar dele
Não há duvidas de que eu me apaixonei pela proposta do primeiro volume e assim que pude corri atrás do segundo volume. Mas eu não esperava me surpreender tanto. Neste segundo volume Clarisse Freire  nos trás uma nova proposta de temática. Suas poesias, frases e ilustrações – como de costume – com um adicional: Um novo tema e uma pequena e sutil história.
As ilustrações e poesias se juntam neste volume para contar a história de uma garota que gosta tanto das noites, que decide andar por sua cidade assim que a noite cai. Sua inspiração vem da noite e da brisa calma e refrescante que só a madrugada proporciona. E nesse contexto, a autora nos leva por vários caminhos e personagens para passar sua  mensagem.
Além disso, gostei bastante também da parte dedicada aos diálogos. Achei uma graça. Acho que é isso que o leitor espera de uma continuação. Não só mais da mesma coisa, mas algo diferente, um diferencial que faça você olhar para a obra de uma forma diferente mas ainda assim apaixonada.
A essência continua a mesma.  A delicadeza é o que mais chama a atenção. Desta vez, os capítulos são separados por horários, conforme a noite e a aventura da menina vai acontecendo, até que o sol por fim começa a soltar seus primeiors raios e tudo volta a loucura do dia a dia.
Muito bonitinho sim! Amei a ultima ilustração, do céu recebendo a chegada do sol... Um livrinho apaixonante gente. Vale a pena a leitura!
42/55

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)