15 de junho de 2015

Resenha - O Príncipe de Westeros

Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!
Livro: "O Príncipe de Westeros"
Autor: George R. R. Martin e Outros
Editora: Saída de Emergência
ISBN: 9788567296364
Ano: 2015
Páginas: 480
Skoob: Livro
Estrelas: 5

Sinopse: "Com histórias de Joe Abercrombie, Gillian Flynn, Matthew Hughes, Joe R. Lansdale, Michael Swanwick, David Ball, Carrie Vaughn, Scott Lynch, Bradley Denton, Cherie Priest, Daniel Abraham, Paul Cornell, Steven Saylor, Garth Nix, Walter Jon Williams, Phyllis Eisenstein, Lisa Tuttle, Neil Gaiman, Connie Willis, Patrick Rothfuss e George R.R. Martin o livro traz contos que não são preto e nem branco, contos com todos os tons de cinza. 21 histórias com reviravoltas astutas e deslumbrantes nessa galeria de histórias de vilões que vão saquear seu coração e ainda deixá-lo mais rico a cada história".


***

“Eu não parei de bater punhetas por que não era boa nisso. Parei de bater punhetas porque era a melhor”.

Como começar a falar desse livro incrível minha gente? Vamos começar pelos autores? Lógico que não vou conseguir falar da vida de todos aqui, mas posso falar dos principais! O livro conta com 10 contos escritos por autores famosíssimos no mundo literário. São eles: George R. R. Martin, Neil Gaiman, David W. Ball, Gillian Flynn, Paul Cornell, Scott Lynch, Phyllis Eisenstein, Joe R. Landale, Patrick Rothfuss e Connie Willis. Lógico que dentre tantos nomes alguns se destacam, como George R. R. Martin – que tem dois contos no livro, o primeiro e o último, que são incríveis -, roteirista e escritor de ficção científica, terror e fantasia, conhecido por escrever a série de livros de fantasia épica “As Crônicas de Gelo e Fogo” e declarado pela TIME como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2011. Temos também Neil Gaiman, romancista britânico que caiu na minha graça depois de “Um oceano no fim do caminho” e Gillian Flynn, ex critica do programa  Entertainment Weekly que ganhou os holofotes depois de “Garota Exemplar”...
Gente, se eu ficasse aqui mais tempo, falando sobre todos os autores, eu ia fazer dois dias de resenha e ainda assim não ia terminar! Vamos falar um pouco do livro? Então partiu!

“Todo mundo ama um canalha”.

Este livro nada mais é que um ajuntado de antologias que farão qualquer um perder o ar. Temos uma mistura de gêneros – onde a Ficção Fantástica ganha um pouco mais de espaço – onde os vilões, ou canalhas, ou patifes, ou charlatões, impostores, falsários, malvados e assim por diante – como disse o mestre Martin – ganham espaço. Todos os 10 contos têm isso em comum. Um livro incrível, com uma escrita que faz com que você não queira desgrudar dele até que o fim chegue.
Temos o Marquês de Carabas tentando recuperar seu casaco de vários bolsos; Max Wolff e uma avaliação de quadro que vai fazer com que uma série de desventuras venham até ele; Gillian e sua profissão – só eu que amei essa profissão? -, um tanto quanto ‘estranha’, que muda de algo honesto, entre aspas, para um golpe simples e comum: Ela se torna vidente; Uma caravana, uma guerras entre magos que assola uma cidade toda, uma viciada que de vez em quando se prostitui e as dificuldades de se conseguir um ingresso...
O livro é isso, e mais um pouco. Se eu contar o que achei de cada conto, a história vai perder a graça. Cada um com mais ou menos 50 páginas vai fazer você ter boas gargalhadas, vai te assustar... Excitar de vez em quando – por mais tranquilo que esse livro seja, em comparação ao que todos devem pensar ao se tratar de George R. R. Martin – e sem dúvidas te envolver. Esse livro vai te envolver de uma forma que nenhum outro vai.
Sem dúvida foi uma ótima aposta juntar todos esses monstros da literatura em um só livro. Lógico que em certos contos é necessária uma bagagem de alguns autores. Você pode se perder, ou ficar confuso em um ou outro, mas prossiga. No final tudo fica bem. Rs’ A escrita em si ajuda e muito. Em certos pontos é como se nós já conhecêssemos os personagens – pelo menos é isso que os autores pensam -, não existe muita informação, é tudo direto demais, como se o cenário já fosse familiar. Esse é um dos pontos altos.
Para quem não sabe, esse livro, lançado pela editora Saída de Emergência Brasil, é a primeira das duas publicações que abrangerão os contos da antologia ‘Rogues’, editada por George R.R. Martin e Gardner Dozois. A palavra “rogues” do título original, em tradução livre, significa canalhas ou patifes, justamente os personagens que são apresentados em cada um dos contos, de formas diferentes, com nomes diferentes, mas no fundo, como George mesmo diz, todos amamos um canalha!
Se tiver a oportunidade, , não deixe de ler, vale muito a pena!
20/50

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o login usando sua conta do Twitter, Facebook ou Blogger e comente ;)