16 de dezembro de 2014

Viktoria Modesta, a destruidora de forninhos!


Modesta já havia carimbado seu rostinho bonito no mundo da música em 2012, com o seu compacto EP1, em 2012 com seu single "Only You",  e também se apresentou nas Paraolimpíadas de Londres no mesmo ano. Mas foi na semana passada que seu vídeo "Prototype" fez sua carreira alçar voo!!!
Para se ter uma vaga ideia do sucesso, o vídeo de seis minutos conseguiu 90 mil compartilhamentos no Facebook e mais de 105 mil visualizações do mesmo no Youtube no dia do lançamento. Quem é ela? Eu já digo. Viktoria Modesta é uma cantora/modelo da Letônia e tem 26 anos, que pensando no melhor para a sua saúde e mobilidade, decidiu amputar a perna esquerda em 2007, após ter passar por vários complicações com o membro durante a infância devido a negligência médica em seu nascimento.
Nessa última Sexta-Feira, em parceria com a emissora britânica Channel 4, Modesta lançou o vídeoclip “Prototype”, uma espécie de “protesto” antissistema como metáfora à sua própria situação com relação a indústria fonográfica. "Nos esportes 'superar' uma deficiência te faz um herói, mas no pop não há lugar para você", diz a cantora. 
O diretor dessa mega produção, Saam Farahmand explica que resolveu explorar a temática  'deficiência' de forma não-passiva, "Através deste vídeo, a cultura pop teve de se engajar na realidade física da amputação como um conceito poético, em vez de um procedimento médico (...) Culturalmente vemos a deficiência a partir de uma posição de admiração saudável e empática. Este vídeo contesta esta convenção" diz ele.
Nessa loucura toda, Modesta encara várias cenas de dança com próteses brilhantes, cheia de conceitos e também uma história bastante interessante onde quebra padrões e preconceitos de beleza impostos principalmente em mulheres do cenário mainstream que devem sempre ser perfeitamente perfeitas, sem defeitos. Chamando muito a atenção para a última cena onde dança com uma prótese maravilhosa, negra e pontuda, como de fosse um diamante, quebrando o chão de vidro com seus passos de balé.
Já estão dizendo por ai que Viktoria Modesta pode ser a nova Lady Gaga. Confesso que a semelhança no quesito “diferente” é berrante, mas são coisas absolutamente diferentes. Eu fiquei encantado/apaixonado por ela. O jeito é ver o que vem por ai e esperar.
Assistam o clipe que deu o que falar, e deixem suas opiniões sobre essa belezura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)