12 de dezembro de 2016

Resenha - Inside Girl

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!
Livro: Inside Girl
Autor: J. Minter
Editora: iD
ISBN:  9788516067441
Ano: 2010
Páginas: 246
Skoob: Livro
Estrelas: 3

Sinopse: "Flan Flood podia reclamar de muitas coisas, menos de nunca ter ido às festas mais legais, vestido as roupas mais exclusivas, frequentado os colégios mais caros e conhecido os mais belos garotos. Mas agora ela se cansou de tudo isso e resolveu das uma guinada em sua vida - ela vai se matricular em uma escola pública e começar a levar uma vida de garota comum". 

***

Sobre a autora
Eu juro que pesquisei em todo lugar possível, mas só o que eu encontrei foi que J. Minter cresceu em Nova York, frequentou a Columbia University e também que é a autora das séries Insiders e Inside Girl, e vive em Tribeca, em Nova York.  No Brasil sua série Inside Girl é publicada pela editora iD e possui quatro volumes publicados – ainda faltam alguns volumes, mas acho que a serie foi abandonada. Em relação a sua série Insiders... Essa nem chegou a vir para cá.

Sobre o livro
Flan Flood decide largar de vez sua antiga vida. Ela, a caçula de três irmãos, passou toda a sua vida – 14 anos – na sombra de seus irmãos mais velhos e super populares. Patch e Feb são legítimos Insiders, e por conta dessa fama toda, Flan acabou sempre indo na onda. Todos a conheciam como “a irmã mais nova dos Floods” e não com Flan, e isso a entristecia demais.
Por isso, quando finalmente termina o ensino fundamental , Flan toma uma decisão muito importante: largar a escola particular para a qual seguiria e faria o ensino médio, e continuar os estudos em uma escola pública de Nova York. Afinal, na escola particular ela seria apenas mais um “Flood” com seu legado de popularidade, e ela não queria isso, ela queria amigos que gostassem dela pelo que ela realmente é, e não por toda aquela coisa Insider.
Mas as coisas saem um pouco de controle quando sua melhor amiga, e estrela teen de hollywood, Sara-Beth Benny aparece em sua porta, um dia antes do primeiro dia de aula. Flan se vê obrigada a hospedar SBB e manter segredo de sua presença, já que se os paparazzi soubessem disso, não dariam sucego para nenhuma das duas e isso provavelmente tiraria as chances de SBB conseguir comprar uma casa em um condomínio muito tradicional de NY.
Com isso, e com o medo de finalmente ser quem ela quer ser, Flan passa omitir algumas informações e manter alguns, vários, segredos sobre si mesma. O que passa a ficar rotineiro e se transforma em uma bola de neve no final, já que ela tenta conciliar sua vida como Flood e o glamour todo, e sua vida normal, com suas amigas normais, que nunca haviam ido a uma festa, ou clube ou namorado.

Sobre o que esperar
Confesso que sempre tive curiosidade em relação a esse livro. Dai, certo dia, achei ele em promoção em uma feira, por R$ 9,90, e comprei. Não tinha mil expectativas a respeito, mas fui com tudo, afinal, quem não ama um enredo “a lá” Gossip Girl”?
Mas, sejamos sinceros, o enredo em sí é um tanto quando, digamos, bobo. J. Minter realmente cria todo um cenário despretensioso e glam para todas as “aventuras” de Flan, mas tudo parece muito artificial. A personagem principal passa o livro todo mentindo e omitindo coisas básicas, como suas histórias de festas, e primeiro namorado, com medo do que suas novas amigas vão pensar. Dai juntamos isso com o fato de que ninguém pode ir até sua casa, já que SBB está lá e ninguém pode saber disso. Pegaram a minúcia? Pra que tudo isso? Ela poderia muito bem pedir para SBB ficar trancada em um quarto, ou ir dar uma volta, não precisava de toda aquela mentira. Sem falar que, omitir toda a sua vida, só para que seja aceita... Flan, querida, que isso!?
Obviamente, a “mensagem” do livro é bem essa, seja você, seja quem você é, não tente mudar. Mas claro, acho que a trama poderia ser feita de um jeito mais intrigante. Benett por exemplo, tinha tudo para ser um personagem coringa, interessante, intrigante e tudo, mas a autora faz ele parecer um bobão apaixonado que foge da sua própria festa por conta de uma critica. Sério?
É possível notar facilmente a inspiração em Cecily von Ziegesar no enredo. Do blog sobre fofocas relacionadas aos Floods até a premissa de “insiders” e “irmãos populares de NY” – Não lembra um pouco a série Os Carlyle? Com certeza o universo de Gossip Girl foi uma inspiração e tanto, prova disso são as capas. MUITO IDÊNTICAS.
Só que, ao invés de pegar toda aquela maldade adolescente, ironia, coisas erradas e artimanhas dignas de Blair Waldorf, Minter resolveu criar uma história fofa e diferente, entre aspas. Esse é o tipo de leitura que corre facilmente, coisa de horas e você já leu tudo. Ele é fofo, engraçado, despretensioso e bastante gostoso de se ler.  A vida das reais socialites nova iorquinas nunca foi tão engraçada assim, acreditem. Mas infelizmente a premissa de “Colegial de dia e socialite a noite” não rolou. Flan vai só UMA vez em uma festa chique, durante a semana, e isso, me desculpe, não a torna um “socialite á noite”. É bem perceptível essa o quanto isso é forçado, sabe.
É um livro bem legal de se ler, passar o tempo, mas não esperem um enredo maravilhoso e diferente.
49/55

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)